TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, junho 12, 2014

OS PSICOPATAS NO PODER. ELES ESTÃO EM TODOS OS LUGARES, AO SEU LADO NO ESCRITÓRIO E INCLUSIVE NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!

Faço aqui a transcrição de um ótimo artigo de Bruno Maia, postado no site Mídia Sem Máscara, que apresenta um resumo bem sintético da obra do psiquiatra polonês Andrew Lobaczewski, intitulada "Ponerologia: Psicopatas no Poder", que também está à venda aqui no blog. Basta clicar sobre a capa no livro, na coluna ao lado acima, e o leitor será levado ao site da Livraria Cultura para efetuar a compra deste livro bem como de qualquer outro produto oferecido pela Cultura.
O artigo de Maia, resenha de forma sucinta e competente o contéudo desse livro, cuja introdução é assinada por Olavo de Carvalho. Leiam:
Como é possível que tipos tão grotescos tenham conseguido ascender até os altos escalões do poder público ou ocupar posições de referência intelectual e moral para a sociedade? Um Luiz Inácio, alçado à Presidência da República; um Dirceu, que se tornou símbolo da juventude idealista e revolucionária; um Betto e um Boff, tomados - inclusive por sacerdotes e autoridades eclesiásticas - como modelos de santidade.
Não. Não é possível reduzir o problema a um fator eleitoral ou solucioná-lo apontando um intenso e febril trabalho de militância política - nem denunciar o esforço de rebaixar e adequar a fé a um projeto de poder totalitário. Não. Nenhuma destas tentativas esclarece completamente a questão. O que poderia ser justificado apenas como resultado da confusão dos tempos, o psiquiatra polonês Andrew Lobaczewski - sob a perspectiva da bio-psicologia - aponta como efeito da ação e da influência dos psicopatas.
Em "Ponerologia: Psicopatas no poder", Lobaczewski apresenta as linhas gerais para a fundação de uma nova disciplina: a ponerologia. "Poneros", em grego, quer dizer "o mal" - sendo a ponerologia um estudo sobre a gênese do mal (p. 81). Porém, não se trata de um estudo amarrado às categorias morais. A ponerologia, esclarece o psiquiatra polonês, deve estar assentada nos avanços objetivos da biologia, da medicina e da psicologia clínica.
O foco da ponerologia é a pesquisa da psicopatologia. Descrever os fenômenos patológicos característicos de determinadas pessoas que, apesar de formarem um grupo reduzido dentro do conjunto total da população, podem afetar de forma negativa a vida de centenas, milhares, milhões de seres humanos. São pessoas que apresentam desvios psicológicos herdados ou adquiridos, anomalias na percepção, no pensamento ou no caráter - causados por alguma lesão no tecido cerebral ou por uma perturbação comportamental.
Lobaczewski então apresenta os traços essenciais da caractereopatia - da esquizoidia - e, sobretudo, da psicopatia essencial. Faz a descrição dos tipos patológicos e demonstra o "processo ponerogênico", a forma como estes tipos avançam o seu domínio sobre as outras pessoas - por exemplo, confeccionando "ideologias" como "máscara de sanidade". Neste grau de influência, o fenômeno atinge a escala macrossocial. Um período de histeria generalizada, de crise espiritual da sociedade: o esgotamento dos valores morais, religiosos e ideativos que alimentavam as pessoas até então; o aumento do egoísmo, que quebra a ligação entre a obrigação moral e sua referência social; o domínio de assuntos sem importância nas mentes humanas; a atrofia da hierarquia de valores; e um governo paralisado (p. 152).
Eis o que produz uma PATOCRACIA. Um sistema de governo forjado por uma minoria psicopata que assume o controle da vida de pessoas normais. Ocupam não só cargos políticos, mas posições de referência moral e intelectual – incluindo-se aí as salas de aula e cátedras universitárias, como os "pedagogos da sociedade": pessoas fascinadas por suas idéias grandiosas, frequentemente limitadas e com alguma mácula derivada de processos de pensamento patológico, que se esforçam para impor suas teses e métodos, empobrecendo a cultura e deformando o caráter das pessoas (p. 55).
Lobaczewski viveu na Polônia subjugada pelo comunismo. O seu trabalho - que contou com a colaboração de outros pesquisadores do leste europeu - é o resultado desta experiência. Da observação direta, das transformações geradas pelo totalitarismo soviético na vida e na mente dos seus compatriotas, e da análise dos ícones e líderes daquele projeto de poder totalitário. É assim que Karl Marx aparece como um exemplo de psicopatia esquizóide; Lênin, uma amostra de caracteropatia paranóica e Stálin de caracteriopatia frontal. Nestes termos, o trabalho de Lobaczewski é fundamental, porque fornece uma chave para a compreensão da realidade brasileira e da América Latina - dominada pelos herdeiros e cultuadores dos psicopatas e das anomalias descritas pelo psiquiatra polonês. A influência deles sobre o conjunto da sociedade está à mostra: degradação cultural e intelectual; corrupção dos valores morais; desorientação e histeria generalizada; consumo desenfreado de drogas; taxa de homicídios exorbitante; caos social e o império da criminalidade. Isto é o suficiente para reconhecer a importância do trabalho de Lobaczewski. Não para se produzir uma atmosfera tenebrosa e fomentar o desespero. É um passo inicial no esforço para amenizar este estado de coisas, pois a compreensão - semelhante ao processo da psicoterapia - é o princípio da cura da personalidade humana. E para recuperar um senso comum saudável - na esperança de destituir uma patocracia - a busca da verdade é o melhor remédio. Do site Mídia Sem Máscara

6 comentários:

Bárbaro Idade disse...


Necessário, então, ler e aprender.

Para alguns, no entanto, é necessária uma Lobaczewski-TOMIA.

Será que foi isso que eu fiz, no passado não tão distante?

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4827067

Quando o título dado pelo Aluízio fala "no escritório", isso remete a vários momentos em que pude presenciar esquerdopatas conversando (entre si), como se não houvesse alguém por perto (certa vez, em uma área reservada aos sanitários da repartição pública em que trabalho).

Simplesmente, os caras aparentavam um olhar robótico (distante) e faziam afirmações que confirmavam mutuamente, como se fosse uma espécie de sugestão hipnótica compartilhada. Dava para perceber o tom de ódio em desfavor de determinado candidato dissidente da própria esquerda regional. Tratavam sobre o candidato dito "de esquerda" que compõe a dobradinha com Marina Silva. Era visível a respiração ofegante. Simplesmente, eles destilavam ódio (não havia sanidade aparente, que seria uma mera troca de ideias em nível racional). Achei que, se houvesse qualquer discordância entre eles, eu poderia testemunhar um confronto entre psico-esquerdo-patas. Detalhe: num instinto de preservação, segurei a necessidade de usar o sanitário para uns cinco minutos depois (quando já haviam saído).

Vivenciei em tempo real, empiricamente, alguns segundos da constatação teórica descrita de forma erudita por pessoas como Lobaczewski.

É bom ter respaldo científico, agora.



Anônimo disse...

Espetacular! É bem isso.

Anônimo disse...

Excelente artigo. Quando alguém diz que a dilma é marxista, provavelmente as pessoas pensam que ela aprendeu com Karl Marx. Nada disto. Ela é psicopata como Karl Marx. Eis dois livros excelente para ler sobre os psicopatas: "O psicopata" um camaleão na sociedade de Vicente Garrido e "Mentes perigosas o psicopata mora ao lado" da Dra Ana Beatriz Barbosa Silva.

Deus me livre de conviver com um psicopata.

"Como animais predadores, vampiros ou parasitas humanos, os psicopatas sempre sugam suas presas até o limite improvável de uso e abuso. Na matemática desprezível dos psicopatas, só existe o acréscimo unilateral e predatório, e somente eles são os beneficiados."
Mentir e enganar é um traço básico na personalidade psicopática. Como são pessoas extremamente irresponsáveis, tomando atitudes sem pensar, planejar ou fazer uma análise... rsrsrs acabam tendo que remendar e maquiar pra consertar os estragos da irresponsabilidade. Eles são tão irresponsáveis que não se preocupam nem com sua própria segurança, que dirá a dos outros.
Se tem dois opostos que não se atrai é direita e esquerda (psicopata).
Não venham me dizer que o psicopata leu e aprendeu com Karl Marx. E os psicopatas que não sabem ler e desconhecem Marx?

Anônimo disse...

No Brasil atual, temos vários exemplos. Aliás, dois maiores mandatários, cujos exercícios se chocam nos últimos 4 anos, e de cuja cloaca de um deles o outro foi parido, são exemplos vivos, por enquanto, do que aqui se trata.

Anônimo disse...

A COVARDIA DE DILMA.
Seu nome foi anunciado pelos alto-falantes, Blatter e até sua filha se levantaram, mas mesmo assim a presidente preferiu manter-se sentada e escondida das vaias. Uma câmera lateral filmou tudo.
Trata-se, como se nota, do anúncio do presidente da FIFA e da Presidente da República pelos alto-falantes do estádio. A vaia começa a comer solta e pesada. Mesmo assim – afinal, é da democracia – Blatter com coragem se levanta, até mesmo a filha de Dilma se levanta, porém… nossa “estadista” finge que não é com ela e permanece sentada. Blatter, talvez supondo alguma boa-fé, dá aquela CUTUCADA AMIGA e, ainda assim, a soberana não se move.
E não venham dizer que “ela não sabia”, pois além do nome anunciado e das demais pessoas se levantando, foi até mesmo “cutucada” para tal. Preferiu manter-se sentada, escondida do público, quem sabe escapando daquelas fotos constrangedoras. Pois o tiro saiu pela culatra. Com esse vídeo, temos a exata dimensão do que houve e de quem é a “presidenta” quando não está na frente de militantes ou atrás do chefe-de-fato: é covarde.
Já havíamos garantido a marca de ser a ÚNICA sede de Copa do Mundo em que um chefe de estado não discursou na abertura. Soma-se a isso a falta de brios de Dilma Rousseff para meramente ficar em pé quando seu nome e cargo foram anunciados.Lamentável!!!
http://www.youtube.com/watch?v=2FfE_-TlXl8

(Fonte:Implicante)
Espalhem !!!

Anônimo disse...

SE COMPARECER EM PÚBLICO SERÁ VAIADA SE PERSITIR VENHA AQUI NO RIO E DÊ MOLE QUE VAI GANHAR TOMATE E ÓVOS PODRES DILMA VOCÊ É UM LIXO CHURULENTO ESTA FEDENDO A TUDO QUE EXALA PODRIDÃO VACA SAFADA PIRANHA DA CENTRAL DO BRASIL A SUGINHA COMO ERA TRATADA PELA MARUJADA NAS DÉCADAS DE 50 E 60.O POVO JÁ NÃO AGUENTA A SUA CARA DE BRUXA.O MUNDO INTEIRO ESTA ASSISTIDO O SEU FIM.TOMA VGERGONHYA E PEDE PRA CDAGAR E SUMA.SEM CENSURA O ALUIZIO