Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
O sociólogo Emile Durkeim (1858-1917) viveu as turbulências do início da sociedade industrial e isto influenciou sua preocupação com a ordem e com novas ideias morais capazes de guiar o comportamento das pessoas. Ele observou os conflitos resultantes das transformações socioeconômicas nas sociedades europeias e concluiu que havia um estado de anomia, ou seja, a ausência de leis, de normas, de regras de comportamento claramente estabelecidas.
Na atualidade o rápido desenvolvimento dos meios de transporte, de comunicação, da tecnologia, da ciência indica a transição para um mundo mais complexo onde o conhecimento de hoje é rapidamente ultrapassado amanhã. Nesse contexto valores são perdidos, instituições se desagregam, percepções entre o certo e o errado desaparecem e o indivíduo parece uma mosca tonta na janela de um trem-bala. Prevalece o individualismo, o hedonismo, a vulgaridade, a mediocridade, a imoralidade.
Como as sociedades são dinâmicas e não dá para permanecer nesse estado indefinidamente aos poucos vai se construindo uma nova ordem. Paralelamente começam a surgir novas representações coletivas, outro conceito de Durkeim a significar experiências advindas da influência grupal – família, partido político, religião, etc.- que suprem os indivíduos com ideias e atitudes que ele aceita como se fossem pessoais.
No Brasil, país da impunidade, do jeitinho, da malandragem sempre houve certa anomia. Um salvo-conduto para o desfrute impune de atos de corrupção. Uma largueza moral que encanta os estrangeiros que aqui vêm usufruí-la sem jamais ousarem repeti-la em seu país. Características essas culturais originadas historicamente e aprimoradas ao longo do tempo.
Contudo, foi com a entrada do PT na presidência da República que acentuou nossa anomia. Isso se deu através dos sucessivos e impunes escândalos de corrupção do partido que se dizia o único ético, o puro, aquele que vinha para mudar o que estava errado. No poder o PT se tornou não um partido não igual aos outros, mas pior.
Por isso mesmo foi marcante o julgamento do mensalão quando, pela primeira vez, poderosos e seus coadjuvantes foram parar na cadeia por conta da coragem e da firmeza do ministro Joaquim Barbosa auxiliado por alguns ministros do STF.
Lula da Silva sempre foi um homem de muita sorte ajudada por sua verborragia. Herdou um país sem inflação, além de políticas públicas as quais de certo modo imitou. No plano internacional reinava calmaria econômica. No âmbito interno nenhuma oposição partidária ou institucional. As performances escrachadas do “pobre operário” agradavam a maioria e formou-se uma representação coletiva que aceitava todos os desvios e desmandos do governo. Diante da roubalheira o povo dizia: “se eu estivesse lá faria a mesma coisa”.
O todo-poderoso Lula da Silva se reelegeu e fez mais, obteve um “terceiro mandato” sem precisar alterar a Constituição. Isso porque elegeu uma subordinada que não dá passo sem ouvir suas ordens.
Contudo, no final do segundo mandato de Lula da Silva a economia do Brasil paraíso começou a fazer água e os três anos da sucessora tem sido um fiasco retumbante.
O álibi para o descalabro é a a crise internacional, mas, na verdade foi a politica econômica incompetente e errática da presidente e do Mr M autor das mágicas contábeis, ou seja, do Senhor Mantega, que está nos conduzindo ao fracasso.
O governo do PT conseguiu nos transformar no país dos pibinhos, no lanterninha dos BRICS. A inflação cresce, tivemos em 2013 o maior déficit comercial de nossa história, com resultado negativo de US$ 81,3 bilhões, a geração de emprego recuou 18,6% no ano passado, a desvalorização cambial já é outro grave problema.
Existe, porém, algo mais que a economia. Lula da Silva se aliou à escória governamental, a começar pela América Latina. Insuflou ódios raciais. Jogou a Educação no nível mais baixo enquanto seu ministro Haddad tentava insuflar amoralidade na formação das crianças. A Saúde virou sinônimo de crueldade e não serão médicos cubanos, ideologicamente trazidos para cá, que reporão a falta de estrutura de hospitais e postos de saúde.
Agora está sendo colhido o que foi plantado com os votos no PT. A manifestação pacífica de junho, em 2013, foi só um passo tolhido pela entrada dos tais black blocs, politicamente inseridos ou não. Entretanto, várias outras manifestações vêm se espalhando pelo país de forma violenta com queima de ônibus, interdição de estradas, depredações, saques. Enquanto isso aumenta a força da criminalidade dando a nítida impressão de que um tenebroso Estado paralelo se sobrepõe ao Estado de Direito.
A rotineira barbárie da prisão de Pedrinhas é a ilustração mais perfeita da anomia brasileira a qual devemos agradecer aos nossos governantes, especialmente, ao governo do PT.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga www.maluvibar.blogspot.com.br
7 comentários:
"...dando a nítida impressão de que um tenebroso Estado paralelo se sobrepõe ao Estado de Direito."
o artigo eh muito bom, mas fico mesmo impressionando eh com essa incrível capacidade do brasileiro em nao admitir a realidade das coisas...
50 mil assassinatos por ano, sequestros de todos os tipos, latrocínios rotineiros, trafico de todas as formas, o alarmante e crescente numero de dependentes de drogas, enfim, sinceramente, esses não são sintomas que revelam apenas uma "impressão"...
eh a realidade nua e crua sendo jogada, ha anos!!!, na cara dos brasileiros, que insistem em não encarar os problemas e assim retardam a solução...
se eh que exista uma...
alias, solução sempre existe, pois países da Europa destruídos pela guerra se reergueram e hoje são potencias mundiais...
mas não sera com a nossa malemolência e muito menos com o nosso ziriguidum que as coisas mudarão...
o brasileiro precisa de um choque comportamental, precisa entender que suas ações eh que moldam a sua realidade...
Aluízio, estamos submetidos à barbárie de mascarados FASCISTAS,filhotes do Mussolini. Eles podem tudo, porque, ao que parece, e Você tem razão, NÃO TEMOS MAIS NEM LEI NEM JUSTIÇA neste País. Eis que a polícia faz o seu papel, mesmo demonizada pela imprensa esquerdista fedorenta. Mas, a nossa santa justiça SOLTA todos, em seguida, numa IMPUNIDADE explícita.
Alckmin está certo ! A população, mais de 80%, é contra esta violência e vandalismo dos black blocs que, com suas máscaras e roupas negras,enfrentam a polícia e CONSTRANGEM a população pacífica.
Mas, tudo isso, faz parte do jogo político do PT, comandado pelo Gilberto Carvalho, do Gabinete da Dilma, em Brasília, com afinalidade de conquistar o Governo de SP para o paraense Padilha. E mais: Se o objetivo dos fascistas black blocs é protestar contra os gastos da Copa, o que o Geraldo Alckmin tem com isso ? Quem foi à Suíça, há 8 anos, juntamente com a Dilma e numerosa comitiva, PARA PLEIEAR A COPA NO BRASIL, foi SIM! o então Pres. LULA ...
Ora, por quê esses "cavalheiros do apocalipse", mascarados e vestidos de negro, autênticos fascistas, NÃO VÃO PROTESTAR no Palácio do Planalto, quebrando tudo. É lá que estão os esbanjadores de nosso dinheiro com ESTÁDIOS ou arenas para a Copa. Falta a eles coragem e covardemente querem constranger o governo paulista que nada tem com isso.
No Rei, o PT já admite 2º turno e sabemos que quando admite isso significaria que as ELEIÇÕES DE 2014 ESTARIAM PERDIDAS, depois de agora revelado de construção de porto e fábrica em Cuba com nosso dinheiro e em países africanos e o Brasil nessa merda que está fica. Para nós, donos do dinheiro, se sobrar para estradas, saúde e educação!
Esse é o PT dos mais se parecendo cubanos Dilma e Lula!
Se o Alckmim estivesse certo de que 80% da população de São Paulo pudesse apoiá-lo politicamente para colocar ORDEM no CAOS reinante, podem ter certeza que ele ordenaria para que a PM paulista fizesse uso da FORÇA necessária, e lhe daria total e irrestrito apoio.
Na realidade, ele e todo o PSDB, e todos que integram a esquerda mais light, se borram de medo da “patrulha ideológica militante petista”, e agem dentro do esquema politicamente correto. Patrulha essa, que auxiliada pelos esquerdistas da OAB, das ONGS de direitos humanos, e da imprensa corrompida quer pela ideologia, quer pelas verbas publicitárias; poderia trucidá-lo politicamente, enterrando de vez a pífia oposição existente, acusando-os no mínimo de fascistas.
“ Enquanto isso aumenta a força da criminalidade dando a nítida impressão de que um tenebroso Estado paralelo se sobrepõe ao Estado de Direito”.
Belo texto, exceto por esta indecisão. Já não se trata mais de apenas uma nítida impressão. Já vivemos uma realidade incontestável. É a desordem gerando o CAOS.
A quem e a quais propósitos está interessando este estado de coisas lamentável, é o X da questão.
Garanto que aos paulistas e paulistanos trabalhadores, do bem, e democráticos é que não é. Estes são a favor da manutenção da LEI e da ORDEM, e que quando a situação foge do controle, entendem perfeitamente que se preciso for, que se use a FORÇA NECESSÁRIA.
É para isso que outorgamos ao Estado o poder de polícia: para coibir os abusos. CIDADÃO É CIDADÃO. BANDIDO é BANDIDO. Deveria ser simples assim!
Quem não concordar comigo, que adote um “black bloc” e o leve para casa, para tentar ensiná-lo ou convencê-lo de que é possível construir uma sociedade mais civilizada, através de manifestações pacíficas. (obs: só que primeiro, vai ter que convencer a cúpula do PT a não incentivar as manifestações violentas).
Aluízio,
Mto esclarecedor esse texto, lendo tanta coisa a respeito, tento ligar os pontos e penso que o PT quer realmente que o país chegue ao abismo para que em 2018, o barbudo demoníaco se lance candidato para presidente novamente para realmente aplicar um golpe de estado e ferrar tudo de uma vez.
Convenhamos que se a Dilma perder em 2014 (não acredito), o novo presidente terá uma tarefa árdua para arrumar a casa, então seria uma possível estratégia do PT para aplicar o golpe, irão alegar na próxima eleição, período que o PT ficou fora do governo, o país não avançou.
O que pensam a respeito?
Agora que todo o caos está sendo implantado, o próximo passo é culpar os comerciantes, empresários pela desgraça criada pelo PT, será o golpe de misericórdia!
A opinião de Olavo de Carvalho sobre legalidade e espionagem. O que diria o Olavão sobre a "bendita e eficiente espionagem americana"?
Espionagem no Brasil Grampobras - Olavo de Carvalho
http://www.youtube.com/watch?v=cFErUz1GTm8
Olavo de Carvalho: “espionagem para ferrar os inimigos políticos do Governo... O projeto da Grampobrás é criminoso, ele viola a Constituição claramente, tem que processar os caras e meter o filho da puta na cadeia antes que ele invente outra. (...) Estes camaradas estão adquirindo instrumentos de poder em cima de instrumento de poder de maneira a poder controlar a sua vida completamente. Eles já têm isso na mão. Agora se você não reage com força, usando o que ainda resta de Justiça no Brasil para amarrar a mão destas criaturas, meu filho, não vai haver limite. Por que isso aí é por definição. O poder é autoaumentativo. (...) esse negócio da Anatel, vocês têm que partir para medidas judiciais, que isso é uma violação premeditada da Constituição, dos seus direitos constitucionais. Isso é um golpe de Estado, meu Deus do céu. (...) A nova modalidade de Golpe de Estado e Revolução não é feita nem por meio insurrecional e nem mesmo por meio parlamentar (...) Mas agora tem o terceiro golpe, o golpe administrativo, onde você muda completamente a estrutura de poder do pais, mediante medidas administrativas, não são leis (...) e isto está sendo aplicado no mundo inteiro e sempre com o mesmo sentido: duas operações simultâneas, você diminui a soberania dos governos, a soberania dos Estados no plano internacional, e aumenta o poder destes governos sobre a sua própria população. Quer dizer, você está criando uma hierarquia, tem um governo mundial, este governo mundial tem poder absoluto sobre os governos locais e os governos locais têm poder absoluto sobre os seus cidadãos. (...) Isto está sendo criado no mundo inteiro, é sistemático. Tá na cara que está se formando a ditadura global desde já. E se as pessoas não acordarem para isso, a coisa vai até o seu amargo fim. ”
Postar um comentário