TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, setembro 17, 2014

O FOCO É A DILMA

Por Nilson Borges Filho (*)
A pancadaria não cessa, a boataria é uma constante nas redes sociais e as inserções no espaço eleitoral da candidata Dilma Rousseff contra Marina Silva  são apelativas, deseducadas e -  por pouco - criminosas. Por incrível que possa parecer Marina resiste aos fortes ataques dos bocas alugadas da mídia, dos militantes esquizofrênicos, dos blogueiros vendidos e dos políticos larápios da coligação que apoia a candidata do PT.
Na última pesquisa IBOPE, Marina perdeu 1 ponto em primeiro turno, Dilma caiu 3 e Aécio – correndo por fora – subiu 4 pontos. Um dado importante: Dilma conta com 12 minutos de horário eleitoral para bater e desconstruir  Marina Silva e Aécio Neves. Já a candidata do PSB tem a seu favor apenas 2 minutos para responder aos ataques da petista e explicar suas inconsistências.  
Aécio surge como uma terceira via confiável e segura, com quadros qualificados para governar e uma considerável base parlamentar. Os números estão aí: Aécio cresceu tirando votos (3%) da candidata petista, enquanto Marina permanece estável oscilando apenas 1 ponto para menos.
O rolo compressor do PT não surtiu o efeito esperado. A conclusão é mais do que óbvia: se Aécio pretende chegar ao segundo turno o foco é Dilma Rousseff e não Marina Silva. O tucano deve insistir que é o nome mais qualificado e seguro para reconstruir o país, trazendo com isso os indecisos para o seu lado. Se aqueles que não sabem até agora em quem votar, são eleitores que esperam alguma coisa de concreto dos candidatos. 
Aécio tem o que oferecer a esses eleitores, com dois mandatos exitosos em Minas Gerais e uma extensa fila de obras importantes nas diversas áreas em que o Estado atua. Aécio tem que insistir que pode fazer pelo Brasil o que fez nesses últimos anos para os mineiros. Na outra ponta, Aécio precisa atacar a candidata petista e o seu desgoverno nesses 4 anos em que transformou o Brasil em terra arrasada: inflação nas alturas, crescimento medíocre, corrupção, carga tributária obscena, juros extorsivos e desesperança com o futuro do país. E dizer mais, questionando por que Dilma não mudou se tinha tudo a seu favor para fazer as mudanças que o povo deseja? Incompetência pura. 
As campanhas dos candidatos petistas para os governos estaduais e senatoria não têm o mínimo pudor em esconder a estrela e a cor vermelha, símbolos do PT. Se escondem é porque o povo não suporta mais o petismo à frente da coisa pública. Assim, Aécio tem que demonstrar que é melhor qualificado do que Dilma para governar o Brasil e que o PT perdeu o prazo de validade. Trombetear que o PT é o culpado por tudo que está aí. \
Ora, se Aécio conseguir que parcela importante dos indecisos opte pelo seu nome e que possíveis eleitores de Dilma repensem e vejam no senador mineiro o protagonista de uma mudança segura e confiável, Aécio pode virar o jogo e chegar ao segundo turno. Aí, minha gente, será outra eleição com tempos iguais de horário eleitoral e a bandalheira da Petrobras ocupando as páginas dos jornais diários e das revistas semanais. E deixar que Dilma cuide de Marina Silva, tirando um ou outro pontinho.
(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em Direito e articulista colaborador deste blog.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Aluízio.

Não penso que o foco possa ser somente a Dilma. Creio que eleitores do PT - petistas mesmo! - jamais iriam para o Aécio. Quando muito, para a Marina. Já os eleitores da Marina (não aqueles vinculados aos onguismos, porque estes, se migrarem, migram para a Dilma em um eventual embate entre Dilma e Aécio). O Aécio deve continuar batendo forte na Dilma, e mostrando, também, pontualmente, as contradições da Marina, de modo a colar sua imagem, justamente, no PT. E assim, possibilitar que o eleitor reconheça as duas como integrantes de uma só partido, um só plano. Aliás, não sei porque o Aécio não fala (nunca falou, salvo engano!) do Foro de São Paulo e seus tão lindos associados. Acredito que seria muito importante mostrar ao povo essa ligação da Marina com o Foro de São Paulo.

Anônimo disse...

Tem de bater nas duas.
As duas têm de perder pontos nas pesquisas.
Ten de garantir o 2º turno.
Avante, Aécio!

Anônimo disse...

Eu concordo, quanto mais ele bater em Marina neste momento,mais ele perde, o negocio é Dilma.

bpistelli disse...

ALUÍZIO !!!

Aécio não tem muito tempo para atacar, ele precisa usar a defesa para atacar, dizer que A MÁQUINA DE DIFAMAÇÃO DO PT atua contra os candidatos contrários a Dilma, que ela é mal educada e muito grossa e quem é culpado por estagnação econômica com inflação alta É NO MÍNIMO CRIMINOSO pois rouba dos pobres PARA DAR AOS BANQUEIROS RICAÇOS.

ISTO É UM SOCO NO FÍGADO DA DILMA cujo PT tem ódio dos banqueiros mas os ajuda pois são BOLIBURGUESES e os ajudam. CARA DE PALISMO ABSOLUTA.
PEROBA NELLES.

Anônimo disse...

Aecio e marina 2* , quem votou em dilma votara' marina e o contrario menos mal, apenas menos mal; ``realismo e e nao sentimentalismo``.

Anônimo disse...

Me encontro com o porteiro do meu predio e ele me pergunta qual e' meu candidato; de pronto disse ser aecio ao que ele replicou dizendo que tambem era aecio pois nunca ouviu falar de campos e que nao gosta da dima; mas, continua ele, com a morte de campos e queda de aecio entao ele acha que marina ganha e portanto votara' nela.Conclusao, muita gente acha que politica e' votar em quem vai ganhar; nem no futebol e' assim; o time que voce torce pode ir pra 3* divisao e voce nao muda; na politica MUITOS votam naquele com possibilidades de vencer.
Num pai's de 5* mundo em EDUCACAO, pesquisas deveriam ser PROIBIDAS( AH, E' ANTI-DEMOCRATICO...)!!!

Anônimo disse...

O que o candidato Aécio Neves tem que fazer mesmo é partir para o ataque. Passar para os menos esclarecidos, com muita, mas muita ênfase: o que é o FORO DE SÃO PAULO? o que é o Decreto 8.243? Se o aposentado terá perda significativa em seus proventos, caso a corja continue no poder. É isto que precisa ser dito à população, e, eu não vejo nenhum candidato que concorre à vaga de Presidente da República falar sobre estes temas, com exceção do Levi Fidélis. Atenção assessoria do candidato Aécio Neves! O povo quer mudança; aproveite a ocasião e diga-lhe: quem são os integrantes do PT? quem é Dilma Roussef? O que é o Foro de São Paulo? o Decr. 8.243?