TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

DESVENDANDO A AMÉRICA LATINA: É POSSÍVEL CONSTRUIR A PAZ E O PROGRESSO AÇULANDO A VINGANÇA E O ÓDIO?



Vale a pena ver este documentário escrito e apresentado pelo escritor peruano Álvaro Vargas Llosa que nos leva a uma emocionante viagem através da história recente do continente sul americano, identificando os momentos chave que que deram forma à América Latina contemporânea.

“Consequências” é o título deste programa produzido pela National Geographic Channels International em quatro episódios: Indigenismo, Imperalismo, Populismo e Autoritarismo. Concentra-se nos eventos que moldaram a atual situação política e social da América Latina e procura esclarecer a origem das tendências que imperaram ao longo do século XX, examinando as causas e efeitos assim como também a influência que ainda hoje exercem na população.
Este vídeo é o programa completo em espanhol com legendas em português. Como disse, vale a pena assistir. Talvez muitos leitores já tenham visto. Mas creio que vale a postagem. O documentário é de 2008.
O lado preocupante da história reside em duas indagações: a América Latina é viável ou poderá regredir no tempo? É possível se construir a paz e o progresso açulando a vingança e o ódio? 
Os estimados leitores podem dar a sua opinião nos comentários.

OBS.: Crédito para o excelente site The Independent Institute, onde encontrei o link para este vídeo bem como informações sobre o documentário.

5 comentários:

TERMINATOR disse...

Resumo da ópera: nossa América latina, infelizmente foi, é e sempre será um continente fracassado. Primeiro e maior razão porque foi colonizada pelos ibéricos (os latinos Portugal e Espanha) que só sugaram como vampiros predadores, segundo que se misturaram tanto (miscigenação - os esquerdas marxistas acham isso grandes coisa, claro) que os países deste continente acabaram não tendo uma identidade própria (um pouco menos em alguns poucos países colonizados pelos espanhóis).

Anônimo disse...

De um partido comunista nada prestar. Na frente são uma - muita propaganda - por detrás, outra aos inverso.
Lembram das promessas eleitoreiras de Dilma, como em nada mexer nos direitos dos trabalhadores ou aumentar impostos?
São naturalmente falsários, chantagistas e protegem apenas os da máfia; os outros que explodam e quando detêm o poder, escravizam, como em Cuba, caso dos seus médicos no Brasil: saiu do trabalho, preso!
Leiam na net: "Carta que Fidel Castro enviou ao presidente Hugo Chavez de como implantar o comunismo na Venezuela", e verão que é essa gentalha!

Anônimo disse...

Valeu, Aluízio.

Anônimo disse...

inviável...

completamente inviável...

conseguimos criar uma combinação rara de incompetência extrema, lascividade aguda, delinquência politica e cognitiva, ignorância histórica e total falta de apreço pela disciplina...

aí geramos essa cloaca em forma de continente que se vê hoje em dia...

Anônimo disse...

complementando meu comentário anterior, e tudo isso regado a uma boa dose de esclerose ao renegarmos as nossas verdadeiras origens e descendência...

exceto os índios, ninguém é nativo desse lugar, somos todos forasteiros...

nem os negros, que aqui chegaram por força do regime escravocrata....

portanto, é de rolar de rir quando você vê brasileiros, muitos descendentes de espanhóis e portugueses reclamando que os ancestrais saquearam o Bananão...

reclamam como se o Bananão tivesse sempre sido deles...

agora entramos numa "vibe" de renegar todo o legado civilizatório deixado pelos exploradores para voltarmos à babaquice da America Latina da Mae Terra...

todo aquele papo mistico cafona entoado pelo Morales e seus admiradores...

é exatamente esse retorno ao estagio que o continente se encontrava antes dos colonizadores chegarem que esta levando os países latinos à falência total...