TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, abril 15, 2015

LAVA JATO ESTOURA APARELHO DE AGITAÇÃO POLÍTICA DO PT. GRÁFICA E REVISTA ACUSADAS DE LAVAR DINHEIRO DO PETROLÃO,

Entrada da sede da revista Brasil Atual e da Gráfica Atitude no centro de São Paulo que compõe o aparelho de agitação política do PT em São Paulo e, segundo a Operação Lava Jato é também "lavanderia" do dinheiro do petrolão. Foto do site de O Globo
Investigada na Operação Lava Jato por ter recebido ao menos 1,5 milhão de reais desviados da Petrobras e da Sete Brasil, a Editora Gráfica Atitude Ltda é uma sociedade mantida por dois sindicatos umbilicalmente ligados ao PT: o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Os sindicatos são sócios e indicam os diretores da gráfica - quase todos filiados ao PT e sempre dirigentes dos sindicatos. Aliado do ministro Ricardo Berzoini (Comunicações), o ex-deputado paulista Luiz Claudio Marcolino (PT) comandou a gráfica, assim como José Lopez Feijóo, que era assessor especial da Secretaria Geral da Presidência sob comando do ex-ministro Gilberto Carvalho.
A empresa mantém veículos de imprensa alinhados com o governo federal e com o PT, como a Rede Brasil Atual, a Rádio Brasil Atual e a Revista do Brasil. Em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou em 15.000 reais cada, a editora e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), por propaganda irregular nas eleições presidenciais de 2010. Na ocasião, o TSE entendeu que a Revista do Brasil e oJornal da CUT, impressos na gráfica, eram peças de propaganda ilícita favorável à presidente Dilma Rousseff e desabonadora para o senador José Serra (PSDB), à época adversário de Dilma na disputa da Presidência da República. Em depoimento no último dia 31 de março, Augusto Ribeiro Mendonça, um dos executivos da Setal Óleo e Gás presos no petrolão, revelou ao Ministério Público que fez pagamentos da ordem de 2,5 milhões de reais à gráfica a mando do tesoureiro nacional do PT,  João Vaccari Neto, preso nesta quarta-feira pela Polícia Federal. Ribeiro repassou o dinheiro em parcelas mensais entre 2010 e 2013. A operação foi simulada como compra de anúncios e , segundo os investigadores, tem características de lavagem de dinheiro e caixa dois. (Felipe Frazão, de São Paulo) Do site da revista Veja
APARELHO DE AGITAÇÃO POLÍTICA DO PT MANTIDO COM DINHEIRO DE SINDICATOS
Segundo matéria do site de O Globo, a editora Gráfica Atitude funciona no 19º andar de um prédio no centro de São Paulo. A empresa é responsável pela publicação da “Revista do Brasil”, do site “Rede Brasil Atual” e um programa de rádio. No mesmo local funciona a redação de jornais de dois sindicatos. Em abril de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou a Atitude por fazer, em 2010, propaganda eleitoral considerada ilícita em favor da então candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse José Lopez Feijóo é Espanhol...é "aquelle" que recebeu cidadania brasileira em tempo recorde, se não me engano, em uma semana. Rapidez à parte, na Venezuela também tem Espanhóis em situação muuuuuito parecida.