TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, dezembro 07, 2013

LIVRO-BOMBA DE ROMEU TUMA JUNIOR REVELA SEGREDOS SÓRDIDOS DO PODER INCLUINDO A CONTA DO MENSALÃO NAS ILHAS CAYMAN

APARELHO CLANDESTINO - Romeu Tuma Junior: "Recebi ordens para produzir e esquentar dossiês contra uma lista inteira de adversários do governo"
A Secretaria Nacional de Justiça é um posto estratégico no organograma de poder em Brasília. Os arquivos do órgão guardam informações confidenciais de outros países, listas de contas bancárias de investigados e documentos protegidos por rigorosos acordos internacionais. Cercado por poderosos interesses, esse universo de informações confere ao seu controlador acesso aos mais restritos gabinetes de ministros e a responsabilidade sobre assuntos caros ao próprio presidente da República.
Durante três anos, o delegado de polícia Romeu Tuma Junior conviveu diariamente com as pressões de comandar essa estrutura, cuja mais delicada tarefa era coordenar as equipes para rastrear e recuperar no exterior dinheiro desviado por políticos e empresários corruptos. Pela natureza de suas atividades, Tuma ouviu confidências e teve contato com alguns dos segredos mais bem guardados do país, mas também experimentou um outro lado do poder — um lado sem escrúpulos, sem lei, no qual o governo é usado para proteger os amigos e triturar aqueles que são considerados inimigos. Entre 2007 e 2010, período em que comandou a secretaria, o delegado testemunhou o funcionamento desse aparelho clandestino que usava as engrenagens oficiais do Estado para fustigar os adversários.
As revelações de Tuma sobre esse lado escuro do governo estão reunidas no livro Assassinato de Reputações — Um Crime de Estado (Topbooks; 557 páginas; 69,90 reais), que chega às livrarias nesta semana. Idealizado inicialmente para desconstruir a campanha de difamação de que o autor foi vítima (Tuma foi demitido do governo sob a acusação de manter relações com contrabandistas), o livro, escrito em parceria com o jornalista Claudio Tognolli, professor de duas universidades em São Paulo, pescou mais fundo das memórias do autor: “Entrevistei Tuma Junior seis dias por semana durante dois anos. Ele queria uma obra baseada na revelação de fatos, queria que a publicação do livro o levasse ao Congresso para depor nas comissões, onde ele poderia mostrar documentos que não tiveram lugar no livro na sua inteireza”. Fica a sugestão.  
O senhor diz no livro que descobriu a conta do mensalão no exterior
Eu descobri a conta do mensalão nas Ilhas Cayman, mas o governo e a Polícia Federal não quiseram investigar. Quando entrei no DRCI, encontrei engavetado um pedido de cooperação internacional do governo brasileiro às Ilhas Cayman para apurar a existência de uma conta do José Dirceu no Caribe. Nesse pedido, o governo solicitava informações sobre a conta não para investigar o mensalão, mas para provar que o Dirceu tinha sido vítima de calúnia, porque a VEJA tinha publicado uma lista do Daniel Dantas com contas dos petistas no exterior. O que o governo não esperava é que Cayman respondesse confirmando a possibilidade de existência da conta. Quer dizer: a autoridade de Cayman fala que está disposta a cooperar e aí o governo brasileiro recua? É um absurdo. Do site da revista Veja

6 comentários:

Anônimo disse...

Beleza, temos munição, armas e pessoas, só não temos oposição que faça oposição. Não adianta tudo isto que a gente esta casado de saber.


É igual ao covarde do Papa ao repudiar o que aconteceu na argentina no último dia 24, onde seus patrícios foram vilipendiados e humilhados ao defender numa corrente de oração em torno da igreja, a entrada de feministas gaysistas

Alexandre, The Great disse...

Cuidado, Delegado Tuma Jr... esses mafiosos são capazes de tudo...

Anônimo disse...

O Augusto Nunes da Veja tem uma entrevista (em video) na qual Lula fala com todas as letras que era muito bem tratado no DOPS por Romeu Tuma.

Fábio Otero Gonçalves disse...

Parabéns pelo seu blog. São poucos os jornalistas que têm a coragem de ir contra a corrente da esquerdinha caviar. Agora, a pergunta que não quer calar: esse livro do Delegado Romeu Tuma Jr. já foi lançado? Não encontrei pré-venda dele, nem no site da Editora TopBooks nem em nenhum outro. Será que a PTralhada já apelou para algum juiz militonto proibir a circulação??? Obrigado desde já.

Anônimo disse...

Anco Márcio,Curitiba/Paraná.
Vamos ver, agora, se esse livro será publicado.Confirmando que somos uma república democrática de verdade,ou uma repúbliqueta de bananas,dominada por uma vil e corrupta democradura.

Pedro Coelho disse...

É como disse um leitor anônimo. E daí? Este país está anestesiado e não se comove com escândalos. E não temos oposição. Só tem frouxo neste país. Não vai dar em nada.