TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, maio 18, 2015

AO POTENCIALIZAR O PATRIMONIALISMO, DELETÉRIO CONTUBÉRNIO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, O PT DESTRUIU O BRASIL.

O texto que segue é meio longo. Todavia não há como ir a fundo em temas complexos com notas e notinhas miúdas. Entender as coisas dá trabalho. Não há outro meio de mudar o Brasil que não seja ampliando o conhecimento. E isso só pode se dar pelo estudo, pela leitura atenta e a reflexão. Recomento que leiam o texto que segue. 

O site da revista Veja fez uma entrevista excelente com o professor Ricardo Vélez Rodriguez que é uma figura peculiar no meio acadêmico: nascido na Colômbia, ele coordenou um dos primeiros centros de pós-graduação dedicados exclusivamente ao pensamento brasileiro, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Autor de obras sobre o patrimonialismo e o Castilhismo - regime autoritário que nasceu no Rio Grande do Sul e teve influência decisiva sobre a República brasileira -, Rodriguez vive no Brasil desde 1979 e especializou-se em identificar as raízes históricas e culturais das mazelas que assolam a política brasileira. Aos 72 anos, ele vive em Londrina (PR) e continua lecionando. Rodriguez analisa o cenário político atual e afirma: o Partido dos Trabalhadores elevou as práticas patrimonialistas a um nível sistêmico.
O conceito de patrimonialismo é encontrado em Max Weber no tipo de dominação tradicional. Grosso modo significa a confusão entre as esferas pública e privada, enquanto o tipo dominação racional legal estabelece a separação entre essas duas esferas e aí se tem o Estado moderno, tipificado pelo império da lei e da impessoalidade.
No caso brasileiro, a análise do professor Vélez Rodriguez está absolutamente correta e até mesmo assemelha-se com o que tem formulado Olavo de Carvalho. Eu mesmo também em posts passados já me referi à questão do patrimonialismo que o PT conseguiu turbinar a um ponto que não tem paralelo na história da República e o resultado foi este que se está vendo, um desastre total com a falência do Brasil.
Explica-se por meio desta análise as razões pelas quais os mega empresários brasileiros estabeleceram esse deletério contubérnio com o governo do PT. Tanto é que não querem largar esse esquema nem a pau. Quem garantiu o PT no poder até hoje foram os mega empresários, banqueiros e capitães de indústrias principalmente. Não é à toa que a indústria brasileira seja um sucatão dependente da importação de máquinas, insumos, equipamentos, tecnologia e até mesmo de ferramentas de gestão. Empresário brasileiro não cria uma agulha, nada,  pois vive de mamar nas tetas do Estado. Por isso 100% dos pequenos e médios empresários são visceralmente contra o PT.
Feita esta necessária digressão, transcrevo aluns tópicos da entrevista do professor Ricardo Vélez Rodriguez com link ao final para a leitura completa da entrevista. Vale a pena conferir:
Prof. Ricardo Vélez Rodriguez
A corrupção no governo do PT tem algo de inédito? A ciência política tem o conceito de patrimonialismo, que consiste na utilização do Estado como instrumento de enriquecimento. Ele é tão velho quanto a história do Brasil. Há momentos na história republicana em que esse senso de patrimonialismo fica evidente. Um deles foi no governo Sarney. Mas o PT realmente piorou as coisas em relação aos períodos anteriores, porque tornou a corrupção sistêmica. Elaborou uma espécie de grande proposta estratégica de garantir a roubalheira continuada utilizando para isso as empresas e os bancos estatais. Nunca se viu algo tão sistemático. Fernando Collor foi posto na rua porque Paulo César Farias tinha uma certa ideia de engenharia da corrupção, mas era ladrão de galinha comparado com o que o PT fez. Nos dez anos antes de chegar ao poder, o PT já tinha aparelhado o segundo escalão de ministérios da área social, como Saúde e Educação. Depois foi só colocar a colocar a culpa e sistematizar a coisa, porque já estava feito o trabalho de penetração. Eu digo que com o PT houve o seguinte fenômeno: a engenharia da corrupção conseguiu realizar a corrupção da engenharia. As grandes empresas que faziam obras de vulto para o Estado todas entraram no beco da corrupção com o PT.
O PT usa o patrimonialismo para fins diferentes? Não tenha dúvida. Há uma proposta hegemônica no PT, aliada a um populismo que desmancha as instituições. Lula se encarregou de desprestigiar todas as instituições republicanas, começando pelo Executivo, que ficou cheio de podridão. O Legislativo, com o mensalão e o petrolão, tentou-se comprar. E o Judiciário foi aparelhado. Havia marxistas-leninistas no meio pensando a coisa. É o caso de José Dirceu. O PT tinha na cúpula um elemento estratégico que pensava uma perpetuação hegemônica do poder, de tipo gramsciano, e buscava garantir o financiamento disso. Foi um momento de potencialização dessa tendência privatista do poder econômico através do Estado para garantir uma hegemonia partidária em direção a um modelo totalitário, não há dúvida. O desaguadouro disso é a Venezuela. O modelo venezuelano é um modelo já mais avançado.
Mas a postura do PT nem sempre coaduna com os ideais socialistas. O que acho que se deve compreender é o seguinte: qual é a carta que o PT e os bolivarianos compraram? O pensamento de Chávez, o líder dos bolivarianos, qual era? Chegar ao poder utilizando o voto e as estruturas existentes. A proposta da revolução cultural gramsciana é esta. Visto que a revolução do proletariado no modelo clássico leninista sai muito cara e é muito pouco realizável devido à conjuntura internacional, é muito mais prático tomar por dentro. Como? Fazendo cair os valores da chamada sociedade burguesa. Então atacam a família, atacam a religião e tomam conta do sistema de ensino para rebaixá-lo. Paralelamente aparelham o Estado para financiar o partido no poder, que era a ideia de Gramsci. O "novo príncipe" de Gramsci era o partido hegemônico. O que o PT queria é isso.
O surgimento de uma oposição mais forte ao PT é algo temporário ou o cenário realmente mudou? Acho que é algo diferente, porque passam meses e meses e os panelaços continuam. Querem tirar o PT de todas as formas. Eu acho que a oposição formal brasileira não entendeu direito o espírito da coisa. Os cardeais tucanos voaram todos em bando para Nova York no dia em que Fachin iria ser sabatinado no Senado. A oposição dá refresco demais ao PT. Era o papel da oposição formal, fundamentalmente do senador Aécio Neves, dar as caras e fazer o combate. E as ruas entendem isso. O próprio PSDB vai sentir nas próximas manifestações um pouco essa cobrança. Clique AQUI para ler TUDO

10 comentários:

Anônimo disse...

Isso. Bom que outros acadêmicos mostrem a cara e concordem com o que diz há anos Olavo de Carvalho. Não há jeito de a lógica e os fatos serem vencidos pelas versões petistas.

Anônimo disse...

Esses safados politicos da oposicao nunca foram oposicao no brasil,FHC é um vagabubdo que enfiou o brasil na lama,tudo comecou com este vagabundo,que é filho de militar e nunca trabalhou na vida,nao que eu seja contra os militareS ate acho que na atual conjuntura deveria voltar,esse safado de PSDB é o cobertor do PT...esse partido sera extinto quanto o PT... TAMBEM SERÁ.

Anônimo disse...

Resume o interessante artigo em: "O PT QUERIA SE APOSSAR DO BRASIL E O PAÍS SER O PT", como sucedeu com os golpes dos imperialistas e "Senhores da Senzala" Castro, Kim Jong etc., de Cuba e da Coreia do Norte, enquanto os cidadãos são convertidos em material de prestação de mão de obra gratuita aos deuses do Estado, vivendo na mordomia e para eles o considerado zé povo debaixo do chicote!
Ficam de fora apenas os milionários do país, caso das grandes empreiteiras e outros semelhantes empreendedores!
Mas seus planos foram descobertos e os brasileiros não têm vocação de serem capachos do PT!

Anônimo disse...

Agora à noite...

Taí a que vieram os fdps dos comunistas:

Com o país quebrado, vem o corte de R$70 bilhões, e como ninguém investe no caos, a infraestrutura está parada. Eis que surgem os chineses para comprar. Bem baratinho, diga-se de passagem. Os comunistas chamam os americanos de imperialistas - agora... se for chinês não tem problema algum. Viram só como elles vão dominar o mundo.

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente artigo
Só mesmo um partido conservador para resgatar valores
Hoje somos soltos no mundo sem valores
Ninguém tem um norte
Parabéns nobre Aluízio
Vamos lutar para que esse ideal de esquerdiopatas petistas sumam da face do Brasil
Assim como disse o professor Ricardo Vélez Rodriguez temos que lutar por valores, por família, por ética, por educação por um ideal patriota.
Temos que reaprender a amar nosso país nossa pátria. Nossa terra.
É isso se faz agindo indo para as ruas batendo panelas aprontando o diabo diante desse desgoverno o de se empoleiram os mais vis homens deste país.

Anônimo disse...

AMIGOS VEJA ESTE VIDEO


https://www.youtube.com/watch?v=ZYkVWT9bGwA

TERMINATOR disse...

Complementando a história dos chineses no Brasil o Estado chinês já é o segundo maior dono de terras no Brasil só perdendo para a União. Ou seja, para ¨usamericânumáuefeio¨ não pode mas para China, Rússia ou Cuba pode. E o povo mas idiota do planeta (mas pentacampeão) deixou isso acontecer e pior, votou em lixos que fizeram isso acontecer. Eu estava com receio das consequências de uma guerra civil no Brasil por conta das baixas colaterais imprevisíveis, mas quer saber? Guerra civil é pouco para um povinho vagabundo desses. Mudei de ideia. Além do quê como bem lembrou um amigo meu: depois de passar anos no EB, inclusive com curso CIGS, em uma GC eu vou ser predador e não caça! E isso vale para todos os Onças hoje na ativa e na reserva.

Anônimo disse...

Claro que chamariam os chineses, os russos, por conta da ideologia comunista que muitos BURROS ainda nao enxergam.
Americanos da estatua da liberdade, do pais que acolhe mais de 40 milhoes de imigrantes, onde os brasileiros fazem shows anualmente em n. york, como se fossem donos, onde vivem, trabalham e ganham bem ate' como jardineiro, NEVER!
Olavo que o diga!

Anônimo disse...

Entrevista espetacular. Clara e precisa, sem rodeios. Melhor, impossível.
Sempre, desde o início, também comentei sobre os empresários e bancos como os maiores culpados.
Gananciosos, não leram a História.

Cavalaria Ligeira

Ferreira Pena disse...

Esse professor entende do assunto Aluízio, beleza de explicação.