TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 30, 2014

NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO, A CHECAGEM FINAL DO SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA. ONDE ESTAVA A OPOSIÇÃO?

Matéria veiculada pelo site G1, da Rede Globo, sobre o ato de checagem do sistema de votação eletrônica no último sábado, véspera da eleição. Ao que parece foi apenas uma solenidade formal. Talvez por isso mesmo o PSDB não está lá. É isso aí? É assim mesmo que funciona tudo sem fiscalização dos partidos políticos? 
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Dias Toffoli, participou na manhã deste sábado (25) da cerimônia de verificação dos softwares que farão a totalização dos votos no segundo turno das eleições.
Foram conferidos os sistemas que fazem a conexão entre todas as urnas eletrônicas, os Tribunais Regionais Eleitorais e o TSE para o envio dos resultados apurados em cada uma das seções eleitorais.
Segundo ele, “não há qualquer possibilidade de fraude”. “Isso [essa checagem] significa que há garantia de que aquilo que foi votado na urna eletrônica é o que está totalizado”, afirmou.
A verificação foi feita em um evento realizado na sede do TSE, em Brasília, na presença do vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, do secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, e representantes de alguns partidos, como o PDT e o PT.
No domingo (26), assim que for encerrado o período de votação, às 17h, no horário local, o sistema de cada seção enviará eletronicamente um conjunto de arquivos para os servidores dos tribunais regionais, incluindo o resultado apurado, o número de ausentes e informações técnicas referentes à votação.
O presidente do TSE explicou também que, ao término da votação, são emitidos vários boletins de urna, que são entregues aos fiscais dos partidos, o que permite conferir o dado da totalização separadamente por seção eleitoral.
Na cerimônia, também foi feita uma checagem de que os sistemas instalados nos equipamentos da Justiça são os mesmos lacrados e assinados eletronicamente em setembro pelo próprio ministro Dias Toffoli, o procurador-geral eleitoral Rodrigo Janot, e representantes dos partidos e coligações.
“É a conferência das assinaturas que estão nos sistemas e nos programas de transferência dos dados, desde a urna eletrônica para os TREs e dos TREs para a totalização no Tribunal Superior Eleitoral”, disse Toffoli. Do site G1

10 comentários:

Anônimo disse...

O povo paraguaio foi muito mais sério que o povo brasileiro, em 2006! Mas a oposição brasileira ainda não sabe disso, 8 anos depois!

Uploaded on Jan 10, 2012

Vídeo apresentado na TV paraguaia em junho de 2006 que apresenta um teste de penetração que foi desenvolvido sobre uma urna eletrônica brasileira.

parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=VqKrHkDp5r8

parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=JfTPvtJLSE4

Unknown disse...

É possível que os resultados de nossas eleições sejam manipulados desde Havana pelo serviço secreto cubano, como ocorre na Venezuela. Vejam esta denúncia aqui feita pelo ex Comandante do Exército Venezuelano, General Carlos Julio Penaloza http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/noticiasfaltantes/foro-de-sao-paulo/14068-farsa-eleitoral-na-venezuela-cronica-de-uma-fraude-anunciada.html

Anônimo disse...

"Segundo ele, “não há qualquer possibilidade de fraude”.

aimedeos!!

o mundo tem de se curvar e lamber os nossos pés!

conseguimos inventar um sistema de informatica totalmente à prova de fraudes!!!!!

nem os EUA, berço da mais alta tecnologia, inclusive militar, consegue tal façanha!

NASA, CIA, FBI, IBM, Microsoft, Apple, Norton Security lambam nossos pés!!

o país que exporta praticamente apenas grãos conseguiu uma façanha que ninguém no mundo conseguiu, o sistema de informatica inviolável...

Luis disse...

olá aloízio

gostaria de saber se vc ja viu esse vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=Op9N2EyoZHo

o sr eng amilcar brunazo filho tem uma empresa especializada em urnas eletronicas, e eventualmente ele é chamado para fazer auditoria no codigo, e tem participado ativamente na tentativa de abrir a caixa preta que é a urna, ou viabilizar a troca para o modelo de segunda geração com impressao de voto

ele diz que os unicos partidos que participam da auditoria é o PDT e o PT, mas mesmo assim em ambiente controlado e sem possibilidade de grandes testes ou de codigos atualizados, ou fazer relatorios precisos. o problema no caso nao é o controle do pt sobre o tse com o advogado, e sim o proprio tse seja la quem for o presidente.

nesse video ele explica bem o que acontece de uma forma bastante detalhada o problema é maior do que as pessoas tem noção, a urna é parte do problema

começa que o tse nao é transparente e tem um poder total, nao sendo contrabalanceado por outro, e portanto acaba sendo autoritario. quando ha fraudes com provas, ele mesmo é reu e julga o caso, e cobra do autor do processo que seja feita uma auditoria que custa 2 milhoes, caso contrario condena por litigancia de ma fe.

fala tb do ambiente dificultoso para o trabalho de auditoria e de testes importantes para detectar o problema. basicamente nao é possivel fazer um teste adequado. e o MP e OAB praticamente apenas assinam protocolando algo que nao leem, como nesse evento, eles não fazem nenhum tipo de auditoria nos seis meses anteriores em que é possivel

recomendo que tire um tempo para assistir a entrevista

abs
luis

Anônimo disse...

atentem para o fato de que a eleição é TODA CONTROLADA PELO TSE...

do inicio ao fim...

um único órgão organiza, executa, fiscaliza e apura o resultado do pleito, jogando o resultado de uma vez só na cara da brasileirada, que tem de aceitar e ir chorar pitangas em outro canto...

e como se todo esse poder já não fosse pouco, parece que é também o órgão que multa o candidato que "ouse" contestar o resultado da eleição...

nem Napoleão, o Bonaparte, tinha tanto poder...rsrsr

Anônimo disse...

OK, "ex-"Advogado dos bandidos do PT organizando as eleições. Vou acreditar muito nesse FDP!

A ruptura vem aí e nenhuma força os salvará.

Carlo Germani disse...

(...) onde estava a oposição?

Não estava.

O amadorismo é absurdo.
Por que não contrataram uma auditoria independente para auditar a apuração dos votos?

Querem mais fraude do que a apresentação dos votos com a apuração em 88% e a terrorista-comunista já com a eleição ganha?

É uma agressão a nossa inteligência.

Anônimo disse...

o "ato de checagem" foi feito por quem organizou tudo?

nossa, agora fico bem mais tranquilo...rsrsr

Alexandre, The Great disse...

Segundo o "pica doce": “não há qualquer possibilidade de fraude”.

Ah, tá... agora é sério, né?
Então deixa eu contar uma do papagaio...

Anônimo disse...

Antes das eleições, bem antes, cansei de dizer que estas urnas não são de confiança, ainda mais colocando um cachorro pra tomar conta da linguiça, no caso "Dias Toffoli advogado do PT e nas horas vagas Ministro"

OS CARAS: