TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, janeiro 14, 2015

PETROLÃO DE VOLTA ÀS MANCHETES: "POR QUE GRAÇA FOSTER NÃO FOI PRESA?", INDAGA O ADVOGADO DE NESTOR CERVERÓ.

Nestor Cerveró na chegada ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba (PR). A Polícia Federal informou que o ex-diretor da Petrobras foi preso preventivamente por ter feito movimentações financeiras suspeitas após ser denunciado pelo Ministério Público Federal (Foto: Veja)
Ao criticar nesta quarta-feira a prisão do ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, o advogado Edson Ribeiro afirmou que, se seu cliente foi preso pela transferência de três imóveis a familiares, a presidente da Petrobras, Graça Foster, também deveria ser detida. O defensor classificou como "totalmente arbitrária e ilegal" a decretação de prisão preventiva de Cerveró, detido na madrugada desta quarta-feira ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio. 
"Se é verdade que houve essas transferências, e não posso afirmar que seja, essas movimentações são totalmente legítimas e legais. Na época em que ele as fez, não havia nenhuma restrição administrativa ou legal. Tanto que ele e a Graça Foster fizeram", disse Edson Ribeiro. "Se é crime para Nestor, é para Graça. Se o Ministério Público Federal pediu prisão para o Nestor por esse fato, deveria pedir para a Graça. Se não o fez, então está prevaricando".
Em agosto, o jornal O Globo mostrou que Graça Foster doou parte de seus bens precisamente quando a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, se transformou num problema do Palácio do Planalto e virou pauta de CPI.
O advogado disse que deve viajar nesta tarde a Curitiba, para onde o ex-diretor da Petrobras foi levado. No pedido de prisão preventiva, em que alega existirem existem "fortes indícios" de que o ex-diretor continue praticando crimes, o MPF afirma ter identificado transferências de 500.000 reais para a conta de uma filha de Cerveró, além da transferência de três imóveis a familiares "em valores nitidamente subfaturados". A transação caracteriza, no entender da procuradoria, a continuidade da prática de crimes.
Ainda de acordo com o defensor de Cerveró, a quantia envolvida na movimentação financeira corresponde a "dinheiro legal, auferido através de salários e declarado ao Imposto de Renda". "Não existe nenhuma ilegalidade", afirmou o advogado, que disse ter conversado com o ex-diretor logo após a prisão. "Ele estava tranquilo, mas indignado com a situação, porque desde o primeiro dia se colocou à disposição de todas as autoridades e até agora ninguém se interessou em ouvi-lo. Ele nunca fugiu de nada".
Propina – De acordo com a acusação contra Cerveró, aceita pela Justiça em dezembro, o ex-diretor recebeu 15 milhões de dólares, a partir da mediação do lobista Fernando Baiano, para a consolidação de um contrato com a Samsung. Depois de ter embolsado a propina, Cerveró, na condição de diretor da Área Internacional da Petrobras, recomendou à Diretoria Executiva da estatal a contratação da empresa sul-coreana por 586 milhões de dólares.
Em uma segunda etapa, por meio de Fernando Baiano, Cerveró teria recebido mais 25 milhões de dólares para que a Samsung conseguisse um contrato para o fornecimento de outro navio sonda para perfuração de águas profundas ao custo de 616 milhões de dólares. O total de 40 milhões de dólares em vantagens indevidas, que o empresário Julio Camargo afirma ter sido destinado a Fernando Baiano, terminou, segundo apuração do Ministério Público, nas mãos de Cerveró.
Pasadena – O ex-diretor também foi um dos principais responsáveis pela desastrosa aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, um negócio que rendeu prejuízo de 792 milhões de dólares à Petrobras, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU). Na época diretor da Área Internacional da estatal, Cerveró elaborou um parecer favorável ao negócio apresentado ao Conselho de Administração da Petrobras. Do site da revista Veja


CERVERÓ PODE VIRAR O NOVO HOMEM-BOMBA DO PETROLÃO

MEU COMENTÁRIO: Dada à gravidade das denúncias contra Nestor Cerveró, é bem provável que esteja surgindo no horizonte novas delações premiadas.

Este ano de 2015 tem tudo para ficar na história do Brasil! O rolo está apenas começando...

15 comentários:

fred oliveira disse...

Se o motivo da prisão atual do Cerveró foi o fato de ter passado imóveis para pessoas de sua família, o advogado dele está certo. Graça Foster fez o mesmo. O fato dela ser protegida da presidente não deveria interferir se a justiça fosse realmente independente. Sugiro, então, que se decrete a prisão de Graça Foster. Mas isso se a causa da prisão foi esta.

Anônimo disse...

O advogado fez a pergunta que toda a nação brasileira faz:

'POR QUE GRAÇA FOSTER NÃO FOI PRESA???!

Anônimo disse...

ela nao esta na cadeia porque esse ai tentou dar uma de esperto e nao abriu o bico por inteiro...

ficou so no mimimi tentando ficar tanto com um lado como com o outro..

mané, vai ficar igual o careca do mensalão, cumprindo cana sozinho...

Anônimo disse...

Quero ver qual desses canalhas colocará o guiso no pescoço do Barba. Já tô pra lá de cheia de vê-lo andando pelo meu país como que se o possuísse.

Anônimo disse...

Essa prisão tem o dedo da facção criminosa PT que está em querra com
O PMDB.
Uma simples briga entre quadrilhas.

Anônimo disse...

RA ate voltou bem mas ja virou advogado da Graça Foster e retomou o cargo, que estava vago por causa das ferias, de conselheiro oficial da presidentA...rssr

se tiver mais quatro anos de petismo ele vira ministro...

Katia Abreu seguiu o mesmo caminho, de oposicionista à conselheira fiel da governanta, e conseguiu um ministério...

vamos fazer uma petição online para que o RA também consiga caso não tenha o talento e a dedicação ao cargo de conselheiro devidamente reconhecidos pelos petistas...

ele merece...

Anônimo disse...

Boa pergunta: Porque a desgraça Foster não foi presa ainda? Acho que a pilantra só será presa, se um dia, colocar os pés um dia em território Americano!
Por favor alguém coloque um tapa olho nesse safado do Cerveró!

Anônimo disse...

Isso daqui não funciona!
O país é uma verdadeira baderna e uma imoralidade sem precedentes.

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

E porque NÃO VOLTAM A PRENDER o RENATO DUQUE???
porque soltaram o bandido???
Duque é um dos maiores ladrões da Petebrás!
A PF tem provas concretas,factuais
indiscutivéis e os comparsas da quadrlha aboletados como "juizes" do STF soltaram o comparsas da PTbrás...
Não dá mais para segurar ou se da um BASTA nesta inimaginavel e ABSURDA BANDALHEIRA ou
então é melhor liberar geral todos os bandidos dos presidios pois estes perto do
MEGA LADRÕES ENGRAVATADOS DO PT E DO DESGOVERNOS SOCIALISTAAS SÃO "ANJOS CELESTES"

OO BRASIL VIROU UM IMENSO ANTRO DE LADRÕES SOB O PATROCINIO E DIREÇÃO DE LULA E DILMA E DOS SEUS CAPANGAS DO PT!!

Cristiano disse...

Faço uma observação. No começo está escrito que o advogado iria "a Curitiba". O Certo é "à Curitiba" porque o nome da cidade tem que vir acompanhado de preposição nessa oração.

Abraço. Curti muito o texto... agora pode deletar o que escrevi, heheheh!!!

TERMINATOR disse...

¨Por que Graça Foster não foi presa?¨ Porque estamos no cocosil, digo, Brasil!

Helio Jr disse...

Lula pensa e age como cangaceiro
que é desde sempre.

Anônimo disse...

E o Duquinho , nem mesmo um questionamento ?

Anônimo disse...

Não, prezado Cristiano de 15/01, aí só tem a preposição A que pode ser substituída por PARA: Para Curitiba.

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Reparou no sorriso cínico do Cerveró, ala José Dirceu? Não sei onde está a graça, se souber, por favor me diga.
Esther