TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, agosto 16, 2014

VIÚVA DE EDUARDO CAMPOS NÃO ESTÁ IMPEDIDA DE SER A CANDIDATA PRESIDENCIAL DO PSB

Renata Campos, a viúva de Eduardo Campos é auditora licenciada do Tribunal de Contas de Pernambuco.
Não existem impedimentos legais para que a viúva de Eduardo Campos dispute a eleição presidencial deste ano na chapa que era encabeçada pelo marido morto na quarta­feira em acidente aéreo. O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco, Valdecir Paschoal, afirmou ao Estado que Renata Campos está licenciada do cargo de auditora. Pelas regras eleitorais, servidores públicos podem ser candidatos desde que se afastem com antecedência mínima de três meses da eleição, que é o caso de Renata.
Enquanto o marido governou Pernambuco, Renata ficou afastada do TCE e atuou como coordenadora do conselho consultivo do programa Mãe Coruja pernambucana. Após a renúncia de Eduardo Campos para disputar o Palácio do Planalto, ela voltou apenas formalmente para o tribunal no dia 7 de abril deste ano. Contudo, já entrou no tribunal em licença maternidade. Em seguida, saiu em férias, período que se encerra no próximo dia 28. Formada em economia, Renata é auditora concursada do TCE há 20 anos. O presidente do tribunal de contas confirmou ao Estado que Renata não trabalhou nenhum dia nos últimos quatro meses. "Ela não trabalhou nenhum dia. Tirou uma licença gestante e, em ato contínuo, férias", disse. Um dos conselheiros do TCE ouvidos pelo Estado afirmou que Renata nessa condição ela está apta a se candidatar na chapa com Marina caso queira.
A lei complementar 64, de 1990, conhecida como Lei das Inelegibilidades, estabelece que os servidores públicos que disputarão cargos eletivos têm de se licenciar com pelo menos três meses de antecedência. Dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram que o afastamento de Renata para cuidar do filho recém nascido e as férias garantem a ela os requisitos para disputar a eleição se assim desejar. De acordo com eles, a exigência tem o objetivo de evitar que o servidor use o cargo em benefício da campanha.
Vice ­ O nome de Renata vem sendo cogitado por aliados de Marina Silva, a provável sucessora de Eduardo Campos, para ser vice na chapa. Com 45 anos de idade, a viúva é filiada ao PSB desde 1991. Pela legislação eleitoral brasileira, uma pessoa pode disputar uma eleição desde que esteja filiada a partido político.
O prazo para registro de candidaturas foi encerrado em julho. Mas a lei prevê exceções. Uma delas é no caso de morte de candidato. Nessa circunstância, a mudança tem de ser feita em até dez dias do fato. Pessoas próximas a Renata, contudo, não consideram que ela aceitaria um convite para assumir a vaga de vice por causa dos cinco filhos. Renata acompanhava Eduardo Campos em reuniões políticas e viagens e sempre opinava sobre as decisões estratégicas da campanha.
Após a morte do marido, Renata não deu nenhuma declaração pública. Do site do jornal O Estado de S. Paulo

3 comentários:

Carlo Germani disse...

Caro Aluizio,com o respeito pessoal e profissional que lhe tenho,não posso aceitar que você dê respaldo a essa aventura da "segunda viúva" (a primeira é a nulidade humana e política,Marina Selva),Renata Campos,como vice de Marina.Já a candidatura de Marina,à presidência da República,por vias imorais já é uma tragédia.Marina é PhD em oportunismo e marketing político (só perde para a escória humana e política,Lula).SE diz salva da tragédia pela "providência divina".Quer dizer então,que a "providência divina" matou as demais 6 pessoas? Aluizio:a situação do país é de tal mega-gravidade que não podemos mais ter nenhuma aventura a mais.O momento é de razão e não emoção.Denunciar tudo o que for possível é a única
saída.E denunciar a fraude e farsa
Marina é indispensável.E dizer que a única via para evitar a inviabilidade irreversível do país,é o voto em Aécio Neves.Fora disso,o caos irreversível tomará conta da nação.

Anônimo disse...

pelo amor de Deus, vamos colocar a cabeça no lugar, brasileirada...

essepaiz me da calafrios a cada momento de comoção...

ja se pratica besteiras de todo tipo nessepaiz quando estamos razoavelmente equilibrados e guiados pela razão...

imaginem tomar decisões guiados pelo nosso ja conhecidíssimo sentimentalismo extremado!

Campos candidato era uma coisa...

enfiar a viúva no lugar do cara chega as raias do coletivismo imbecil...

já ouvi boatos de que o Campos, la pelas bandas do Nordeste, pode ate virar objeto de peregrinação religiosa...

nós estamos lascados com esse povaréu maria-mole e que vê santo em todo lugar...

Ferreira Pena disse...

Deus do céu, a que ponto chegamos no Brasil! Se não temos mesmo futuro, e já que qualquer pessoa serve para presidente (ver Dilma, Lula, Marina... agora Renata Campos), para que esquentar a cabeça contra a maioria de loucos?