O advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-presidente do PT José Genoino no processo do mensalão, ameaçou nesta quarta-feira o relator da ação e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, dizendo que “se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente [do STF]”. A ameaça foi presenciada por seguranças do tribunal, que nesta tarde tiveram de retirar o defensor do plenário da corte após bate-boca com Barbosa. De acordo com depoimento prestado por um servidor da Secretaria de Segurança do Supremo, Pacheco estava “visivelmente embriagado” quando, da tribuna do STF, pediu que a corte julgasse o pedido de prisão domiciliar do mensaleiro.
“Como o advogado, visivelmente embriagado, alterou o tom de voz de maneira desrespeitosa, o presidente, suspendendo a sessão, ordenou sua imediata retirada do Plenário”, disse o depoente, cuja identidade não foi revelada pelo STF. De acordo com o testemunho, mesmo com a equipe de segurança do tribunal já acionada, “o advogado insistia em pronunciar palavras agressivas ao senhor presidente”. “Informo ainda que, segundo depoimento do agente de segurança que participou da ação de retirada do advogado, já fora do Tribunal ele, visivelmente transtornado, teria dito que ‘se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente’”, diz trecho do depoimento do segurança do STF sobre o caso. De acordo com o Supremo, houve “uso moderado da força” para retirar Pacheco do plenário da corte.
Nota distribuída pela assessoria da corte afirma que, "agindo de modo violento e dirigindo ameaças contra o Chefe do Poder Judiciário, o advogado adotou atitude nunca vista anteriormente em sessão deste Supremo Tribunal Federal". Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, Barbosa considerou o episódio "gravíssimo". "Eu considero uma ofensa, um atentado ao Poder Judiciário", disse. "O advogado fez ameaças à pessoa do presidente do Supremo."
Após o incidente, o advogado disse que Barbosa usou “toda a sua truculência” ao determinar que ele fosse retirado do tribunal. “Cada pedra lançada a mim por esse homem eu recebo como uma medalha. Eu sou um advogado defensor dos direitos legais do meu cliente e serei defensor seja onde for”, acusou Pacheco. Confrontado com o relato do servidor do STF, Pacheco negou ter ameaçado Barbosa: "completamente absurdo". Do site da revista Veja
10 comentários:
Este advogado faz isto porque a pessoa que ele defende pertence ao partido que está no poder e apoia tudo que é tipo de roubo do erário público, tudo que é tipo de anarquia. Se fosse um cidadão comum, duvido que ele teria esta postura tão vil.
A cada dia que passa o povo brasileiro se enoja cada vez mais deste partido e de todos os petralhas bandidos. Os bandidos roubam e não querem ir pra cadeia não.
Deveria ter sido retirado,algemado e preso e levado para fazer companhia ao patrão dele na papuda.
Aluízio, a que nível está chegando a OAB, que ainda vem a público criticar o Ministro Barbosa e, incrivelmente, defender o advogado destemperado e intempestivo.
Ora, ora, o advogado, defensor de um mensaleiro e ex-guerrilheiro do PCdoB no Araguaia, toma uns "gorós" e, meio cambaleante, invade o STF, em plena sessão, para afrontar e ameaçar o Presidente da mais alta corte brasileira, intempestivamente. E a OAB, em vez de censurar a indigna atitude do advogado, faz sua descabida defesa, e ainda ousa opinar contra a providência moderada e republicana do Ministro Joaquim Barbosa. Gente, que País este onde estamos vivendo!!! Até parece que a OAB também está aparelhada pelo PT ...
Esse advogado deve ser tão corrupto, quanto o cliente dele. Sem postura, é mais um comunistazinho reles, merece o desprezo de todo o cidadão de bem.
Quem afronta o presidente do supremo, não merece o mínimo respeito
Aluizio, uma vaga no STF sera aberta no próximo mês...
é um empregão cobiçado por muitos adEvogados...
a hora é de aparecer e se mostrar fiel...
e como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado...
VERGONHA OAB QUE POE LENHA NA FOGUEIRA PROTESTANDO HISTERICAMENTE CONTRA O MINISTRO! Diz a OAB que nem na ditadura era assim. Nisso eles tem razao; naquela epoca existia ORDEM!!!
O BRASIL É ENVERVONHADO INTERNACIONALMENTE ONDE JÁ SE VIU EM PAISES DE DEMOCRACIA PLENA ISTO NÃO ACONTECE, POIS SE ACONTECER SERÁ PRESO NO ATO. ESTAMOS A DERIVA FOI QUEBRADO O LEME DESTA GRANDE NAÇÃO EM 1986.A VOLTA DO MILITAR SE AINDO TIVER HOMENS COMO NAS FFAAs DE CAPACIDADE E PULSO FORTE PARA COLCARNOS NO RUMO DEMOCRATICO.ESPERO QUE NÃO SEJA CENSURADO COMO DAS OUTRAS VEZES
E, a OAB hein? Quem diria? Aparelhadinha, aparelhadinha...
ALUIZIO VOCE TEM FORCA! REUNA OS BLOGUEIROS QUE FALAM A MESMA LINGUA! CARTAZES NOS CARROS: EDUCACAO_ SAUDE_ SEGURANCA_ CHEGA DE COMUNISMO_ FORA FORO DE SAO PAULO -ETC
FORA PETRALHAS!!!!
Esse f. da p. ameaçou de morte o JOAQUIM BARBOSA, oque o exercito esta esperando para acabar com esta farra destes cumunistas?
Postar um comentário