TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, agosto 17, 2014

PT PREVÊ 2º TURNO E DIZ QUE AS MELANCIAS VÃO SE ASSENTAR NO CAMINHÃO. SERÁ?

A entrada de Marina Silva na disputa presidencial rompe a lógica de polarização da campanha entre PT e PSDB. Com 19,6 milhões de votos obtidos na eleição presidencial de 2010, quando disputou pelo PV e ficou com quase 20% dos votos válidos, Marina coloca o PSB no páreo por um lugar no segundo turno. Nem PT, nem PSDB, porém, pretendem transformá-la em alvo de ataques durante o primeiro turno, não só na tentativa de manter um bom relacionamento para o segundo turno, mas também para aguardar que diminua a comoção gerada pela morte de Eduardo Campos e possam mensurar o efeito da tragédia na atração de votos para Marina.
Alberto Goldman, vice-presidente do PSDB, afirma que a presença de Marina Silva terá um impacto muito maior da campanha eleitoral do PT do que na campanha do tucano Aécio Neves.
- O Campos (Eduardo Campos) não era parte da disputa real. Ele não tinha mais como subir. Ela (Marina) tem um recall imenso da última eleição e representa bem mais do que o Eduardo o desânimo com a política - disse Goldman, que comparou a imagem de Marina à de Madre Tereza de Calcutá.
Na avaliação de Goldman, Marina Silva vai quebrar a linha de raciocínio das últimas campanhas petistas, que buscavam transformar o embate numa disputa de pobres contra ricos, num embate contra uma suposta elite que representa atraso e retrocesso.
- Não tem mais polarização entre PT e PSDB - afirmou.
Ele afirmou que o PSDB não deve mudar sua campanha e continuará se colocando como oposição ao PT.
- Nosso inimigo se chama Dilma, Lula e PT. Nossa campanha é contra ele, oferecendo uma alternativa. Irá para o segundo turno quem oferecer a melhor alternativa. Só existe um candidato de situação. Os demais são oposição e, mais do que derrotar o atual governo, é preciso discutir quem é o melhor para governar, quem tem mais experiência e capacidade de montar alianças - afirmou.
Um dos atributos que o PSDB pretende acentuar na campanha de Aécio Neves é a capacidade de aglutinar forças para governar com mais eficiência.
Na avaliação de Goldman, ao contrário do PSDB, que continua a centrar fogo contra o inimigo de sempre, o PT terá de enfrentar uma candidata que já esteve na legenda e saiu por discordar dela e que é crítica em relação ao atual governo. No lugar de ter um único opositor, o PT terá de enfrentar dois.
- O segundo turno está decidido: vai ter - diz Goldman.
Edson Aparecido, chefe da Casa Civil do governo de São Paulo, afirma que o posicionamento que o PSDB irá tomar em relação à candidatura de marina depende da oficialização pelo PSB, o que deverá ser feito no decorrer da semana. Lembrou ainda que o presidente estadual do PSB em São Paulo, Márcio França, é vice na chapa de reeleição de Geraldo Alckmin.
- Vamos esperar primeiro o PSB fazer o seu rearranjo na disputa para depois nos posicionarmos. No caso de São Paulo temos uma relação harmoniosa com o PSB, que é vice na disputa em São Paulo - afirmou
Já o secretário de comunicação do PT, José Américo, afirmou que o principal adversário continua a ser Aécio Neves (PSDB) e que, no caso da nova candidata do PSB, será adotado um tom de respeito, até pela sua proximidade com alguns políticos petistas.
- É com o Aécio Neves que vamos polarizar. Ela será tratada com respeito. Mas eleição é eleição. Se ela for para o segundo turno, vamos destacar as nossas diferenças, mas não será uma polarização - explicou.
Marina Silva fez parte do PT entre 1985 e 2009, quando deixou o partido para se filiar ao PV. Chegou a ser ministra do Meio Ambiente do governo Lula entre janeiro de 2003 e maio de 2008.
Na avaliação de Américo, o PT vai continuar a insistir que a candidatura do tucano é a que representa o atraso e o conservadorismo para o país. No entanto, para ele, ainda é cedo para fazer qualquer avaliação sobre o efeito de Marina na campanha, o que só será possível entre dez e quinze dias, com a divulgação das primeiras pesquisas eleitorais após alguns dias de campanha eleitoral na TV, que tem início na próxima terça-feira.
- Eu acho ainda que está muito cedo para definir qualquer coisa. O cenário mais provável é de vitória da Dilma do primeiro turno - afirmou.
Na avaliação de Florisvaldo Costa, secretário de Organização do PT, encarregado de fazer o mapa das alianças nos estados, diz que não acredita que a candidatura de Marina Silva seja tão impulsionada pela comoção causada pela morte de Campos.
- A Marina Silva continua sem palanque nos estados, sem uma boa estrutura de campanha, e a tendência é perder palanques que eram do Eduardo Campos. Mas quem vai ter o primeiro problema é o Aécio Neves. Ele é que terá de olhar para frente e para o retrovisor. No nosso caso, faremos a defesa do nosso projeto de governo e isso não significa buscar um inimigo - afirmou.
Em São Paulo, o PT deverá priorizar sua campanha na Região Metropolitana de São Paulo, onde a presença do partido é forte, e em municípios onde Dilma aparecerá ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Presidente Prudente e Jales.
Na Grande São Paulo, a ideia é contar com as prefeituras administradas hoje pela legenda, como Guarulhos, Diadema, Osasco e Carapicuíba.
- Vamos esperar. As melancias vão se assentar no caminhão. Não é um mar de rosas, deve ter segundo turno - opina Aparecido Silva, secretário de comunicação do PT-SP. Do site de O Globo

8 comentários:

Anônimo disse...

Apesar da ecochata marina ser uma melancia inimiga do progresso, os petralhas estão impolvorosos com a possibilidade de a guerrilheira não ir ao segundo turno e ficar a melancia e o aécio. Eis o perigo para eles e o jogo de desinformação em afirmar que a guerrilheira vai ganhar no primeiro turno. Se assim ocorrer, assentasse o brasil não na traseira de um caminhão, e sim num carro fúnebre com cortejo macabro.

Bárbaro Idade disse...

Esse Florisvaldo vê flores porque está achando que existe um monte de eleitores "na moita" prontinhos para continuar votando no PT para sempre.

Mas, sem querer, ele elaborou um simbolismo que combina bem com o PT de hoje: UM CAMINHÃO cheio de melancias caindo pelos cantos da carroceria de grades abaixadas, ladeira abaixo. Perda Total.

Vânia Luz disse...

Eu iria votar no Aécio no segundo turno, pensava isso antes da tragédia com o Eduardo Campos, agora penso em votar no Aécio logo n o 1º turno.
Deus nos livre de duas socialistas da agressivas!

Anônimo disse...

É isto aí Vania Luz !


Sou Aécio no primeiro / segundo turno! Há de ser nosso Presidente, o único capaz de recolocar o Brasil nos trilhos.


Sou CONTRA: DILMA E MARINA!!! e faço campanha contra ambas.



Chris 45/SP

Anônimo disse...

Já conformados com uma Dilma comprovadamente incapaz, os comunistas agora se agarrarão na Marina na esperança de manter o poder. Cabe ao eleitorado inteligente salvar o Brasil.

Ferreira Pena disse...

É triste e desastrosa a situação do Brasil, como pudemos chegar a tal ponto? Temos que jogar tudo no Aécio, se quisermos ter esperança de dias melhores.

Anônimo disse...

Depois das eleições, as duas podem montar uma dupla sertaneja " Incapaz e Desastrosa"

Anônimo disse...

DILMA FALOU, FALOU, MAS NADA DISSE DE CONTEÚDO!
E JÁ COMEÇOU A PERDER MAIS PONTOS SAINDO FORA DE MUITAS PERGUNTAS!
Ajustar o vocabulário ao desejo de mudança manifestado por 74% do eleitorado, Dilma pronunciou 47 vezes palavras ou expressões com o significado de recomeço ou de ajuste, transformação, reforma, melhorar etc., são especialistas em inventarem otimismos e futuros investimentos, doutores em promessas e Aécio Neves havia disse no programa Roda Viva: “O governo é tão ruim que até o PT quer mudar”, mas a mudança petista quando falam nisso, na verdade, é pura propaganda eleitoral para otimistas imbecis. O que o PT realmente quer mudar, pelo decreto 8.243, é a ordem constitucional do país, trocando a representação eleitoral pelo governo direto de organizações e movimentos criados pelo partido comunista, bem igual ao modelo soviético para manter o país sempre atrasado e depender sempre de tecnologia de ponta de fora: um celeiro agrícola e vendedor de produtos primarios, no máximo sendo esses tais !movimentos sociais" chamados cinicamente de “sociedade civil, não passando isso de tremenda comunização e nisso são experts, sendo a velha e fracassada Cuba a vitrine e quebrada Venezuela a bola da vez, a Argentina já enfrentando desabastecimento e muita violência e o Brasil querendo o PT o afundar, mas não queremos isso, portanto Aécio neles!.