TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, fevereiro 22, 2015

POLÍCIA PROCURA DOLEIRO SUIÇO-BRASILEIRO QUE OPERAVA ESQUEMA DO PETROLÃO ENVOLVENDO A EMPREITEIRA ODEBRECHT

No dia 29 de outubro de 2014, o suíço-brasileiro Bernardo Freiburghaus apresentou à Receita Federal uma declaração de saída, documento exigido de todos aqueles que desejam deixar o Brasil ou se ausentar por mais de 12 meses. Não declinou seu novo endereço, como outros fazem em sua situação. Conforme a Receita informou à força-tarefa do Ministério Público Federal que investiga o petrolão, Freiburghaus indicou apenas uma conta-corrente com cerca de 50 mil francos-suíços, depositados no banco Julius Baer, na Suíça. Freiburghaus tem residência lá. Faltavam poucos dias para a etapa mais importante da Lava Jato, batizada de Juízo Final. Enquanto grandes empreiteiros seguiam para o xadrez, Freiburghaus desaparecia no mundo. Segundo os investigadores, deixara o Brasil em junho.
No começo de novembro, os investigadores já sabiam que Freiburghaus era o grande doleiro dos principais operadores do petrolão. Seus clientes incluíam executivos da Petrobras, como os delatores Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco; lobistas envolvidos no esquema; e empreiteiras, sobretudo a Odebrecht. Freiburghaus atua desde os anos 1990 no mercado negro dos bancos suíços. Especializou-se em clientes cariocas. Para minimizar os riscos de ser descoberto pelas autoridades brasileiras e suíças, usava múltiplos bancos – e, de tempos em tempos, remanejava o dinheiro dos clientes para novas contas secretas. Tinha contato direto com os gerentes dos  bancos. Usava uma brasileira de sua confiança, fluente em várias línguas, para se comunicar por e-mail com alguns desses bancos. A força-tarefa do petrolão está à caça dele: há um mandado judicial para que ele fale. Se Freiburghaus colaborar, os investigadores chegarão mais rápido à origem do dinheiro sujo que ele, segundo as provas do caso, repassava aos operadores do esquema. A origem – quem pagava – está nas fornecedoras da Petrobras, sejam empreiteiras ou multinacionais do petróleo. Da revista Época ->> Clique aqui para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

se topar com essa cara de bunda aqui onde moro, ligo pra policia...

Anônimo disse...

O que me espanta é ter saído sem declarar o destino, ainda mais na sua situação, afastamento de 1 ano, coisa que nos é cobrada, ferrenhamente, por uma simples semana de turismo.
Pau nele, mas também nos 'colaboradores e facilitadores'. E como tem!
Esses não serão investigados?

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

Puxa, Aluízio, em um primeiro momento achei que era o cartaz de PROCURA-SE da Dilma! Incrível, são tantos bandidos envolvidos na roubalheira do PT, que a gente até esquece de um e de outro, e isso que ainda não foram chamados às falas os políticos! Imaginem então quando for aberta a caixa preta do BNDES, vai faltar cadeia!

Anônimo disse...

Fora de Pauta
Aloizio de uma olhada na barbaridade publicada no blog da cidadania do eduardo guimaraes, no dia de hoje.

JOTABE disse...

Taca a Interpol em cima dele.

fred oliveira disse...

Aguardemos com paciencia os nomes dos politicos que serao acusados na lava jato, tanto os que possuem mandatos como os que nao os tem.