TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, dezembro 27, 2014

ESTADOS UNIDOS INCLUEM DILMA NA AÇÃO QUE MOVEM CONTRA A PETROBRAS POR PREJUÍZOS GERADOS PELO ESCÂNDALO DO PETROLÃO

O escritório americano Labaton Sucharow, que representa Providence, capital do Estado de Rhode Island, em uma ação contra a Petrobrás e duas de suas subsidiárias, adotou uma estratégia jurídica agressiva: incluiu na ação a presidente Dilma Rousseff e outras 11 autoridades públicas e empresários na condição de "pessoas de interesse da ação". 
Constam da lista o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o empresário Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, e o executivo Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, todos ex-integrantes do conselho de administração da Petrobrás.
O processo nos EUA ajudou a derrubar em mais de 6% as ações da estatal ontem. Ele tem entre os réus a presidente da estatal Graça Foster e um ex-membro do conselho de administração, o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas (filho do falecido vice-presidente de Lula, José Alencar Gomes da Silva).
O grupo de 12 pessoas está em outro situação: é citado por ter assinado prospectos que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS (American Depositary Share) que são discutidos no processo.
Os demais são: Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Miriam Belchior, ministra do Planejamento; Silas Rondeau e Márcio Zimmermann, ambos ex-ministros de Minas e Energia; Sérgio Quintella, ex-presidente do Tribunal de Contas da União; Marcos Antônio Menezes, do Instituto Brasileiro de Petróleo; e o general Francisco Roberto de Albuquerque. A reportagem tentou contato com todos os citados. Os que responderam até o fechamento da edição não quiseram comentar a ação.
Estratégia. Segundo advogados ouvidos pelo Estado no Brasil e no exterior, neste condição, os citados não são réus. "Mas, pela lei americana, dependendo do desenrolar da ação, do surgimento de novos fatos, das provas que forem anexados aos autos, o escritório pode pedir ao juiz que elas sejam chamadas a depor ou mesmo transformadas em réus", explicou o advogado americano James Munisteri, sócio especializado em litígios do escritório texano Gardere.
Segundo Munisteri, em litígios do gênero "pessoas de interesse da ação" podem virar réus se ficar provado duas circunstâncias: que elas sabiam que as declarações nos prospectos eram falsas ou se agiram com grave negligência, como assinar os papéis sem ler direito.
Na sua avaliação, incluir no processos autoridades tão importantes do Brasil pode ser uma "estratégia de pressão para forçar um acordo".
Em entrevista ao Estado, o sócio do Labaton Sucharow, Michael Stocker, responsável pelo caso, disse que "por enquanto" não há planos em transformar as "pessoas de interesse" citadas no processo em réus. Ele ainda afirmou que é "muito cedo, em nossa estratégia de litígio, dizer se essas pessoas serão chamadas a depor". Em um ponto ele disse ter certeza: os valores mínimos das multas a serem aplicadas no caso Petrobrás ficarão na casa de "centenas de milhões de dólares".
O valor arrecado pela Petrobrás com os certificados de dívida e as ADS que estão no processo passam de US$ 100 bilhões. Por isso, Munisteri acha que o processo pode colocar o caso entre o maiores já movidos nos EUA, gerando indenizações tão altas quanto as dos casos Enron e Worldcom. Do site do Estadão

16 comentários:

Anônimo disse...

O Chefe ao sorrir parece pensar: "hic, mi excapei desa e deichei todu u pipinú pra esaí"...

Anônimo disse...

Quem sabe essa ação dos americanos sirva de advertência aos poderes ainda constituídos e não aparelhados, que roubo, corrupção, aparelhamento por incompetência ou má-fé são passíveis de punição. Se for crime, prisão de segurança máxima, senão, afastamento imediato dos incompetentes!
Eduardo.45

Anônimo disse...

Vamos ver se Reinaldo Azevedo e Joice Hasselmann vão exigir desculpas da PresidAntA com o mesmo rigor que exigiram do Bolsonaro. Será que a dupla finalmente vai falar do Foro de São Paulo, fraude nas urnas, FARCs, Celso Daniel, Toninho de Campinas, etc? Ou vão dedicar maior parte do tempo em combater o Bolsonaro?

Anônimo disse...

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DE QUALQUER PAÍS ACONTECEU ALGO TÃO VEXATÓRIO.

Dilma não pode assumir o cargo dia 1 de janeiro de 2015. O Brasil não merece uma presidente tão desonrada e corrupta.

A maior roubalheira do Brasil já atravessou fronteiras. VERGONHA!!!!!

IMPEACHMENT AINDA HOJE!!!!!!!!!

Anônimo disse...

- Obama, isso é errado, vocês não podem processar a nossa imaculada e íntegra presidenta!
- Yes, we can!

Anônimo disse...

É, Dilma, perdeu! O Labaton Sucharow virou: Lobaton Nacueca!

Anônimo disse...

Só mesmo os gringos para por um pouco de ordem no Brasil e mostrar para os operadores do direito brasileiro como se trabalha com seriedade. Vergonha para o Brasil, sobretudo para os operadores do direito do Brasil, OAB, TSE, etc que permitiram que um partido ilegal participasse da eleição e agora será empossado... Lei eleitoral? Como diz a Dilma, isso é coisa do passado. Hoje em dia não se precisa mais de leis no Brasil. Precisamos de advogados gringos!

fred oliveira disse...

Vergonha! Sei que isso não deve fazer qualquer diferença para o pt, Lula e Dilma. Só espero que a maneira como os Eua e países desenvolvidos avançados tratam os poderosos, com suas leis funcionando, façam com que nossos juízes e deputados, cumpram com suas obrigações. está mais que na hora da justiça de nosso país recuperar a credibilidade tão arranhada. Só 33% dos brasileiros confiam em sua justiça, exatamente porque ela sempre blinda políticos, governantes, presidentes. É só ver quem dos envolvidos no mensalão encontra-se na prisão.

Anônimo disse...

Alguém precisa avisar a presidenta que lá nos Estados Unidos: "depois que a pasta de dentes sai do dentifrício ela, dificilmente, volta".

Será que agora, orienta por Francisco Buarque, Dilma vai falar grosso com os Estados Unidos?

O Tio Sam está querendo dissolver a nossa rataiada.

- Quanto ao seu processo nos Estados Unidos, Dilma garante que terá uma conversa particular com Obama.
- Ué, mas ela não fala inglês.
- Nem precisa, a presidenta só vai berrar pra ele: 'HELP!'

Ferreira Pena disse...

A cara desses vagabundos me causam nojo. Quando a justiça americana vai arrolá-los nos inquéritos?

Ferreira Pena disse...

Então o Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, o comunista bilionário que se envolveu com os canalhas nacionais foi citado no processo a ser aberto? Vai ver o que é justiça agora.

Anônimo disse...

'Exclusivo! Dilma se manifesta pela primeira vez sobre o assunto'

- Presidenta, e quanto ao processo da senhora nos Estados Unidos?
- Minha filha, eu não devo satisfação aos estadunidenses, só devo satisfações ao povo brasileiro.
- A senhora não teme que com isso a sua imagem no exterior fique ruim?
- Meu bem, pra mim o que conta é a imagem interior.
- E quanto a Graça Foster, ela continua na presidência da Petrobras?
- Por quê quando eu falei em imagem interior você se referiu a Graça Foster, hein?! Minha amiga, eu vou esclarecer de vez esse assunto: até que apareça algo que a comprometa, o que eu não acredito, ela tem todo o meu apoio e solidariedade.
- Mas presidenta, o Petrolão confirma que há muita corrupção na Petrobras.
- Pera lá, minha filha! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
- Não entendi.
- Deixa eu explicar, assim como há o pré-conceito, os reacionários vem com essa coisa do pré-sal; sem ao menos se lembrarem que não se deve acusar sem provas.
- Presidenta, os americanos exigem da Petrobras o pagamento de uma multa elevadíssima.
- Minha amiga, se alguém fez algo errado esse alguém tem nome: Venina Velosa!
- A senhora acredita mesmo nisso?
- Essa mulher prejudicou e muito a nossa respeitável Petrobras. Se os estadunidenses pedirem, ela será deportada para ser julgada, em território americano, por todos os crimes que cometeu.
- E se eles pedirem também a deportação de Graça Foster?
- Pera lá, a gente é bom, mas não é bobo. Pelos relevantes serviços prestados até hoje à companhia, Graça Foster é intocável.
- Presidenta, obrigada, eu paro por aqui.
- Minha querida, a Petrobras ainda vai dar muitas alegrias ao povo brasileiro. E aqui vai uma excelente dica de investimento: comprem ações da Petrobras!
- Essa dica vale também para os americanos?
- Só para aqueles inteligentes!

Anônimo disse...

Ela pode até se ferrar, mas vcs sabem quem vai pagar a conta né mesmo.

Anônimo disse...

Beleza!!! Já passou da hora...

William Robson disse...

Sorte que aqui ela pode contar com o Toffoli, que libera até político fichado na Interpol:

“Ainda estão por serem reveladas as razões que levaram o presidente do Tribunal Superior Eleitoral JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI a armar a operação que livrou Paulo Maluf na Lei da Ficha Limpa. Trata-se de mais um caso de desmoralização do Judiciário. Em plena era das redes sociais, da circulação das informações, o episódio é uma demonstração cabal das incertezas jurídicas do país e da falta de respeito de Ministros da mais alta corte em relação aos princípios da impessoalidade”

________________________________

Sindronio Lagos disse...

Prezado William Robson;
Vossa Senhoria relatou que:
Sorte que aqui ela pode contar com o Toffoli, que libera até político fichado na Interpol:

“Ainda estão por serem reveladas as razões que levaram o presidente do Tribunal Superior Eleitoral JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI a armar a operação que livrou Paulo Maluf na Lei da Ficha Limpa. Trata-se de mais um caso de desmoralização do Judiciário. Em plena era das redes sociais, da circulação das informações, o episódio é uma demonstração cabal das incertezas jurídicas do país e da falta de respeito de Ministros da mais alta corte em relação aos princípios da impessoalidade”.

Porém, não se deve esquecer que os EUA, por certo, levarão o processo para Julgar e Condenar a Dilma no Tribunal Penal Internacional de HAIA (Holanda).
Lá tramitando o processo, a Dilma, por certo, será condenada e lavada para cumprir a Pena que lhe for imposta por crime contra a Humanidade. Ai sim, não terá JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI ou qualquer padrinho para livrá-la.
Bem como o Sindicalista (Lula), por conseguinte, também será julgado e condenado pelo Tribunal Penal Internacional.
Nos resta esperar por esse precioso dia, quando parte da Organização criminosa do PT terá a passagem só de ida, para as profundezas Infernais sem nenhuma gota d'água, para pagar por seus crimes contra a nação (humanidade)!
Felizmente, os desgraçados estão sendo processados nos EUA bem longe das falcatruas daqui...
Penso que será obrigada apresentar Carta de Renúncia e-, já renuncia por demais tarde!!