TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, janeiro 05, 2015

CINISMO E EMPULHAÇÃO

Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Nada acontece de repente. Tudo é processo. Por isto recordo um fato mal avaliado por analistas políticos e até mesmo desprezado e criticado: as manifestações ocorridas em junho de 2013 em todo Brasil.
Foi algo impressionante e o estopim foi um movimento de poucos jovens inebriados por um esquerdismo mais folclórico do que fundamentado teoricamente. Eles pediam passe livre apesar de andarem de carro. O que daí decorreu nada teve a ver com ônibus de graça, não era liderado por partidos políticos e não possuía característica ideológica. As multidões foram às ruas para manifestar insatisfação com o governo em múltiplos aspectos.
Em seguida, em meio às manifestações pacíficas apareceram os Black Block, horda composta por bandidos, arruaceiros e a garotada que destrói tudo em nome da esquerda, que ataca símbolos do capitalismo como agências de bancos. Aposto que a moçada, como o ditador da Coreia do Norte, adoram ir à Disneylândia ou fazer compras e estudar nos Estados Unidos. Em todo caso, diante da violência plantada estrategicamente as manifestações recuaram. Seria, porém, ingenuidade supor que a insatisfação popular diminuiu.
Outro fato significativo foi a estrondosa vaia e o xingamento que a presidente Rousseff recebeu na abertura da Copa. Um vexame pior do que a vaia sofrida por Lula nos jogos Pan-americanos. Esporadicamente ela continuou sendo vaiada em lugares aonde ia levar suas “bondades” de campanha.
E veio a campanha. A situação econômica péssima com o Brasil quebrado pela senhora presidente, enquanto eclodia o escândalo da Petrobras, mãe de todos os escândalos já havidos no Brasil depois do mensalão. Mesmo assim, João Santana, o Goebbels do PT, avisou que Rousseff ganharia de lavada no primeiro turno, pois os anões tenderiam ao canibalismo.
Tal não aconteceu e veio o segundo turno entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, depois da destruição moral da candidata Marina Silva. Os canhões petistas, então, se voltaram contra Aécio e foi um festival de acusações, de infâmias, de mentiras. Segundo o PT, Aécio acabaria com a bolsa esmola, os direitos trabalhistas, poria no ministério da Fazenda um monstro chamado Armínio Fraga, jogaria o povo na miséria. Nunca antes nesse país houve uma campanha tão sórdida, tão suja, tão abjeta. Desesperado o PT fez o diabo para não perder o bonde do poder.
Rousseff ganhou por pouco. Por pouco Aécio perdeu em Minas. Lula perdeu feio em São Paulo, seu berço político, assim com Rousseff em Porto Alegre e em Brasília. O PT diminui a bancada na Câmara, perdeu governos em Estados importantes.
Há, porém, um fato importante ainda não comentado. De modo inédito em campanhas as pessoas tomaram posição de forma clara e se instalou com firmeza o petismo e o antipetismo. Há uma probabilidade do sentimento antipetista se acentuar diante da inflação crescente, da queda da renda, do desemprego que começa a mostrar suas garras, das contradições do governo Rousseff que já cortou benefícios previdenciários e trabalhistas fazendo o que acusava levianamente seus adversários de fazer caso ganhassem.
Finalmente, depois de muitos adiamentos o ministério foi composto. Não passa de um balcão de negociação de votos no Congresso. Longe do mérito e da competência muitos dos nomeados têm folha corrida e não curriculum. O grosso dos agraciados ignora o que fazer no cargo e terá apenas por missão executar o que sua mestra mandar. No meio da chusma aliada uma exceção com base no mérito: Joaquim Levy, originário do governo Fernando Henrique Cardoso, que será o Armínio Fraga da Dilma. Levy tentará tirar a economia do buraco e, assim, preparar a volta de Lula em 2018 numa situação econômica menos caótica. Este, como sempre empoleirado no palanque já se compõe com uma “frente de esquerda” que lhe dará total apoio. No seu próximo governo, provavelmente, o baderneiro Guilherme Boulos, líder do MTST, será um ministro importante ou comandará os conselhos populares.
E veio a posse. Havia militares e militantes. Estes buscados em vários Estados e trazidos em muitos ônibus. Um sanduíche, um refrigerante e as bandeiras vermelhas se agitaram à passagem da reeleita. O povo praticamente esteve ausente da patuscada.
Menção especial deve ser feita ao discurso de posse que impressionou pelo cinismo e pela empulhação. Uma ficção de mau gosto sobre o paraíso Brasil, obra do PT onde a pobreza acabou e o pleno emprego deixa a todos imersos em felicidade. Uma dádiva que devemos agradecer de joelhos ao criador e a criatura. Falou-se em misteriosos inimigos externos, em combate à corrupção, etc., até que o delírio oratório culminou no slogan: “Brasil, pátria educadora”. Educadora com Cid Gome?  Parece piada de salão, como diria o mensaleiro Delúbio Soares. Infelizmente, nunca fomos tão parecidos com uma republiqueta das bananas.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga www.maluvibar.blogspot.com.br

16 comentários:

Anônimo disse...

deem uma espiadinha de leve nas tais redes sociais e vejam a gurizada teclando...

vamos ficar só no uso do "mais" e do "mas"...

é um assombro...

essa é a geração futura do Brasil...

esses são os tutelados pela "pátria educadora"...

Anônimo disse...

Exemplo de cinismo:

Além de triplex no Guarujá, tornar o Lulinha bilionário, etc...
Lula deveria ir se tratar no SUS, seguindo suas próprias recomendações, ou ir se tratar em Cuba, como fez seu amigão Chavez.

Mas ele preferiu o Sírio Libanes com remédio dos americanos.

Transcrevo o comentário de outro anônimo que vai direto ao ponto:

Anônimo disse...

O lula ama Cuba,e´anti-americano, mas se trata no sirio libanes com remedio duz amerikanus de zoio azur!
Apoia o comunismo, mas desfruta do capitalismo.
Bom ser da elite, hein lula!!!
Quanto à noticia do Conclave para a Democracia em Washington,sensacional!

04 janeiro, 2015

Anônimo disse...

Exemplo de cinismo:

Reinaldo Azevedo:

Dilma acabou com Petrobrás: "Privatiza a Petrobrás, Presidente!"

Bolsonaro diz que não estupra:
"Peça desculpa, Bolsonaro!"

A Dilma, o PT, não precisam pedir desculpa pelo que fizeram. Bolsonaro precisa pedir desculpa pelo que não fez.

Com um amigão como o Reinaldo Azevedo, além de confuso, soberbo e arrogante, quem precisa de inimigos?

Anônimo disse...

“O grosso dos agraciados... terá apenas por missão executar o que sua mestra mandar.” Concordo ipsis litteris com a autora, com exceção da autonomia atribuída à presidAnta: Dilma Rousseff é apenas um bom soldado com alguma aparência de comandante por falar grosso e ter maus bofes, como o Maduro da Venezuela. A vida pregressa dela sempre foi pautada pela militância submissa ao tal centralismo democrático que eles cultivam: a direção manda, o grupo obedece. Lula e sua correte majoritária no PT ainda mandaria no Planalto? Acho que muito pouco, as divergências entre os subgrupos são cada vez mais claras. Então, quem estaria dando as cartas agora? Os radicais trotskistas da DS (Democracia Socialista) do RS, Rosseto à frente, aliados aos brizolistas? É o pior cenário? Talvez não, porque o partido está enfraquecido e quanto mais divisões. ..

Anônimo disse...

Este texto é o resumo daquilo que todos estamos cansados de saber. Só faltou citar que a eleição foi fraudada vergonhosamente pelo PT e pelo advogado do PT, "ministro" Toffoli, aquele que tem a boca virada para baixo, num U invertido, sempre fazendo cara de concentração para esconder a total falta de pudor e ética. Fico feliz em constatar que nem todos os sociólogos rezam pela cartilha dos bananeiros de aluguel que estão no poder.
Sr. Aluízio, saiu uma notícia no blog do Leandro Mazzini, que repasso abaixo, sobre a metástese no pâncreas do Lula (que o Sírio Libanês não desmentiu), do seu tratamento feito durante as madrugadas (para o povo não saber, óbvio!) e sobre o remédio (que a ANVISA NÃO REGULAMENTOU ainda!!) de R$ 30.000,00 (por mês) que ele está tomando, vindo dos EUA. Coitados de nós que não temos acesso à medicação de 1º mundo! Ainda bem que temos Alguém de olho nos demagogos!!
Abraços e um 2015 cheio de boas notícias para o senhor e para nós. E com muita saúde!
Águeda.

http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2015/01/04/lula-faz-novo-tratamento-sigiloso-contra-cancer/

Anônimo disse...

Perfeito texto descrevendo o desastre petralha. Parabéns.

Ferreira Pena disse...

Que texto maravilhoso. Parabéns!

Anônimo disse...

Gostei muito do artigo da socióloga Maria Lúcia.Só o PT ainda não percebeu que já está saindo de cena.Agora com essa nomeação de pessoas sem competência para o cargo de ministro a coisa pode ficar pior.O Aldo Rebelo para o ministério da Ciência e Tecnologia?Na gestão FHC,o ministro dessa pasta era um cientista!

Anônimo disse...

Os "cabeças" das ditas manifestações não contavam que o a sociedade - de direito e de fato - fosse às ruas de forma pacífica e com reivindicações legítimas, entre elas, a condenação dos mensaleiros do PT, para muito além dos tais 20 centavos. Com as manifestações crescentes, surgiram os black blocks... E o PT, o PSOL, o PCdoB e os alliados agradeceram! A sociedade brasileira quer Ordem, Legalidade, Democracia consolidada. Já os terroristas bb, seus financiadores e alliados...

fred oliveira disse...

Artigo impecável. Agora, que a oposição se organize e avance. Sugiro que se faça uma caravana para o nordeste, caravana esta didática, pedagógica, clara, semeando desde agora para as eleições de 2018. amos manter a pressão e não deixar passar os deslizes do governo e do pt, ecoando as críticas por toda a rede e sociedade.

Barlima disse...

Sra. Maria Lúcia seu texto é muito bom e correto e verdadeiro; porem, fica parecendo que Lula não tem nada com o estado em que nosso país chegou que, aliás, leio em quase a totalidade de comentários e blogueiros. Lula não pode ser esquecido como o homem que desorganizou o Brasil e o lançou rumo à miserabilização que hoje se nos apresenta, à luz do sol, em quaisquer cidades brasileiras. Um homem que pegou o País com todos os fundamentos para hoje ser o terceiro ou quarto país do mundo, acrescido de um desenvolvimento mundial extremamente ascendente e apenas fez proselitismo, exercitou toda sua incompetência e, após ele, nos legou essa criatura-coisa que é a atual presidente da República. Parabéns e continue com seus textos limpos e corretos.

Roberto Vieira Cavalcanti disse...

Correção, republiqueta das bananas e dos bananas.

Anônimo disse...

Um "off" daqueles, Aluizio!!!

Agora à pouco deu no Jornal da noite: Grande protesto na Alemanha contra o avanço do islamismo - em duas importantes cidades, Berlim e Dresden. A presidente, Angela Merkel, teve até que fazer um pronunciamento em rede nacional, pedindo calma...

Anônimo disse...

Nunca se deve perder de vista que Dilma é a Maria Antonieta tupiniquim, totalmente débil mental!

Anônimo disse...

Na minha opinião eles estão tomando tanta medidas impopulares de cara porque ou não tem medo do povo ou porque se o povo sair na rua de novo vão usar tudo o que tem contra ele.
Alguém duvida que um "Black Block" fanático mate o próprio irmão em nome da ideologia? Alguém já leu sobre "a noite dos cristais"? Ou sobre "Trotsky"?

samuel disse...

Feliz ano de 2016 (sem Dilma). “É que 2015 já está perdido.” Que 2015 seja o ano do IMPEACHMENT DA DILMA. O Impeachment é necessário não pela ideologia, não pela incompetência, não pela mentiralha, não pela roubalheira: É necessário por terem se apropriados das URNAS e as tornado fraudulentas!
"PMDB, PSDB, ponham as mãos nessas urnas! IMPEACH DILMA! Salvem o Brasil, Ou haverá patriotas que farão INTERVENÇÃO!"