TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, fevereiro 17, 2015

RISCO POLÍTICO: PELA PRIMEIRA VEZ MERCADO PASSA A INCLUIR POSSIBILIDADE DE IMPEACHMENT DA DILMA EM SUA AVALIAÇÃO SOBRE O BRASIL

O mercado financeiro avalia o Brasil sob diversas óticas. As principais são os fundamentos econômicos, como a inflação e as contas públicas, os aspectos regulatórios, que envolvem as votações no Congresso Nacional, e a situação política. Este terceiro era o grande diferencial entre o Brasil e a maior parte dos países emergentes. A democracia brasileira era vista como mais sólida que a de muitas nações poderosas, como China, Índia e Rússia. Essa característica fazia com que os investidores desconsiderassem, de certa forma, pontos negativos, como a enorme burocracia, na hora de aportar seus recursos por aqui. As coisas, no entanto, começaram a mudar. Análises recentes feitas por consultorias e bancos de investimento começam a precificar o que, no jargão dos analistas de mercado, é chamado de 'risco político'. Essa avaliação leva em conta, inclusive, a possibilidade, ainda que remota, de impeachment da presidente Dilma.
Na última semana, a consultoria Eurasia publicou um relatório em que revisa para baixo suas perspectivas para a economia brasileira. O curioso é que o documento passa a considerar probabilidade de impeachment da presidente. Segundo a Eurasia, o risco está em 20%, o que é considerado baixo. O problema é que é a primeira vez que os cálculos da consultoria passam a levar em conta esse tipo de hipótese. "A grande lição do segundo mandato de Dilma Rousseff é a piora das condições econômicas e políticas. As medidas adotadas terão de ser mais construtivas. E esse processo deve ser mais complicado e permeado de riscos do que se antecipava meses atrás", afirmam os economistas Chris Garman, João Augusto de Castro Neves e Cameron Combs, em relatório. Leia MAIS

5 comentários:

fred oliveira disse...

As condicoes de administraçao do governo Dilma sao as piores possiveis. Nao tem credibilidade pois mentiu para a populaçao durante o periodo eleitoral; esta' perdido, sem forças morais e sem planejamento capaz de vencer a inflaçao. Junte-se a isto a auta da gasolina e da luz. Um caos. E nem vou me referir `a corrupçao.

Anônimo disse...

Essa conversa de mentiu e' menos importante. E' marca registradd do PT. Lula falou varias vezes em sua intimidade que 10 verdades nao prevalece sobre 1 mentira sua; tem fama de ser mentiroso, dissimulado, cinico. Seus sequazes nao seriam diferentes. O problema e' `bolso'; nao fosse a crise ECONOMICA e tudo estaria bem pois em relacao ` a etica, roubalheira, saude, educacao, violencia e outras barbaries cometidas ao longo dos anos desde lula, pouquissimos estariam preocupados ! Sem falar da midia, a grande defensora da quadrilha, com rarissimas excessoes. O governo lula foi uma podridao onde tudo comecou, mas teve sorte, nao mexeu na economia, e ...`povo feliz`, ate' que o processo foi se esgotando e o resultado ai' esta' com uma presidente incompetente e arrogante.Mas, repito, brasileiro ta' ligado no bolso e nos seus direitos, o resto e' resto.

Augusto disse...

https://scontent-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10676326_857198564321565_2635652456697589990_n.jpg?oh=4bd85418018f214d97f629dbd8d918b2&oe=55492805

Anônimo disse...

A Oposição, o grande embuste interno, não vai abrir merda alguma de caixa preta! Ponham isso na cabeça.
Não interessa aos investidores do mundo que o Brasil passe por uma crise de enormes proporções. É muito dinheiro, e pesado, envolvido. Ninguém quer perder.
Por isso esse jogo de empurra-empurra, de acertos, contorcionismos, mentiras. E nós, idiotas, ficamos aqui achando que o Lula vai ser julgado e preso, mais Cia Ltda. Nada!
Tudo jogo de cena.

Cavalaria Ligeira

Antonio disse...

Em se tratando de política brasileira tudo é possível, inclusive a possibilidade de impeachment da presidente Dilma, não se trata de punir o PT e seu governo pelas mazelas acontecidas, mas também não entro nessa conversa de que é tudo jogo de cena para tapear os bestas.

Pela primeira vez em sua propaganda na TV, o PMDB não menciona nada sobre o governo do qual faz parte, em outras épocas, em primeiro lugar se derramava em elogios a Lula e a presidente Dilma, sendo assim já é um bom sinal de que apesar de também fazer parte das maracutaias o PMDB está saindo de fininho.