TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, fevereiro 05, 2015

DELATOR CONFESSA: PT RECEBEU CERCA DE 200 MILHÕES DE DÓLARES EM PROPINAS DO PETROLÃO.

O ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, afirmou à Justiça, em acordo de delação premiada, que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, recebeu de 150 milhões a 200 milhões de dólares em propina de 2003 a 2013, por meio de desvios e fraudes em contratos com a Petrobras. As revelações de Barusco colocam mais uma vez o caixa do PT no centro do escândalo do petrolão e devem respingar diretamente nas campanhas políticas do partido, incluindo a da própria presidente Dilma Rousseff. Vaccari foi levado na manhã desta quinta-feira para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo onde prestou esclarecimentos sobre a arrecadação de recursos para a legenda e foi liberado em seguida.
Ainda que tenha negado irregularidade no sistema de arrecadação de campanhas do PT, Vaccari agora é confrontado pela primeira vez com as informações do delator Pedro Barusco, que concordou em colaborar com a Justiça em troca de reduções de pena. Após firmar o acordo de delação, o ex-gerente confirmou, por exemplo, que iria devolver aos cofres públicos impressionantes 97 milhões de dólares recolhidos a partir do megaesquema de cobrança de propina na Petrobras.
“Durante o período no qual foi gerente executivo de Engenharia da Petrobras, subordinado ao diretor de Serviços, Renato de Souza Duque, de fevereiro de 2003 a março de 2011, houve pagamento de propinas em favor do declarante [Barusco] e de Renato Duque, bem como em favor de João Vaccari Neto”, diz trecho do depoimento de Barusco. O pagamento envolveu 90 contratos de obras de grande porte entre a Petrobras, empresas coligadas e consórcios de empreiteiras. Os contratos estavam vinculados às diretorias de Abastecimento, Gás e Energia e Exploração e Produção. No rateio da propina, normalmente eram cobrados 2% do valor do contrato, sendo que 1% era administrado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, e o outro 1%, repartido entre o PT e diretores da Petrobras, incluindo Renato Duque e Jorge Zelada, da Área Internacional da petroleira.
Enquanto as projeções de Barusco apontam que o tesoureiro do PT embolsou até 200 milhões de dólares em nome do partido, no mesmo período o delator recebeu 50 milhões de dólares em dinheiro sujo. Em apenas um contrato de sondas de perfuração de águas profundas para exploração do pré-sal, Vaccari, em nome do PT, recebeu 4,5 milhões de dólares em propina. Leia MAIS

6 comentários:

Anônimo disse...

Dilma mais que nunca precisa receber o IMPEACHMENT!!!

O Brasil precisa ser desratizado!!!

Anônimo disse...

Sempre, todos eles, souberam de tudo.
A oposição, ainda muito tímida, precisa endurecer e perder o medo. Tem total apoio da população. Ou vai ou racha!
O projeto começa a desabar.

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

Quando a PF vai deflagrar a operação Molusco ????

Está mais do que na hora!!!!



Chris/SP

Anônimo disse...

Prendam o Lula, e o resto cai como dominó.

Anônimo disse...

Só o impeachment pode salvar a Petrobrás,ela está rumando rapidamente para a insolvência.

Anônimo disse...

Aécio vai pedir a Dilma que ella peça desculpas à Nação....Tem que pedir cadeia ParaTodos, inocente!