TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, agosto 31, 2015

DELAÇÃO PREMIADA É O CAMINHO POSSÍVEL PARA PEGAR O 'GRANDE CHEFE' DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, ALERTA O JUIZ SERGIO MORO EM PALESTRA PARA ADVOGADOS QUE TORCEM O NARIZ.

O juiz federal Sérgio Moro disse que a delação premiada é ‘o caminho possível para se pegar o grande chefe da organização criminosa’. Ele assinala que ‘uma das formas históricas de se obter informação de dentro (da organização) é pegar um membro do grupo criminoso e faze-lo voltar-se contra os seus pares’.
No sábado, 29, em São Paulo, Moro defendeu enfaticamente a colaboração premiada durante palestra para um numeroso grupo de advogados – profissionais que, em quase sua totalidade, repudiam o mecanismo.
Sérgio Moro conduz as ações penais da Lava Jato, investigação que desvendou esquema de corrupção, cartel de empreiteiras e propinas na Petrobrás, entre 2004 e 2014. A Lava Jato colocou no banco dos réus quadros importantes do PT, inclusive seu ex-tesoureiro, João Vaccari Neto, e seu ex-presidente, José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil (Governo Lula).
Até aqui, cerca de 30 alvos da Lava Jato escolheram o caminho da delação para se livrar da prisão e obter outros benefícios. A força-tarefa da Lava Jato atribui a José Dirceu o papel de ‘instituidor’ do esquema na estatal petrolífera, mas não descarta a possibilidade de chegar a nomes mais altos.
“Você utilizar um criminoso contra os seus pares é uma técnica de investigação. Existem problemas, sim, mas é uma técnica de investigação que segue um critério puramente pragmático.”
Para Moro, o delator pode abrir a ‘redoma de segredos’ de uma organização. “Muitas vezes, a única pessoa que pode revelar os crimes são os próprios criminosos. Os crimes, normalmente, não são cometidos em conventos, você não pode chamar a freira para depor como testemunha, e nem são cometidos no céu, você não pode chamar os anjos. Então, vocês vão chamar criminosos para testemunhar contra seus pares. Se esse é o meio necessário para se pegar o grande chefe, se é necessário fazer um acordo, então esse é um caminho possível de ser percorrido.”
O juiz da Lava Jato ressalvou que ‘existe uma série de cautelas a serem adotadas’.
“A primeira delas, a primeira regra na colaboração é: nunca confie num criminoso. Não é pelo fato de ele resolver colaborar que ele se torna pessoa absolutamente confiável. É uma regra importante na colaboração premiada. Tudo o que o colaborador disser precisa encontrar prova de corroboração.”
“Como aceitar apenas a palavra de um criminoso?”, prosseguiu o juiz da Lava Jato. É preciso cautela máxima. Apesar de ser importante, apesar de muitas vezes ser o único meio para abrir essa redoma de segredos precisa haver prova de corroboração, tudo tem que ser checado.” Do blog do Fausto Macedo/Estadão

10 comentários:

Anônimo disse...

DENTRO DO PT PODEM ASSALTAR, CORROMPER, MAS... Os delatores, como disse o eminente Dr Moro são confiáveis até ao ponto que se confirmem os fatos, para o bem deles mesmos, dos relatos deles corretos, evidente.
Criminosos são muito unidos apenas na hora e cometimento dos crimes, depois tudo depende de como cada um possa se escafeder e jogar os outros no buraco; assim age o PT, pois logo que um dos meliantes da quadrilha é descoberto é descartado sumariamente - VALE TUDO DENTRO DO PT DE SEUS MEMBROS, roubar, fraudar, chantagear, etc., DESDE QUE NÃO SE DEIXEM DESCOBRIR - caso VARGAS, ETC.!
Manter a pressão em cima do PT, seja sob que condições, gente!

Anônimo disse...

O povo apoia o MP, PF, o Juiz Sérgio Moro e assim se tenta exterminar as ratazanas, em todas as instâncias dos Três Poderes ou desistimos do Brasil e assistimos à destruição das instituções. Aí tanto faz se a bandeira for verde-amarela ou vermelha, o importante é escrever "Desordem e Atraso". Pode ter a estampa da foice e do martelo, do Lula do Che do Maduro. A essas alturas tudo terá ido pra bosta.
O povo brasileiro reage ou engole. É so escolher.

Anônimo disse...

O Juiz Moro ,pratica a profisao brilhantemente. Ao contrario do PGU Janot, e um moleque.

Anônimo disse...

Olhá aí, Aluizio, o socialismo do PT na Venezuela.
6IY
ESCASSEZ DE PRODUTOS BÁSICOS CHEGA A 75% DOS ITENS

https://www.youtube.com/watch?v=Gg1tyCg0

Anônimo disse...

Olha isso, Aluizio, a FUNAI incentivando as invasões.
.
FUNAI levando índios escondidos dentro de fazendas particulares.
.
https://www.youtube.com/watch?v=PFUPAXAaDVk

Anônimo disse...

Olha aí, Aluizio, o socialismo do PT na Venezuela.
O Link anterior foi quebrado.

ESCASSEZ DE PRODUTOS BÁSICOS CHEGA A 75% DOS ITENS

https://www.youtube.com/watch?v=Gg1tyCg06IY

Anônimo disse...

Portugal envia pedido URGENTE a PF para apreender imediatamente passaporte de LULA, entenda…

http://pensabrasil.com/portugal-envia-pedido-urgente-a-pf-para-apreender-imediatamente-passaporte-de-lula-entenda/

http://pensabrasil.com/portugal-envia-pedido-urgente-a-pf-para-apreender-imediatamente-passaporte-de-lula-entenda/

Rose disse...

Torcem o nariz? despeito, obviamente.

Anônimo disse...

Voce já viu advogado gostar de leis, querem "facilidades "pra soltar os clentes e ganhar a bufunfa.

Anônimo disse...

E eu lá quero saber de advogadozinhos torcendo o nariz!?Quero saber é de bandidos na cadeia!Total apoio ao Dr MORO!Confiamos no senhor!Limpe o nosso BRASIL!