A mais movimentada via de Maceió, Avenida Fernandes Lima, amanheceu com uma enorme faixa afixada em local estratégico, na passagem de pedestres conhecida por "elevado do Cepa", com crítica à presidente Dima Rousseff: "1º de abril, dia da mentira, dia da Dilma".
Maceió realizou uma das mais significativas manifestações populares contra corrupção e pelo impeachment de Dilma, em 15 de março passado, quando milhares de pessoas percorreram as ruas da cidades saíram às ruas pedindo a mudança de governo.
Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Segundo a enciclopédia Wikipedia, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa, o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools' Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. Na Galícia (Espanha), o dia é conhecido día dos enganos. Do site Diário do Poder
6 comentários:
é o Di(lm)a da mentira.
Aqui em Alagoas o PT nunca se criou.
É o estado menos petista do nordeste.
Podem conferir.
Espero que continue assim.
"Alagoas, estrela radiosa
Que refulge ao sorrir das manhãs
Da República és filha donosa
Maga estrela entre as estrelas irmãs
Alma pulcra de nossos avós
Como benção de amor e de paz
Hoje paira a fulgir sobre nós
E maiores, mais forte nos faz
Tu liberdade formosa
Gloriosa hosana entoas
- Salve, ó terra vitoriosa
- Gloria à terra de Alagoas"
Espero que depois dos petralhas, livremo-nos também dos renans, collores et caterva.
Avante, Brasil!
O PT é uma máquina de produzir mentiras em escala industrial, 24 H, sem interrupção, de 2ª a sábado e, se formos confrontar todas, ficaremos por conta disso todo o tempo, não faremos outra coisa da vida.
Como podemos ver, o que o PT diz varia de acordo com seus interesses de momento, pois sua ética-moral é o oportunismo.
Quem é inteligente e preparado hoje pode ser para o PT um imperialista e burguês; mas, amanhã, mas pode re-recuperar depois de amanhã.
O PT é uma “metamorfose ambulante”, como o próprio ex-presidente Lula já se definiu com orgulho certa vez e única coisa que nunca muda é sua cara de pau, sua disposição para mentir com a maior naturalidade - o cara entende de encenação - para enganar, para “fazer o diabo” pelo poder, já que para o PT "todos os meios justificam os fins".
Analisem as "amizades" de ex odiados por Lula:
Lula-Collor...
Lula-Maluf...
Lula-Sarney... etc.
Aluízio, notícia urgente no G1: "O Comando da 11ª Região Militar (Comando Militar do Planalto) acaba de colocar os tanques na rua em Brasília"!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
...Primeiro de abril!
Que bom se fosse verdade, e talvez no dia que isso acontecer, poderá ser para defender os petralhas ladrões!
E o dia da mentira foi comemorado em grande estilo pelos comunistas brasileiros:
China põe o pé na empresa com um empréstimo de U$3,5 bilhões!
Viram só de quem é o petróleo agora?!!
Para o anônimo que se referiu ao PT como máquina de produzir mentiras em escala industrial, um vídeo explicando a adoção pelas esquerdas das estratégias ensinadas por Saul Alinsky:
https://www.youtube.com/watch?t=143&v=i11taVO1hIY
Postar um comentário