Senador Aécio Neves, presidente do PSDB e candidato à Presidência da República (Foto do site de Veja) |
O senador mineiro Aécio Neves (PSDB), provável candidato tucano à Presidência da República, afirmou neste sábado que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, precisa esclarecer sua participação no envio de um documento contendo denúncias contra tucanos à Polícia Federal. Cardozo admitiu nesta sexta-feira a VEJA, por meio de sua assessoria, que foi ele quem repassou à PF o depoimento atribuído a um ex-executivo da Siemens que acusa a cúpula do PSDB em São Paulo de envolvimento com o cartel que operava em licitações de trens e metrô no estado. A informação, publicada em primeira mão em VEJA.com, enterrou a versão da PF, subordinada ao Ministério da Justiça, que até então atribuía a origem do documento ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade.
Pela manhã, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, disse que vai requerer uma audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle para esclarecer o envolvimento de Cardozo e do presidente do Cade, Vinícius Carvalho, no caso. No site do PSDB paulista, Sampaio critica a participação do ministro no episódio e a classifica como "inaceitável". "Ao admitir que encaminhou o documento à Polícia Federal, o ministro demonstra claramente que integrou essa trama vergonhosa e sórdida com o uso de órgãos do governo federal para perseguir e atacar adversários políticos", afirmou. "Há em curso uma ação ordenada que, para mim, tem dois objetivos claros: minimizar o impacto da prisão dos mensaleiros e jogar gasolina na fogueira contra o PSDB em São Paulo."
Já Aécio, em participação na convenção do PPS, partido aliado do PSDB, disse que sua legenda defende que "qualquer denúncia seja apurada com rigor", independente de qual partido pertença o denunciado. Mas ressalvou que não "pode haver precipitações, pré-julgamentos e muito menos a utilização da estrutura do Estado para um projeto político". Para Aécio, houve "um atentado contra a democracia". "Isso é extremamente grave, o que temos percebido no Brasil é a utilização das instituições de estado para um projeto político. É extremamente grave, jamais aconteceu antes", disse Aécio a jornalistas. "O ministro precisa esclarecer de forma clara qual foi sua participação neste processo já que ele é o comandante da própria Polícia Federal".
Aécio também disse que houve omissão de Carvalho. Antigo militante petista, Carvalho trabalhou como chefe de gabinete de Simão Pedro na Assembleia Legislativa paulista e omitiu essa relação em cinco currículos oficiais - inclusive em material entregue aos senadores que aprovaram sua indicação ao cargo. O Cade nega ter enviado as denúncias do ex-executivo da Siemens à Polícia Federal. "O PSDB está atento para cobrar explicações seja do ministro, seja do presidente do Cade, ou de qualquer pessoa que utilize a estrutura do Estado", disse Aécio. Leia MAIS
7 comentários:
Quanta agressividade! Essa é a oposição tucana. Incisiva, agressiva, combativa. Aluizio, não importa a legenda, o estilo do Aécio é governista. Com seus punhos de renda os tucanos não vão a parte alguma.
Faleceu Thomaz Magalhaes do blog trem azul, vai nos fazer muito falta...
A minha esperança e que embora calada e aparentemente conivente, as FFAA estejam filtrando os acontecimentos e vigilante quanto à manutenção da nossa democracia.
Tânia SP
Atentado à democracia???kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os PTralhas vem fazendo isso há décadas e só agora ele começou a perceber?
Realmente a nossa oposicinha é incompetente mesmo, c/ tantos escândalos diuturnamente que não conseguimos nem assimilar, tal é a velocidade com que eles acontecem.
Aécio chama o Bolsonaro que ele lhe ensina como bater nesta corja, chamada quadrilha do crime organizado, prq c/ estes tapinhas de pelica vc não vai chegar a lugar algum, pois esta oposicinha de vcs é INCOMPETENTE!!! Aprendam c/ Bolsonaro e Joaquim Barbosa, ok? Imagina então quando eles começarem a bater em vc, te cuida prq eles chafurdam na lama!!!!.
Aluízio
O Aécio não me convence, infelizmente. Não tenho em quem votar, a não ser que aconteça algum milagre, tal como, a oposição cumprir o seu papel ou aparecer um candidato que faça oposição e tenha conduta ilibada kkkkkkkkkkkkkkk. Sonho de uma noite de verão.kkkkkkk.
Esther
Aluízio
Faz anos que há atentado à democracia e esse bunda-mole nada faz e nada fala,pô! Não é assim que nos livraremos dos petralhas. E viva a leniência do Aécio bundão!
Esther
Acredito no PSDB pelo feito quando estava no poder :ex: o plano "Real" qdo tinhamos uma inflação extremamente alta tanto que os preços eram mudados diariamente ex: supermercados farmácias ,nas indústrias e em todos os segmentos econômicos !
A lei de responsabilidade fiscal,
As privatizações em vários setores econômicos ex: na área de comunicações trouxe os celulares para os brasileiros que foi um grande Sucesso !!! Também nas estradas e o PT CONTRA SEMPRE CONTRA E FORA DA LEI COM ASSASSINATOS DE PREFEITOS:de CAMPINAS ,SANTO ANDRÈ enfim O PT SE ESPECIALZOU EM ESCONDER DINHEIRO NAS CUECAS,MONTAREM DOSSIÊS E SEREM PARCEIROS DE PERDEDORES COMO BOLÍVIA (PERDEMOS A PETROBRÁS) VENZUELA QUE FICOU ARRASADA (ATÉ SEM PAPEL HIGIENICO ),PARAGUAI QUE ROUBAM NOSSOS CARROS PARA VENDER LÁ ,ARGENTINA QUE FECHOU HÁ TEMPOS O SEU MERCADO COMERCIAL PARA OS ERMANOS BRASILEIROS ,E CUBA DE QUEM FOI IMPORTADO MEDICOS CUBANOS,QUE NEM SABEM NADA MUITO MENOS ONDE ESTÃO, AGORA A COPA VAI SER O MAIOR VERGONHA !!!E O PT O QUE FEZ ???
EX: O EXAME DO ENEM ...KKKKKKK.
Postar um comentário