TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 05, 2013

ZÉ DIRCEU QUER ESCREVER BLOG NA PRISÃO. ASSIM SENDO, QUALQUER PRESO PODERIA FAZÊ-LO? EIS UM PEDIDO QUE ESBARRA NO REGULAMENTO DAS PRISÕES.

Zé Dirceu: pedido incabível.
Sob o argumento de que os presos também têm direito à informação e a se expressar, a defesa do ex-ministro José Dirceu enviou à Justiça um pedido de autorização para que, mesmo da cadeia, ele possa atualizar seu blog.
Detido desde o dia 15 devido à condenação a 10 anos e 10 meses no julgamento do mensalão, Dirceu também quer receber em sua cela jornais e revistas, além de ter o direito de dar entrevistas.
No pedido à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, o advogado José Luis Oliveira Lima cita que a Lei de Execução Penal estabelece como direito dos presos "o contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação".
Desta forma, o direito à liberdade de expressão e informação está garantido aos presos, argumenta.
No seu entender, só poderia haver restrição visando impedir crimes, para preservar a segurança do presídio ou evitar fugas e motins.
Citando juristas, ele destaca que "mesmo encarcerado, [o preso] mantém o direito de estar informado dos acontecimentos familiares, sociais, políticos e de outra índole, pois sua estadia na prisão não pode significar marginalização da sociedade. Em suma, o sentenciado mantém íntegro o direito à liberdade de informação e expressão".
A prisão de Dirceu e outros condenados no Complexo da Papuda gerou insatisfação de familiares de outros presos devido ao tratamento diferenciado. Eles receberam no início visitas de parlamentares em dias e horários flexíveis.
Na petição, a defesa de Dirceu destaca que durante o julgamento o réu publicou artigos e entrevistas em seu blog sem qualquer incidente.
Dirceu não explica como pretende fazer para abastecer seu blog. Diz, porém, que no caso de obter autorização publicaria uma nota de pesar pela morte do governador de Sergipe Marcelo Déda (PT).
Apesar da prisão, a página de Dirceu na internet segue sendo atualizada com artigos, reportagens e fotos.
O pedido deve ser analisado pelo juiz da Vara de Execuções Penais do DF Bruno Ribeiro. Foi ele que, ao autorizar o tratamento do ex-presidente do PT José Genoino fora da Papuda, o proibiu de conceder entrevistas.
Para o ex-presidente do STF Carlos Velloso, não há embasamento jurídico no pedido de Dirceu, não sendo possível evocar direito à liberdade de expressão no caso.
"As penitenciárias têm regulamento. Esses regulamentos proíbem que o preso se manifeste, pois pode virar baderna se cada preso puder se manifestar com o mundo externo quando quiser", diz.
Não há data para a resposta ao pedido do ex-ministro, que tem prioridade por ter 67 anos --a tramitação preferencial lhe é assegurada pelo Estatuto do Idoso.
Ontem, a Vara de Execuções Penais concedeu a Dirceu prioridade em parte do pedido de trabalho externo.
Disse, porém, que não poderá dar prioridade na análise da idoneidade da proposta de emprego --o entendimento é que a proposta "não é mais frágil e suscetível a perecimento que as demais".
Dirceu cumpre a parte da pena relativa à condenação por corrupção, de 7 anos e 11 meses. A sentença por formação de quadrilha terá recurso analisado pelo STF em 2014. Da Folha de S. Paulo desta quinta-feira

11 comentários:

Anônimo disse...

Internet band larga 100 mega, frigobar, arcon, carpete vermelho e direito de visita com a jeany mary corner.

Anônimo disse...

Cadê o advogado do Marcola??? Afinal, ele também deveria ter direito de se expressar, escrevendo textos de filosofia!

ISTO É UMA VERGONHA!


Chris/SP

Jurandir D'almeida disse...

Como diz Sponholz:

Avacalharam com o executivo, avacalharam com o legislativo, avacalharam com o judiciário agora eles estão avacalhando com o penitenciário!!!

bpistelli disse...

Os petralhas querem demolir as leis que cerceiam o PCC e outros bandidos e dizem ter LIBERDADE de informação, PRESO NÃO TEM LIBERDADE POR TEMPO DETERMINADO EM SENTENÇA.
Um blogueiro preso, "futuramente o Aluízio Amorim, Coroneldoblog, Reinaldo Azevedo" e outros inimigos da ordem comunista poderão tentar usar e receber um SONORO NÃO, dirão que as vidas foram poupadas pelo TRIBUNAL PENAL DO COMBATE AO FASCISMO BRASILEIRO.
-
O direito à comunicação por linha telefônica tem que seguir os exemplos norte-americanos, onde até presos em regime fechado ligam em determinadas horas ( em regime supermax os orelhões ) são enormes telefones celulares para detentos ligarem e receberem ligações em horas determinadas ( ex. 21 h ) e por no máximo meia hora.
-
As ligações são vigiadas pelo guarda que ouve tudo e tem poder de encerrar a ligação de imediato.
Internet NEM PRESOS EM LIBERDADE CONDICIONAL PODEM USAR, exemplo os criminosos de internet e pedófilos lá é pedófilo quem transa com uma criancinha de 17 anos, 11 meses e 29 dias, SEM CHORO NEM VELA.
Pena alta na primeira vez e na segunda o liberto condicional tem CONDICIONAL PERPÉTUA, anda com 2 argolas nos pés e NÃO PODE MORAR EM RUAS QUE TEM CRIANÇAS nem em abrigos para criminosos perto de escolas ( raio 300 m )ou mesmo os que não aceitam os criminosos sexuais, nem relação sexual ou ir à casa da família se tiver alguma criança morando na casa.
** criança = menor de idade.

Anônimo disse...

Isto é deboche.
É desrespeito à justiça e à população.

JUJU disse...

Vai ser folgado assim lá em cuba, corruPTo! PERDEU zé! Agora você está na CADEIA!
O juiz da Execução Penal tem que ficar esperto com esse vagabundo, se começar a ceder privilégios os demais detentos podem se rebelar, e com toda razão.

bpistelli disse...

Aluízio, existe na Net Geo uma série chamada FÉRIAS NA PRISÃO onde põem histórias de criminosos depois de cumprirem a pena, fazem a simulação dos ambientes, da vida do cidadão antes e durante a vida criminosa e o momento da prisão, acontecimentos na cadeia e como fugiram ou legalmente saíram do cárcere.
-
Normalmente são histórias pessoais de alguns traficantes, mafiosos e pessoas presas por guerrilheiros, houve um episódio sobre as FARC que aprisionaram por anos muitas pessoas, a fuga de alguns da FARCLÂNDIA e outro mostra a fuga de sequestrados no Iraque pela alqaeda . O episódio melhor foi o da fuga de alguns diplomatas da embaixada americana no Irã e como fizeram a volta aos EUA.

gaiden disse...

veja esse video: http://www.youtube.com/watch?v=SIAwavZcJYQ

Olavo de Carvalho, Graça Salgueiro e paulo martins.

Anônimo disse...

Negativo, Sr. Dirceu!!!
Sabemos que o senhor passa mensagens " cifradas", subliminares, nos seus textos!!!

bpistelli disse...

DIRCEU, ESCREVA PARA A NET GEO seu episódio de FÉRIAS NA PRISÃO e de DIARES PAROLE do seriado ( diário da condicional ) da mesma NET GEO, lá trabalha a petralha Rosana Jatobá, muito bonita e simpática mas como é jornalista global É PETRALHA, assim como 2+2=4 .
-
Um livro "diários da prisão" pode ser escrito e publicado após a ida ao regime aberto, que em tese seria uma versão mais light do semi-aberto, mais frouxo que a condicional da maioria dos países.
-
Talvez consiga $$$ na venda do livro para manter-se com dignidade QUANDO FINDAR A PENA e não poderá candidatar-se nunca mais pois só com o último dia de regime aberto cumprido COMEÇA A CONTAR OS OITO ANOS DE PERDA PARCIAL DE DIREITOS POLÍTICOS (pode votar mas NÃO PODE ser votado), que Satan o receba.
-

- - - - - - - - - - - -
FORA DE PAUTA

A morte do grande político Nelson Mandela hoje, deixa o mundo mais pobre, alma do mesmo calibre de Mahatma Gandhi. Que Deus o tenha.

elton da silva jacques disse...

MANDELA e zé dirceu estudaram para serem advogados !
MANDELA enveredou PARA A LUTA ARMADA, CONTRA O APARTHEID...
zé dirceu, para ASSALTAR BANCOS !
MANDELA, CONFESSOU SEUS CRIMES, E após 27 ANOS PRESO, INCOMUNICÁVEL, REFLETIU SOBRE SEUS ATOS e RESOLVEU CONTINUAR LUTANDO PACIFICAMENTE !
ENTÃO, espera-se que zé dirceu, FIQUE IGUAL PERÍODO PRESO, NESSAS MESMAS CONDIÇÕES DE NELSON MANDELA... para REFLETIR SOBRE O MAL QUE CAUSOU AO BRASIL... SIMPLES... NÃO ACHAM ???