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sábado, fevereiro 21, 2015

PROTESTO DE CAMINHONEIROS NO OESTE CATARINENSE PODE GERAR CRISE DE DESABASTECIMENTO. EMPRESAS DISPENSAM FUNCIONÁRIOS. SITUAÇÃO PREOCUPA.

Caminhões estacionados nas BR-282, SC-163 no Oeste catarinense. Foto: DC/Ederson Abi/Portal Peperi / Divulgação
A paralisação dos caminhoneiros em Santa Catarina ganhou força na sexta-feira e a estimativa é que o número de caminhões já supere 500 em São Miguel do Oeste, no trevo da BR-282 com a SC-163, e 100 em Maravilha, próximo ao posto da Coocatrans, nas margens da BR-282. Os dados foram repassados pela coordenação do movimento e confirmados pela Polícia Rodoviária Federal.
Os motoristas protestam contra o aumento dos combustíveis e más condições das estradas, entre vários outros itens. Na quinta-feira o movimento começou a bloquear também cargas de leite e ração.

— Só vamos liberar quando os agricultores se incorporarem ao nosso movimento — disse o motorista Vilmar Bonora, de São Miguel do Oeste, um dos líderes do movimento, que iniciou na quarta-feira.
No final da tarde a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), anunciou o apoio ao motoristas e, na manhã deste sábado, agricultores devem engrossar o protesto.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), afirmou que a entidade não foi convidada oficialmente e que fica difícil mobilizar os produtores sem ter discutido a pauta e as estratégias. Mas destacou que cada categoria deve buscar defender suas reivindicações. Do site do Diário Catarinense
EMPRESAS PARALISAM CAMINHÕES
E DISPENSAM FUNCIONÁRIOS
Lopes: situação crítica (Foto: DC)
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, disse que a manifestação que ocorre noExtremo Oeste Catarinense e em outros estados do Brasil é um protesto das dificuldades que o setor vem enfrentando após aumento de custos com mudanças emencargos trabalhistas e no aumento dos combustíveis.
As más condições das estradas agravam a situação. Em entrevista ao Diário Catarinense, Pedro Lopes alertou que já há empresas dispensado funcionários e que os aumentos serão sentidos pelo consumidor.
A Federação está apoiando a manifestação no Extremo Oeste?
As reivindicações são justas. Nós estamos observando esse movimento que nasceu no extremo oeste catarinense que está em sintonia com as necessidades dos transportadores autônomos, empresas e cooperativas. Houve um aumento de custos nos combustíveis, a Cide ameaça retornar, há uma insegurança com o seguro desemprego e o governo atira custos que eram de sua responsabilidade para cima das empresas. Outro ponto é a necessidade de melhoria nas BRs 282 e 158. O atraso na liberação da ponte na BR 158 (divisa entre SC e RS), também trouxe um custo alto com o aumento dos trajetos de desvio. O movimento é pacífico e não está trancando a passagem. A federação não apóia o fechamento das rodovias.
Os manifestantes reclamam que o aumento dos combustíveis tornou o frete inviável, é isso mesmo?
Por todos esses custos, pelo aumento do diesel e ineficiência das estradas chegamos a um estudo que aponta a necessidade de um reajuste de 12% no frete e nossos embarcadores não estão querendo aceitar esse repasse. O movimento é uma advertência de que a situação pode ficar mais drástica. Algumas empresas estão paralisando seus caminhões e dispensando funcionários. Só uma empresa do Vale do Itajaí dispensou 120 funcionários. Um levantamento que fizemos com cooperativas de transportadores do Oeste apontou uma redução de 12 a 15% do faturamento no mês passado.
Mas agora parece difícil recuar no preço dos combustíveis?
O barril de petróleo chegou a estar a 120 dólares e agora está a 50, 55 dólares. Não justificaria esse aumento. O aumento dos combustíveis traz outros reajustes como pneus, lubrificantes e peças. Isso é custo que vai ser repassado para o produto final. Quem vai acabar pagando é o consumidor.
As reivindicações da categoria parecem difíceis de serem atendidas no momento.
Há um acúmulo de situações. As obras pararam. Na BR 280 é só limpeza. A BR 470 está parada. Não se fala mais na melhoria da BR 158 e da BR 282. Não se fala em duplicação. Tem pontos que precisariam de melhoria para evitar vítimas e perda de equipamentos. O que pedimos das autoridades é atenção e diálogo para buscar uma solução. Do site do Diário Catarinense

5 comentários:

Anônimo disse...

E', guerreiro Aluizio, o PT, bin laden brasileiro sem bomba fisica, detonou o brasil.Um governo que exauriu o modelo economico herdado, nao fez investimentos, aumentou insanamente o crediario, e distribuiu rendas irresponsavelmente sem lastro,sem reformas, tudo com objetivos eleitoreiros pra aumentar a classe C, que voltou a ser D. Nao produziu, ao contrario , corrompeu, exauriu as financas da maior estatal, passou a mao em tudo, aparelhou o estado comprou tudo ou quase tudo, doutrinou e doutrina jovens nas universidades, promoveu a inveja, ressentimento, inverteu valores , incrementou a luta de classes, racismo, inversao de valores. Gracas ao Real a economia nao sucumbiu de vez. Sao stalinistas, lenistas, castristas.Parasitas, comunistas. Nao fosse a investigacao da maior corrupcao do pais, elles estariam acelerando seus propositos bolivarianos, cartilhas que afrontam a familia, decretos, o nefasto pndh3, enfim,ironicamente, gracas a uma tragedia, o petrolao, ficaram um tanto que estagnados, pois mudou-se o foco. Gostariam ardentemente de fazer no brasil o que esta' sendo feito na venezuela.E tem ingenuos que dizem- e agora lula e dilma o que voces tem a dizer sobre as barbaries do chavismo?! Claro que no intimo aplaudem, pois sao da mesma ideologia, sao da mesma psicopatia. E o povo ha' 12 anos sendo seduzidos por essa corja. O que faz a alienacao politica e educacao de 5* mundo! Cansei.

fred oliveira disse...

Um desastre chamado pt.

Anônimo disse...

O aumento dos combustíveis apesar de o preço do petróleo ter caído pela metade, é para pagar toda a roubalheira que esse governo petralha fez na estrovenga chamada Petrobrás que já era para ter sido privatizada há muito tempo! A gente olha as imagens das estradas que os heroicos caminhoneiros têm de enfrentar, puro lamaçal (igual ao governo petralha) e me pergunto, como é que esse governo consegue ser tão incompetente, que ainda não asfaltou as estradas nestes doze anos?! Os agricultores que carregam esse país nas costas (e não a Petrobrás que só produziu até agora dívidas e roubalheira), não conseguem ter rodovias decentes para escoar os seus grãos, aumentando o custo final de seus produtos!

Carlo Germani disse...

Uma megagreve nacional de transportes,para o país.

O caos generalizado segue avançando em todos os setores.

PS:Não descarto a aposta da corja petista-comunista no poder para um golpe de Estado (vide agenda bolivariana da Venezuela com Maduro).É absurda a eventual iniciativa,mas não esquecemos que são TODOS psicopatas no poder.

PS2:E quantos da população tem senso de avaliação da verdade oculta da trágica situação do país?
Se muito 10% da população adulta.

O número de "homens-massa" (massa populacional de imbecis coletivos
despersonalizados e unidos na mediocridade moral,cultural-intelectual),não para de crescer.
(vide Ortega Y Gasset - Revolução das Massas).

Virou moda alegarem de que "estão de bem com a vida".

Será?

Anônimo disse...

CHEGA DE SER OTÁRIO E PAGAR O ROUBO DESSE E OUTROS GOVERNOS, CAMINHONEIROS UNIDOS, QUEBREM AS CANCELAS DOS PEDÁGIOS, NÃO PAGUEM MAIS NADA.

PESQUISA:

Q PUNIÇÃO VC ACHA ADEQUADA A UM POLÍTICO OU FUNCIONÁRIO PUBLICO CORRUPTO?:

PENA DE MORTE.
PRISÃO PERPÉTUA E CONFISCO DE BENS.
DEIXA COMO ESTA.
NEM UMA DAS ALTERNATIVAS.

CHEGA DE OTÁRIO.