TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, janeiro 24, 2015

BANDITISMO, POLÍTICA REVOLUCIONÁRIA E O PAPEL DA POLÍCIA - UMA ENTREVISTA COM OLAVO DE CARVALHO.

Olavo de Carvalho: o banditismo como arma de guerra revolucionária.
Transcrevo como segue inclusive com o texto de abertura a entrevista que o jornalista, escritor e filósofo Olavo de Carvalho concedeu ao site do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). Entrevista como esta jamais será veiculada pela grande mídia já que se contrapõe à narrativa dominante da engenharia social por meio da ideologia do politicamente correta, voltada à domesticação das massas. Os bandidos passam a ser os guardiães do poder dos comunistas do Partido dos Trabalhadores, no caso brasileiro, enquanto nos porões do Palácio do Planalto prepara-se uma lei para desmilitarizar as polícias militares ao mesmo tempo em que a grande mídia inteira e seus jornalistas idiotas e criminosos se encarregam de desmoralizar as polícias.
Por tudo isso, esta entrevista de Olavo de Carvalho merece ser lida com atenção, principalmente pelos senadores e deputados e seus assessores. Leiam:
O filósofo Olavo de Carvalho é certamente o mais comentado intelectual brasileiro da atualidade. É autor de vários livros, dentre os quais O Jardim das Aflições, O Imbecil Coletivo, O Futuro do Pensamento Brasileiro, entre outros. Além de ser fundador e editor-chefe do website de media watch e opinião Mídia Sem Máscara, escreve para o jornal Diário do Comércio, de São Paulo. Também ministra aulas online em seu Seminário de Filosofia (www.seminariodefilosofia.org) e preside o The Inter-American Institute (http://theinteramerican.org), de cujas atividades participam grandes nomes da intelectualidade dos EUA e da América Latina.
Olavo prontamente se dispôs a dar seu parecer ao Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) sobre questões relacionadas à política brasileira, a gestão da segurança pública, o trabalho das polícias, desarmamento e a criminalização da atividade policial no cenário cultural.
Sinpol-DF: Segundo as estatísticas do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2013, cerca de 490 policias foram mortos no Brasil. De 2009 para cá, o número chega a 1.170 policiais. O número total de homicídios no país ultrapassa os 50 mil. São números alarmantes que indicam um estado de guerra civil não declarada. Porém, ao noticiar tais estatísticas, a imprensa deu destaque às mortes de civis provocadas por confronto com as forças policiais, para concluir que a polícia brasileira “mata muito”. O senhor concorda?
Olavo de Carvalho: Pelo menos, desde os anos 60 do século passado, a esquerda internacional e nacional não esconde seu propósito de utilizar o banditismo como arma de guerra revolucionária para a conquista do poder total.
A ideia, sugerida inicialmente por Herbert Marcuse, é aplicada em diferentes dimensões. No aspecto cultural, trata-se de mostrar os criminosos como vítimas inocentes da injustiça social, legitimando as suas ações delituosas como forma de protesto. Expliquei isso na série de artigos “Bandidos e Letrados” (Jornal do Brasil, 26 de dezembro de 1994), cuja leitura recomendo a vocês para que eu não precise me repetir aqui.
Um segundo aspecto é a aproximação direta entre militantes políticos armados e gangues de assaltantes, narcotraficantes e sequestradores. Expliquei isso nos capítulos finais do livro A Nova Era e a Revolução Cultural: Fritjof Capra & Antonio Gramsci, cuja quarta edição foi publicada em 2014 pela Vide Editorial. Com isso passa-se da mera guerra cultural à criação de um poder armado capaz de abalar a ordem social.
O terceiro passo é desarmar a população civil e, em seguida, a própria polícia, sob os pretextos mais rebuscados e estapafúrdios, enquanto as quadrilhas de criminosos se armam cada vez mais, com a complacência, senão a ajuda ativa do partido governante (o traficante Fernandinho Beira-Mar descreveu em detalhes como comprava cocaína das Farc – quadrilha associada ao PT no quadro do Foro de São Paulo – em troca de armas trazidas do Líbano).
Não é preciso dizer que, num país onde ocorrem de cinquenta a setenta mil homicídios por ano, a polícia matar dois mil bandidos não é de maneira alguma um fenômeno anormal ou escandaloso, e a mídia, ao apresentá-lo assim, está apenas prosseguindo à guerra cultural acima mencionada e fazendo a ponte entre ela e o planejado desarmamento da polícia.
O Brasil está numa fase avançadíssima de guerra revolucionária – muito mais avançada do que em 1964, com a diferença essencial de que agora a mídia praticamente inteira se tornou um instrumento auxiliar do movimento comunista, encarregando-se de desinformar e anestesiar a população para que não perceba o que está se passando, bem como de instigar o ódio a todos que possam constituir obstáculos à consecução dos seus objetivos totalitários.
Sinpol-DF: Uma das queixas mais frequentes no meio policial é a extrema desvalorização pela qual passa a profissão. Os policiais brasileiros sofrem um verdadeiro “bullying” institucional. Em meio a difícil missão de manter a ordem e garantir a lei numa sociedade tomada pelo crime, são difamados pela mídia, criticados por intelectuais, desrespeitados pelos cidadãos e perseguidos pelo Ministério Público e pelo Judiciário. Parece que trabalhar pela segurança pública no país tornou-se algo proibitivo. A que o senhor atribui isso?
Olavo: A explicação é simples: um partido revolucionário aliado à gangues internacionais de narcotraficantes e terroristas tomou o poder, controla todos os setores da administração federal, do sistema judiciário, da máquina eleitoral e, mais sutilmente, da própria mídia, e está empenhado em neutralizar ou destruir todos os seus adversários potenciais. Sempre que um partido revolucionário sobe ao poder numa democracia, por via eleitoral, sua conduta revela uma ambiguidade desnorteante, pois ele tem de se fazer de guardião da mesma ordem pública que ele está tentando destruir. A polícia, cuja subordinação não é a nenhum partido, continua a cumprir a sua obrigação normal de manter a ordem pública, e isto basta para fazer dela um temível obstáculo no caminho das ambições revolucionárias.
Sinpol-DF: No enfrentamento ao crime, as forças policiais vivem hoje uma espécie de “guerra assimétrica”, na qual um dos lados “pode tudo” e o outro, representado pelo Estado, está adstrito a uma série de regras e procedimentos que criam embaraços à sua atuação, sem contar os inumeráveis questionamentos legais e judiciais que são feitos a posteriori, no conforto dos gabinetes, desconsiderando as dificuldades inerentes à atividade policial, que lida com situações-limite. O senhor pode comentar isso?
Olavo: Enquanto continuarmos a identificar o Estado com o partido revolucionário que se apossou dele e que ainda o controla mediante a fraude eleitoral da apuração secreta – fenômeno jamais visto em nenhuma democracia do Ocidente –, a polícia continuará dividida entre duas lealdades: de um lado, à lei e à ordem; do outro, ao governante que, fingindo defendê-las, tudo faz para destruí-las. A única solução do dilema é seguir a lei e a ordem, ignorando as falsas autoridades que semeiam o ódio à polícia e favorecem descaradamente o banditismo.
***
Trecho do ensaio “Bandidos e Letrados”, citado por Olavo na entrevista, e publicado no Jornal do Brasil em 26 de dezembro de 1994 (depois reproduzido em O Imbecil Coletivo, Rio, Faculdade da Cidade Editora, 1997).
Não conheço um único bom livro brasileiro no qual a polícia tenha razão, no qual se exaltem as virtudes da classe média ordeira e pacata, no qual ladrões e assassinos sejam apresentados como homens piores do que os outros, sob qualquer aspecto que seja. Mesmo um artista superior como Graciliano Ramos não fugiu ao lugar-comum: Luís da Silva, em Angústia, o mais patológico e feio dos criminosos da nossa literatura, acaba sendo mais simpático do que sua vítima, o gordo, satisfeito e rico Julião Tavares — culpado do crime de ser gordo, satisfeito e rico. Na perspectiva de Graciliano, o único erro de Luís da Silva é seu isolamento, é agir por conta própria num acesso impotente de desespero pequeno-burguês: se ele tivesse enforcado todos os burgueses em vez de um só, seria um herói. O homicídio, em si, é justo: mau foi cometê-lo em pequena escala.
Humanizar a imagem do delinqüente, deformar, caricaturar até os limites do grotesco e da animalidade o cidadão de classe média e alta, ou mesmo o homem pobre quando religioso e cumpridor dos seus deveres — que neste caso aparece como conformista desprezível e virtual traidor da classe —, eis o mandamento que uma parcela significativa dos nossos artistas tem seguido fielmente, e a que um exército de sociólogos, psicólogos e cientistas políticos dá discretamente, na retaguarda, um simulacro de respaldo “científico”.
(O ensaio pode ser lido na íntegra em http://www.olavodecarvalho.org/livros/bandlet.htm)

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Dr. Olavo,esperar o que de um governo que não investe na educação, mas investe em delinquentes menores de dezoito,estupradores,traficantes e assassinos,ao completar dezoito estão livres para fazer tudo de novo.O governo não muda a lei porque alega que a culpa é da sociedade.É preciso urgente fazer um trabalho de valorização da PM,é preciso criar uma ONG para defender a PM dos ataques da imprensa.

Anônimo disse...

Não são apenas ideias ou discussões filosóficas, são fatos que constatamos diariamente. Mas segundo o Coronel, quem acredita nessas teorias conspiratórias é um idiota.

Anônimo disse...

O Olavo consegue explicar perfeitamente o 'sucesso' desse nosso governo, e desses nossos tempos também.

Não é formidável sabermos que temos um verdadeiro exército de intelectuais brasileiros lutando em prol de nossos algozes? Ou seja, por que diabos eu ainda me sinto no papel de vítima quando a verdadeira 'vítima' é aquele que aponta a arma para mim?

Não é formidável saber que o crime surge porquê existem as vítimas? Que monstruosidade são as vítimas! Por causa delas temos o crime!

Enfim, excluindo a parte sarcástica do meu comentário, o que sobra é uma das maiores monstruosidades que a história da humanidade já produziu. Não sei se passaremos do século XXI, mas se passarmos, com toda a certeza esse século será conhecido como a idade das trevas, e nisso o Olavo é como um farol em meio à essa escuridão. Ainda bem que ele não mora na Argentina.

O Libertário disse...

A narrativa do Olavo é contundente e cortante e, o mais importante, educada e articulada causando desespero nos seus detratores.

Anônimo disse...

Aluízio, eu não assisto com frequência o Jornal Nacional da Globo, mas quando vejo, noto que sempre inventam uma reportagens para desmoralizar os policiais. Uma última que eu assisti foi sobre a morte de um policial que supostamente foi morto pelos próprios companheiros, e a alegação é de que o tiro foi nas costas, isto é, não possuem nenhuma comprovação e jogam isso na mídia como se um policial ao entrar na favela estará sempre de frente para os traficantes que estão bem escondidos entre as casas. Os jornalistas da Globo perderam a vergonha na cara!