A tábua de salvação do PT seria então o Lula? Ao que parece o volume de descontentamento do povo brasileiro em todos os patamares sociais não poupa Lula que, talvez, fosse o candidato mais vulnerável da situação. Afinal, o descalabro do Brasil em todos os aspectos começou com ele. Governou quando a economia mundial estava bombando e desperdiçou a maior oportunidade do Brasil para sair do atoleiro do atraso.
Ademais, cumpre notar que o nível de vulnerabilidade política que afeta Lula é comprovado por ele mesmo. Desde o ano passado, quando explodiu o escândalo Rose Noronha, sua amante, Lula continua fugindo da imprensa como o diabo foge da cruz. Sua aparição pública se faz por meio de ventríloquos. Seu último sinal de vida política resumiu-se a um encontro com os denominados "blogueiros progressistas", o jornalismo pena alugada financiado por estatais que atua na internet. Esse famigerado grupo também é conhecido pelas redes sociais como "blogs do esgoto" cibernético.
Tais fatos, evidentemente, contribuem para uma estratégica inapetência lulística para enfrentar uma campanha eleitoral. Queimar o Lula é queimar o mito do PT. Acresce a tudo isso que Lula ainda se trata do câncer, o que é normal. Embora tenha se recuperado muito bem, sabe que que uma campanha presidencial nas atuais circunstâncias não se resume a uma entrevista com blogueiros à soldo. Será uma luta sem quartel. Do outro lado estão dois homens fortes ainda bafejados pela força da juventude e políticos experientes.
Concluindo esta rápida análise recolho do site do Estadão artigo do José Roberto de Toledo, analista político e, sobretudo, expert em pesquisas eleitorais. Nas atuais circunstâncias quando a campanha ainda não começou para valer, Toledo afirma que nem mesmo a volta de Lula é garantia para vitória do PT. Leiam:
O “volta, Lula” não seria o passeio imaginado pelos petistas que não querem ver Dilma Rousseff disputando a própria reeleição. O Ibope testou um cenário com Luiz Inácio Lula da Silva no lugar de Dilma, enfrentando só Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O ex-presidente ficou com 42%, apenas três pontos a mais do que Dilma.
Tampouco a vantagem de Lula sobre os rivais é muito maior: 19 pontos a mais do que a soma dos adversários, contra 15 pontos de diferença a favor da atual presidente. Esses números não são garantia de vitória em um cenário de desejo crescente de mudança por parte do eleitor.
Segundo o Ibope, a maioria de brasileiros que querem mudanças profundas no governo cresceu de 62% em novembro do ano passado, para 68% em abril deste ano.
O desejo de mudança ou de continuidade é o motor de qualquer eleição. Eleições mudancistas favorecem, em tese, a oposição. Por enquanto, porém, Aécio e Campos têm sido incapazes de capturar esses eleitores que querem mudar tudo ou quase tudo. Mas tampouco Lula vai muito bem entre eles.
Sem ninguém que lhes agrade, um terço dos mudancistas declara, hoje, que votaria em branco ou anularia seu voto. O histórico mostra ser improvável que todos eles confirmem o anti-voto na urna. Muitos acabam votando “útil”, para evitar a eleição de quem gostam menos ainda. Resta ver quem será visto em outubro como, se não o melhor, ao menos o mais “útil” dos presidenciáveis. Do site do Estadão
8 comentários:
O VOLTA LULA está muito pífio pelo que se vê por aí por tantas corrupções, uma atrás da outra, cada qual maior e respingarem no PT e ele, como o chefão e comandante de "nada saber" e o povo já desconfiou que isso é apenas propaganda.
Os comunistas são totalitaristas e não têm pátria; querem o mundo todo sob o domínio dos comunistas, nada mais, um só governo comandando as províncias e a matriz sediada em Moscou.
No nosso caso, o pior é se arrocharem o Andre Vargas - parece que vai dar pau esse caso - e ele resolver contar o que sabe sobre Lula, que "nunca sabe de nada"...
Mas estaria por dentro de tudo!
Bolivarianismo corruPTos e incompetentes em toda América Latina, tchau. Beth carvalho poderia cantar Vou Festejar
Caro Aluizio,Lula é um canalha mas não é um idiota.Sabe que o legado das eras Lula/Dilma/PT são uma tragédia real.A desconstrução levará anos e,a partir de 2015,o país pagará um preço imenso por 12 anos de um único projeto:a implantação de um governo ditatorial e totalitário
(vide Foro de São Paulo)no Brasil e em toda a América Latina.
Lula,PT,José Dirceu,Dilma,nunca tiveram,não tem e nunca terão um verdadeiro projeto de nação.O comunismo é a meta única.A intervenção total na sociedade.
O golpe(fim das liberdades individuais e coletivas,fim do Estado democrático de direito,fim da propriedade privada,...,fim da democracia)para cinicamente em nome da ordem geral fechar o regime via governo totalitário.
PS-Mas quantos se dão conta disso?
PS2-Se a grande massa da população
(existencialista-materialista-consumista)tivesse um mínimo de acuidade moral,cultural e intelectual teríamos essa fraude de redemocratização? Nulidades humanas e políticas como Lula,PT, Dilma,teriam chegado ao poder?
VOLTA LULA?NAO!
'VAI LULA...PARA CUBA, ONDE VOCE PODE SER BEM MAIS UTIL !
É que nenhum "mudancista" foi perguntado como seria essa mudança. Será que esses caras não notam (ou não querem notar?) que a mudança significaria a eleição de alguém de direita? Eu não me empolgo com ninguém nessa eleição. Precisamos varrer do mapa a esquerda brasileira - ao menos por alguns mandatos - para reconstruir o país.
Não vote nulo. Não vote branco.
VOTE CONTRA O pt.
VOTE EM AÉCIO NEVES.
O PT há muito tempo já agia como uma quadrilha, na base do jogo sujo uma espécie de terrorismo eleitoral, e para se tornar uma quadrilha de fato, foi só um empurrãozinho,....Hoje o grande alicerce do PT é a ignorância e a ingenuidade de grande parte da população que se tornou uma espécie de "devotaos da seita petista", mas à medida que as pessoas vão tomando consciência, percebe, o golpe covarde de que são vítimas, vai se esvainda a grande farsa petista,........
-Antes tardedo que nunca,.....
O PORCO CACHACEIRO tem medo do povo, hoje é páscoa e bandido mensaleiro não tem religião nem Deus nelle.
Um volta Lulla derrubará ainda mais o PT, como o E.Campos somando com a Marina ficou com menos votos que o Eduardo Campos sozinho.
O AÉCIO SÓ NÃO ESTÁ NA FRENTE PORQUE O BRASIL SÓ TEM UMA CANDIDATA AO CARGO DE PRESIDENTE.
Os outros estão proibidos de fazer campanha pois uma pré-campanha tira a candidatura da disputa.
*****DILMA É PRESIDENTE E COMO SE FOSSEM PRESTAÇÕES DE CONTAS DO GOVERNO FAZ SUA CAMPANHA ELEITORAL E TEM MUITAS PROMESSAS QUE SERÃO CUMPRIDAS SIM, NO GOVERNO AÉCIO NEVES EM 2015-2018.
É piada falar em reeleição da Dilma. Mais fácil o Plínio Sampaio ganhar vaga no segundo turno que a PETRALHA DILMA GANHAR O PLEITO NO PRIMEIRO TURNO, ela nem irá para o segundo turno.
*** bpistelli jornalista que não voluntariamente tornou-se um correspondente internacional dos blogs amigos ( Coroneleaks e Aluízio Amorim ).
Estive em Orlando como turista mas sou jornalista e a notícia contada de modo mais cristalino me fez postar ao Coronel algumas vezes e poucas foram publicadas, acho que ele me achou "NAZISTÃO DEMAIS" mas não sou nazista nem otário inocente ligado a bandidos do PT.
ABRAÇO. HUG
Postar um comentário