TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, agosto 05, 2015

CONEXÃO PERU: DIRCEU FALOU DE LULA E PETROBRAS COM AUTORIDADES PERUANAS QUANDO JÁ ESTAVA OFICIALMENTE FORA DO GOVERNO NA CONDIÇÃO DE RÉU DO MENSALÃO.

Uma mulher misteriosa e Dirceu, então réu no processo do mensalão, atuando como emissário do governo Lula.
Reportagem exclusiva de Felipe Frazão, do site da revista Veja, revela que mesmo depois de ser supostamente afastado do governo e na condição de réu do mensalão durante o segundo mandato de Lula, Zé Dirceu atuava como se nada houvesse acontecido e falava como interlocutor do governo, como é o caso desse episódio no Peru. 
Trancrevo a parte inicial da reportagem com link para leitura completa que tem como provas cinco vídeos das conversas de Dirceu com autoridades peruanas. No meio disso tudo uma mulher brasileira-peruana atua como facilitadora do esquema. E mais não precisa ser dito. Leiam:
Vídeos obtidos pelo site de VEJA mostram a desenvoltura com que o ex-ministro José Dirceu circulava no alto escalão do governo peruano no segundo mandato do ex-presidente Lula - mesmo réu no processo do mensalão e defenestrado da Casa Civil em 2005. Em encontros com autoridades do país, o petista chega a se referir a estratégias comerciais do Planalto. E afirma que o Peru era uma das prioridades de Lula. Um dos encontros precede uma visita de Estado do ex-presidente ao país andino. Ao saber que o tema Petrobras seria tratado, Dirceu afirma: "Isso é importante". As portas para o ex-ministro no Peru foram abertas por meio da parceria com a mulher de um ex-ministro peruano, que recebeu do petista 378.785 reais e outros 180.000 dólares (cerca de 620.000 reais) da Galvão Engenharia, a pedido de Dirceu. Com a ajuda da brasileira Zaida Sisson de Castro, de 63 anos, o ex-ministro "expandiu sua consultoria para atuar no Peru", segundo a Polícia Federal - e passou a circular na cúpula do governo peruano.
Elo de Dirceu no país, a consultora Zaida era mulher do arquiteto peruano Rodolfo Luis Beltrán Bravo. Ele foi ministro da Presidência (1989-1990) no primeiro governo de Alan García, titular do Ministério do Comércio Exterior e diretor do Banco Central da Reserva, além de conselheiro comercial na embaixada peruana na Venezuela. Formado nos Estados Unidos e no Brasil, Rodolfo Beltrán já foi condecorado pelo governo brasileiro com a ordem Grã-Cruz da Medalha Cruzeiro do Sul.
Em 2 de novembro de 2009, Zaida levou Dirceu a uma reunião com o então primeiro-ministro do Peru, o político do Partido Aprista Peruano Javier Velásquez Quesquén, ex-presidente do Congresso Nacional. À época, ela prestava serviços à filial peruana da Galvão Engenharia - a empreiteira disse à Justiça que Dirceu esteve em uma reunião com Zaida e autoridades do governo do Peru, em defesa de interesses da empresa. No mesmo período, o marido de Zaida ocupava a diretoria do Agrorural, programa governamental de desenvolvimento produtivo agrário e rural do Ministério da Agricultura, no segundo governo do ex-presidente Alan García. Dirceu já estava com mandato cassado, réu no mensalão e longe do Palácio do Planalto, mas parecia falar em nome do governo brasileiro.
A reunião precedeu uma visita de Estado do ex-presidente Lula, no dia 11 de dezembro daquele ano. No fim do encontro, Dirceu perguntou a Velásquez se Lula não iria ao Peru em breve. Zaida interveio e respondeu que sim, e o premiê Velásquez acrescentou que conversariam sobre a Petrobras. Dirceu fez um sinal positivo com a mão e disse: "Isso é importante". Clique AQUI para ler tudo e ver os vídeos que vale a pena

5 comentários:

Anônimo disse...

segundo o legalista da VEJA, alguém tem de provar pra ele que a prisão preventiva baseada na "ameaça a ordem publica" se justifica...

como podemos ver, era réu e picareteava tranquilamente envolvendo o governo brasileiro...

sem falar que ficamos sabendo que ainda recebia pixulecos mesmo como reú e condenado...

nao da mais pra ler aquelas boçalidades que o cara vomita por la...

Anônimo disse...

e que espanhol vagabundo o do Dirça....

e mostra o nosso nanismo politico...

somos o maior pais do continente, a maior economia e temos que nos virar a falar espanhol,ao invés de ser o contrario...

Anônimo disse...

Sempre pensei que o Zé Dirceu, tivesse um mínimo de cultura. Escutando a "babação de ovo", as idiotices que falou e o nível de seu castelhano, tendendo a menos infinito, este cara deveria estar limpando as latrinas da Papuda.

Ferreira Pena disse...

Essa balzaquiana em dobro ainda aquece o coração dos corruptos, cadeia nela!

Anônimo disse...

aperta o 13 e confirma idiota útil...