Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira (5) confirma a lenta tendência de queda de intenções de voto pela reeleição da presidente Dilma Rousseff. Em relação a maio, data do levantamento anterior, ela variou de 37% para 34%. Desde fevereiro, já caiu dez pontos percentuais.
Os principais adversários da petista, porém, não estão conseguindo tirar proveito disso. Juntos, eles somavam 38% na pesquisa anterior. Agora, recuaram para 35%.
Em relação a maio, os dois principais rivais de Dilma variaram negativamente. O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, oscilou um ponto para baixo. Agora está com 19%.
Movimento mais brusco ocorreu com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que recuou quatro pontos. Com 7%, ele aparece em situação de empate técnico com o Pastor Everaldo Pereira (PSC), 4%.
A nova rodada do Datafolha mostra que o que cresceu de forma notável entre maio e agora foi o total de eleitores que não sabem em quem votar, de 8% para 13%. Além disso, outros 17% afirmam que pretendem votar nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos apresentados.
Combinados, esses números podem ser um sinal de forte desalento em relação à disputa. Na comparação com os mesmos períodos de eleições anteriores, a atual taxa de eleitores sem candidato (30%) é recorde desde 1989.
A pesquisa sugere que esse comportamento do eleitor é um reflexo do aumento do pessimismo da população com os rumos da economia do país e da deterioração das expectativas com inflação, emprego e poder de compra, que também fizeram cair a aprovação ao governo Dilma.
O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça (3) e quinta (5) em 207 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
A disputa eleitoral deste ano também poderá ficar marcada por uma forte tendência de clivagem regional. O maior contraste está entre os nove Estados da região Nordeste e os quatro do Sudeste. No Nordeste, cujo apoio foi decisivo para a eleição da presidente em 2010, Dilma ostenta ampla vantagem sobre seus adversários: 48% para a petista contra 11% de Eduardo Campos e 10% de Aécio.
No Sudeste, a disputa está mais apertada. Na região mais populosa do país, Dilma tem 26% e aparece em situação de empate técnico com Aécio, que foi governador de Minas Gerais e tem 25%. Campos, que governou Pernambuco, tem 4%. Da Folha de S. Paulo desta sexta-feira
13 comentários:
Essa dúvida dos eleitores vai só fortalecer o status quo que o país está atualmente.
Para os petralhas não deixa de ser um bom resultado diante das circusntancias em que os candidatos oposicionistas estacionaram na porcentagem de votos e o número de eleitores que votam ou braco/nulo aumentou.
O mais interessante é notar que a porcentagem de eleitores que querem a mudança de paradigma no andamento da administração brasileira ultrapassa o 60% nas últimas pesquisas da qual acredito que não se alterou dramaticamente. Porém, alguns desses mesmos eleitores preferem votar nulo/branco como forma de protestar contra a atual política tupiniquim, sendo que ao optar por anular o voto estára beneficiando Dilma Roussef.
Ora, se a população quer mudanças então votem em outro candidato em vez de anula-lo, pois assim a situação política não se alterará.
OS COMUNISTAS NÃO TÊM PLANO DE GOVERNO,
SÓ DE PODER!
A tomada do poder deverá ser obra da insurreição e a as metas políticas se vêem depois da entrada no poder – Lênin.
Assim sendo, os comunistas entram ou tomam o poder e depois é que vão estudar de como agirem, e a prova de que são uns incompetentes, e os países que adotam os regimes comunistas não crescem jamais – a Venezuela, além de muita violência, está virando Haiti II – e a miserável e escravagista Cuba, idem a Coreia do Norte são as vitrines das fracassadas doutrinas comunistas, além de extremamente corruptas, chantagistas e geradoras de violência interna sem cessar por apoiarem a bandidagem além de fazerem dos cidadãos mercadorias de negocio do deus-Estado, caso médicos cubanos!
Votar no PT é trair a si próprio, família e o Brasil fazer do Brasil uma nova Bolívia.
Ainda bem que Dilma disse que não sabe o que acontecendo de o Brasil estar assim, nem Lula, que não sabe de nada!
Eu não acredito neste percentual de indecisão. Eu só vejo gente indignada com o PT. Quem está indignado com o PT, vai votar na oposição.
Mesmo desconfiando das pesquisas (incluir a possibilidade Lula é pra confundir ou o quê?!), o resultado do Datafolha mostra que a queda da prisidAnta é consistente e contínua. Concordando com o anônimo do primeiro comentário, os eleitores dos brancos e nulos, que são os descrentes, revoltados ou indiferentes, precisam ser conscientizados pela oposição de que essa alienação (para usar o jargão esquerdista) e consequente omissão deles só beneficia o status quo petista. E a manutenção das coisas como estão é o que 70% da população NÃO QUER!
http://youtu.be/YNIzBO0ETgg
Aloisio aí vai um vídeo bem humorado sobre o dia da eleição.
Essa BURRICE GENÉTICA DO BOSTA BRASILEIRO é que vai dar garra a implantação do regime comunista nesse lixo escroto denominado brasil.
Ao invés de ir para um candidato que esteja mais sintonizado com os perigos da atualidade, simplesmente, os imbecis "verde-amarelo" ficam perdidos como "baratas envenenadas" sem capacidade de decisão.
Por isso que fico a cada dia mais enojado em dispor dessa nacionalidade maldita em meu certidão de nascimento.
Nascer nesse brasil é como ganhar uma maldição por nenhum feito antimoral.
Porque temos que perder a Copa do Mundo
https://www.youtube.com/watch?v=h5aHsPPt70Y
Published on Apr 21, 2014
O Brasil está desesperadamente carente de lideranças que o salvem do socialismo. O atual governo é comunista e trabalha para o globalismo que quer ver o fim da família, da educação de qualidade, das religiões e do próprio homem como ainda o conhecemos. Eleições em um ambiente fraudado não nos salvam disso. É imperioso tirar o PT do governo. Uma derrota da Seleção Brasileira na Copa do Mundo derrubaria esse regime comunista e corrupto. Pesquisa DataFolha
Meus amigos,
Eu sou português e todos os dias leio a imprensa brasileira. Tenho um grande carinho por esse país, porque o meu avô foi aí emigrante. Não tenho nada a ver com a politica do vosso país, mas não posso deixar de me espantar com uma coisa que aí se passa neste momento. Um amigo meu chileno dizia-me no outro dia que não compreendia os brasileiros. Um jornal americano humilhou-a e quase ninguém saiu em defesa dela. Pelo contrário diziam “que vergonha que é a nossa presidente”. Alguém da FIFA humilha o vosso país e o vosso governo e é a mesma coisa. Espantosamente, dizem: “pois é, o nosso país é uma desgraça”. A vossa presidente, pelo que dizem, parece ser o diabo em pessoa, tudo de mal, o país está totalmente podre, etc, e parece que pensam o mesmo do antigo presidente Lula. O que quiserem. Mas dizia o meu amigo que gringo que dissesse isso sobre sua pátria ou sob sua presidente, qualquer chileno, de qualquer cor politica, lhe chamaria uns bons nomes e que isso aconteceria em qualquer outro país da América Latina. Será que é pelo facto de terem sido cololizados pelo espanhóis, um povo orgulhoso, e não pelos portugueses? Se é isso, sou eu que morro de vergonha ;).
Dou um exemplo. Leio constantemente por colunistas brasileiros que o Galeão é péssimo. Eu tenho de viajar com frequência, em trabalho, na Europa e para os Estados Unidos. Meus caros amigos, eu não conheço aeroportos mais caóticos e com funcionários mais mal educados do que em New York/JFK e Londres/Heathrow. A última vez que fui ao Brasil foi há quatro anos; aterrei no Rio de Janeiro e não tive grandes dificuldades, embora o aeroporto me parecesse algo ultrapassado. Sei que neste momento o aeroporto está a passar por reformas. Pelo que tenho lido, os brasileiros, pelo menos aqueles que escrevem em jornais, ficam em pânico com o facto de o Galeão ter uma passadeira rolante parada e sinais de obras. Eu já teria tido vários surtos psicóticos e ataques cardíacos em vários aeroportos por onde passei ;) De vez em quando avaria o detetor de metais no JFK e eu fico ali, horas.
Como eu disse, o meu avô foi emigrante no Brasil, pedreiro, no Nordeste. Viu cenas de miséria indescritível. O Brasil passou por grandes transformações nos últimos vinte, trinta anos. O simples facto de um pobre ter dinheiro dado pelo governo para comer e vestir-se e ter um teto, é um milagre. Eu não tenho a certeza de que estão a entender o que eu estou a dizer. Espero que sim. O que eu peço aos meus amigos brasileiros é mais orgulho. Pelo menos durante a Copa. Acreditem, por favor, que a imagem que estão a dar para o exterior não é positiva.
António Sousa
Coimbra
Portugal
quem sustenta o pais eh quem deve eleger o presidente!os estados devem ser tratados com igualdade,assim como estah eh muito distorcido.
Não tão conseguindo tirar proveito, pois não apresentam uma políca contra as atrocidades cometidas pelo PT. Mas se der tudo certo até nunca mais PT.
Sr. Antônio Sousa
Sinto dizer-que que somos brasileiros, temos orgulho do nosso pais, mas no momento também sentimos uma tremenda vergonha.
O Sr. Luis Inácio da Silva, vulgo Lula, o maior mentiroso de todos os tempos, enganou o povo brasileiro, justamente os mais pobres.
No governo do PT, os pobres continuam pobres, porque estas "bolsas-tudo" apenas são esmolas, para os manterem no cabresto, seguirem votando no PT. Nada mais do que isto. Isto que eles recebem não dá para comprar comida, teto e nem roupa. É uma enganação. Se não houver investimento em educação e geração de empregos, nada feito.
Muito bom ter a Copa no Brasil, mas não com dinheiro público, como o PT fez. Colocou bilhões neste evento (dinheiro suado dos nossos impostos) mas, em contrapartida deixou de investir em educação, saúde e segurança, e outras prioridades. É por isto, inclusive, que o povo está revoltado e indignado. A maioria da população não vê motivos para comemorar a Copa diante de tanta roubalheira, corrução e mentiras.
Justamente, agora, que o mundo tem olhos para o Brasil é bom que vejam a incompetência da nossa governanta. Não dá para tapar o sol com a peneira.
Chris/SP
Agora o PT está na ERA DOS JEGUES e nada mais justo que um neologismo que criei para denominar Dilma e os outros postes do mamado o original REGIS ASINUS ou ASINUS CAESAR. KKK
Dilma é a POSTE DE JEGUE 1
HADDAD é o POSTE DE JEGUE 2
PADILHA o POSTE DE JEGUE 3
como o Eduardo campos/Marina Silva estão caindo, pensando um EUREKA me iluminou e vi que o povo já JUNTOU O EDUARDO CAMPOS COM DILMA COM EDUARDO CAMPOS/MARINA SILVA, estes eu batizei como postes 4 e 5
POSTE DE JEGUE 4 = MARINA SILVA
POSTE DE JEGUE 5 = EDUARDO CAMPOS
Gostou do raciocínio, Aluizio?
A dupla colou na Dilma e por isto caem juntinho com a POSTE DE JEGUE e o pastor subindo impede todas as chances de Dilma vencer.
Se tiver segundo turno o AÉCIO terá o mesmo tempo da Dilma e ela falará muita besteira antes ou depois do Aécio falar, cairá como uma bola de chumbo para perder.
Caro Aluízio
O que ninguém comentou sobre as pesquisas é o fato do Aécio e Campos não estarem em campanha eleitoral e isto faz toda a diferença. Acho que por serem menos conhecidos que a Anta estão estacionados. Aguardemos, pois, o início da CAMPANHA ELEITORAL. aÍ SIM PODEREMOS FALAR EM ESTAGNAÇÃO OU NÃO.
eSTHER
Postar um comentário