TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, fevereiro 02, 2014

DEBATE SOBRE LIBERALISMO E CONSERVADORISMO GANHA DESTAQUE NO BRASIL. VEIO PARA FICAR, CRESCE E TERÁ SIGNIFICATIVO IMPACTO POLÍTICO.


Durante o lançamento do livro "A Política da Prudência", de Russel Kirk (à venda aqui no blog), realizado recentemente  no Rio de Janeiro, o economiista, escritor e colunista da revista Veja, Rodrigo Constantino proferiu uma palestra sobre durante o lançamento dessa obra do célebre pensador conservador norte-americano.

O Instituto Liberal gravou em vídeo a palestra permitindo que agora todas as pessoas possam ter acesso a ela. 

Rodrigo Constantino é um liberal, todavia como ele próprio confessa, tem estudado também autores conservadores. Já no início de sua palestra, Rodrigo lembra com bom humor a irônica e clássica frase: "O conservador é um liberal que foi assaltado na noite anterior".

Mas o importante de tudo isso é que pela primeira vez na história do Brasil filósofos liberais e conservadores estão sendo lidos, pensados e discutidos. Não apenas em pequenos círculos intelectuais, mas por meio da grande imprensa, que ainda de forma tímida e patrulhada pelo esquerdismo delirante, abre algum espaço para que o tema seja discutido seriamente.

Vale destacar que o ano de 2013 o mercado editorial brasileiro foi sacudido com diversos livros abordando temas liberais e conservadores que estiveram, e alguns ainda estão, figurando entre os 10 livros mais vendidos. 

Seja como for, o fato é que os temas conservadores e liberais passaram a fazer parte do debate político com um vigor inaudito. Dentre os escritores e estudiosos da política estão pensadores muito jovens como o próprio Constantivo, autor do recente best-seller "Esquerda Caviar"(à venda aqui no blog) e Felipe Moura Brasil, que organizou de forma sistemática parte da extensa obra do filósofo, escritor e jornalista conservador Olavo de Carvalho ("O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota"), também à venda aqui no blog.

Deve-se ressaltar ainda as obras de escritores como Lobão (Manifesto do Nada na Terra do Nunca) e também a já extensa obra do filósofo Luiz Felipe Pondé, dentre outros pensadores brasileiros de vertente liberal ou conservadora.

Enfim, o que resenhei de forma ligeira serve para comprovar que o debate político sobre os temas conservadores e liberais veio para ficar, fazendo um contraponto fundamental com a pretensa hegemonia esquerdista.

Como friso sempre, não há nenhum país democrático, livre e desenvolvido - o que denominam primeiro mundo - que não contemple no plano político o debate envolvendo o conservadorismo e o liberalismo. E mais: esses ditos países de primeiro mundo não apenas debatem o tema, possuem todos eles partidos políticos liberais e conservadores. Além disso, esses temas não são estranhos à academia, em contraposição à abstrusa dominância esquerdista que se constata no Brasil e demais países sob o jugo do comunismo do século XXI.

Aliás, é a pretensão hegemônica do esquerdismo a principal causa do atraso, da violência, da anarquia e da burrice que dominam os países periféricos.

A palestra de Rodrigo Constantino neste vídeo contribui de forma expressiva para estimular esse necessário debate que felizmente já começa a ser travado no Brasil.

Um excelente domingo para todos os estimados leitores.

3 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha! Maravilha!
Que seminários, palestras e worshops se espalhem pelo País afora.
Para cima desses caras atrasados, cegos e bucéfalos! AVANTE!
A bem da verdade, muitos já estão acordando e se dando conta do embuste, se apercebendo que estavam enganados.
Mas como já disse em outros posts: mais pragmatismo e menos discurso
Abraço e bom domingo a todos!
Odilon Rocha - JP/PB

bpistelli disse...

Aluízio, como um liberal ou seja a pessoa que deseja a liberdade de ser o que é, direito de errar e pagar pelos seus erros e acertando receber os méritos pelo acerto, não gosto de estado babá nem o estado conservador que engessa a sociedade no século 19 e, mesmo países socialistas têm alas CONSERVADORAS E REVOLUCIONÁRIAS DOS PARTIDOS COMUNISTAS, no PCUS russo o revolucionário Mickail Gorbatchev quis desburocratizar e sacudir as estruturas OSSIFICADAS DE 80 ANOS DE IMOBILISMO DO REGIME SOCIAL-IMPERIALISTA e criar uma sociedade socialista com menos burocracia e mais livre iniciativa imaginando que fosse controlar como na China e manter a URSS com um socialismo sem ditadura forte.

A URSS país artificial ruiu, quase a Rússia se desfez, precisou o ditador Putin guerrear no sul.

Atualmente ele nem socialista mais é, o melhor rótulo é DEMOCRATA CRISTÃO, diferente de BANÂNIA onde o país burocrata semi-democrático capenga em crises desde o fim do regime militar.
QUANDO TENTAM DESBUROCRATIZAR, os ratos da burocracia derrubam o governo ( Collor, FHC pelo voto ) e os burocratas gostam do PT.

Sem um governo muito forte do PSDB não haverá simplificação nos impostos e nem qualquer autonomia a estados, são síndicos de parcela do país onde portarias federais e circulares SÃO SUPERIORES LEGAIS ÀS LEIS DOS ESTADOS que são para inglês ver e americano aplaudir.

gutenberg j disse...

Boa noite, Aluizio

Sabes por onde anda o estimado Sponholz?

Gutenberg