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quinta-feira, maio 22, 2014

PESQUISA DO IBOPE NÃO CONSEGUE ALIVIAR O DESESPERO DO PT. NA VERDADE, DILMA CONTINUA EMPACADA, APESAR DO ROLO COMPRESSOR DA MÁQUINA ESTATAL.

Esta é uma das centenas de montagens fotográficas que que circulam nas 24 horas do dia sem parar pelas redes sociais, fato que não deixa de revelar a enorme insatisfação dos brasileiros com o governo petista e que o rolo compressor da propaganda governista não consegue sufocar. 
A pesquisa do Ibope, a rigor, não muda fundamentalmente o quadro eleitoral presidencial e nem altera radicalmente os resultados das outras pesquisas eleitorais. Aparentemente, como nota o analista do Estadão, José Roberto de Toledo, os índices seriam favoráveis neste momento à Dilma. Parece confortável, diz ele, mas não é.
Deve-se salientar que tanto Aécio Neves como Eduardo Campos continuam em ritmo ascendente. Como Dilma conta com todo o aparato governamental em suas mãos, uma máquina gigantesca, com exposição pública diária nos grandes meios de comunicação, seu desempenho denota uma fraqueza evidente. Esta é a verdade dos fatos que se tem evidenciado em todas as sondagens do diferentes institutos de pesquisa.
Assim sendo, a eleição não pode ser considerada jamais como favas contadas pelo PT. O jogo está para ser jogado. Há uma legião de indecisos, mas como aponta com propriedade Toledo, as opiniões tendem à radicalização e o eleitor, aos poucos está descendo do muro e parece que não está propenso a sufragar Dilma.
Outro detalhe é que a pesquisa do Ibope, que tem contrato com o Palácio do Planalto, foi feita em cima daquela propaganda eleitoral terrorista do PT, algo quase fúnebre, tentando fazer crer a eleitor que não existe nada melhor do que o PT, num momento em que o povo brasileiro vê atônito um cipoal de corrupção e roubalheiras, fato que chegou ao seu ápice com o escândalo da Petrobras. Sem falar na inflação que está de volta e corrói os salários dos trabalhadores. E o espaço até a eleição não é suficiente para a possibilidade de reversão do quadro extremamente negativo da economia brasileira, praticamente destruída pelos governos petistas.
Transcrevo do site do Estadão a análise formulada por José Roberto de Toledo. Vejam:
Após uma série de más notícias, a pesquisa Ibope é um alívio para Dilma Rousseff (PT). Mostra que a tática do medo ajudou a presidente a encontrar um piso eleitoral – patamar abaixo do qual é difícil cair – em torno de 40%. É o dobro da intenção de voto do adversário mais próximo. Parece confortável, mas não é.
O problema de Dilma é que seu teto eleitoral está baixo. Na simulação de segundo turno contra Aécio Neves (PSDB), a presidente aparece com 43%, apenas três pontos a mais do que sua intenção de voto no primeiro turno. Contra Eduardo Campos (PSB), a taxa de Dilma é ainda menor: 42%.
Se, por um lado, a presidente parou de cair, por outro, ela terá mais dificuldade para subir além do que já conseguiu recuperar desde abril. A raiz do problema é a avaliação do governo. A taxa de quem acha sua administração ruim ou péssima continuou crescendo em maio e chegou a inéditos 33%. Está cada vez mais perto dos 35% que acham seu governo ótimo ou bom.
Não por acaso, a taxa de rejeição de Dilma também está em um terço do eleitorado. É bem mais alta do que a de Aécio (20%) e a de Eduardo (13%). A de Dilma ficou estável, enquanto a dos rivais caiu – ao mesmo tempo que eles se tornaram mais conhecidos do eleitor por força de suas propagandas na TV.
Há uma polarização crescente do eleitorado, entre simpatizantes do governo e quem não o suporta. As opiniões estão se radicalizando – fazendo cair, por exemplo, a taxa de quem acha o governo regular. Aos poucos, o eleitor está descendo do muro.
Faz parte da estratégia petista provocar essa divisão do eleitorado. A propaganda do PT no rádio e na TV procurou enfatizar quem é governo e quem é oposição, quem quer continuidade e quem quer mudança. Deu certo, ao menos em parte.
O Ibope mostra que aumentou marginalmente a taxa de pessoas que desejam a continuidade dos programas governamentais e daqueles que aprovam o governo e declaram voto em Dilma. De quebra, a presidente mostrou aos aliados reticentes, principalmente do PMDB, que ela continua com chances no jogo eleitoral. Abandonar sua canoa agora é mais difícil o que era antes da pesquisa.
A contraparte da tática petista é que ela deixa mais claro para o eleitor de oposição quem são os adversários da presidente. Dobrou a taxa de intenção de voto de Eduardo Campos entre os eleitores que querem mudar tudo ou quase tudo (de 7% para 14%). Aécio também cresceu no eleitorado mudancista: de 18% para 25%, e empatou tecnicamente com Dilma (ela tem 27%) nesse segmento.
Por ter sido feita após a série de propagandas partidárias dos três principais candidatos, a pesquisa Ibope mostrou, mais do que as anteriores, como a propaganda de TV é importante para a definição dos rumos da campanha. Foi uma prévia do que deve acontecer a partir de agosto, quando o eleitor não terá mais como escapar do debate eleitoral.
Eduardo Campos, Aécio e depois Dilma, todos se beneficiaram das propagandas de seus partidos na TV. É um sinal de como o palanque eletrônico é cada vez mais decisivo na eleição. Do site do Estadão

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Amorim, mas o IBOPE não apenas uma pesquisa eleitoral. Fez também uma pesquisa de avaliação do governo Dilma. Pasme: os números deesta última vão claramente na contramão da pesquisa eleitoral. Nela, o governo da ANTA não está apenas empacado. Na verdade, afundou mais um pouquinho, segunda as respostas dadas a alguns ítens. Mereceria uma análise.

Anônimo disse...

é preciso estar de olho porque, qualquer que seja a vontade do eleitor, essas urnas eletrônicas podem ser fraudadas.

Anônimo disse...

A u'nica pesquiza que voce deve confiar,,,,,E' A QUE VOCE MESMO FIZER. Institutos de pesquizas, sao como noticia'rios de mi'dia,,,GANHAM MUITO MAIS PELO FILTRO, que pelos comerciais. Na mi'dia tem o famoso Jaba', quem ja' foi da imprenssa como eu sabe o que e'. E' rotineiro um chefe de redacao (TV, Ra'dio ou Jornal) ligar para um interessado antes de divulgar algo, para arrecadar algo. Igual aquele policial que fica comendo pela beirada, para nao te multar. TODOS OS institutos de pesquizas que se referem a' POLI'TICAS OU A POLI'TICOS sao mutretados,,,TODOS. Mas o povao engole. E engole fa'cil,,,e e' o que interessa pra eles. Nos' sabemos que isso ja' prepara psicologicamente para a fraude. Lembrem-se do prefeito de Sao Paulo.

Unknown disse...

Nunca vi um político ser rejeitado de forma tão contundente como Dilma está sendo e acho que é merecido. O PT sempre procurou desunir o Brasil através da arcaica luta de classes, brancos contra negros, pobres contra a classe média, gays contra heteros e finalmente as pessoas perceberam que essa não é uma boa liderança e se rebelaram contra o PT. Além disso tudo Dilma é tão simpática e atraente quanto um sanduíche de pasta de bosta com pimenta ardida