TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, agosto 13, 2015

EM SUA 18a., FASE, OPERAÇÃO LAVA JATO PRENDE EX-VEREADOR DO PT E MIRA O MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. ESQUEMA FUNCIONOU ATÉ O MÊS PASSADO, DIZ PF.

O ex-vereador do PT, Alexandre Corrêa de Oliveira Romano, preso pela Polícia Federal, aparece nesta foto ao lado de Ricardo Berzoini e Lula. (Fotos: jornal Todo Dia via Diário do Poder)
Romano em foto atual
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a 18ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco II. Setenta agentes cumprem onze mandados em Brasília, Porto Alegre e São Paulo, sendo um de prisão temporária e dez de busca e apreensão. O preso é Alexandre Corrêa de Oliveira Romano, ex-vereador de Americana (SP) pelo PT, entre os anos de 2001 e 2004.
A Pixuleco II mira os negócios de um novo operador, Romano, identificado pela força-tarefa a partir de informações obtidas na operação anterior, a Pixuleco. Segundo a Polícia Federal, ele arrecadou mais de 50 milhões de reais em propina a partir de contratos de empréstimos consignados no Ministério do Planejamento. Os pagamentos de vantagens ilícitas se davam por meio de empresas de fachada. A fase anterior da Lava Jato foi responsável por levar de volta à cadeia o ex-ministro da Casa Civil e mensaleiro condenado José Dirceu, apontado pelo Ministério Público Federal como um dos responsáveis por instituir o petrolão, quando ainda ocupava um dos principais cargos do governo Lula.
O esquema desarticulado nesta quinta-feira funcionou até o mês passado - mais de um ano depois do início da operação, de acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público. Segundo os investigadores, a fraude "transbordou suas fronteiras" e atinge também o Ministério do Planejamento.
De acordo com o procurador federal Roberson Pozzobon, o lobista Milton Pascowitch, que fechou acordo de delação premiada, afirmou aos investigadores que "represava" o dinheiro recebido das empresas que pagavam propina no petrolão para "abrir as comportas" a João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, no esquema em vigor no Planejamento. "Portanto, a ligação entre os casos é visceral", explicou.

Neste vídeo a entrevista coletiva da Operação Lava Jato explicando a operação Pixuleco II levada a efeito nesta quinta-feira

Preso nesta manhã, o ex-vereador petista Alexandre Romano é apontado como o operador que antecedeu Pascowitch no esquema. Ele continuou a receber dinheiro mesmo com a chegada do lobista. "Ao contrário da situação das nossas represas, a quantidade de propina movimentada está bem longe do volume morto", afirmou Pozzobon.
O esquema criminoso teve início em meados de 2010, segundo a Polícia Federal. As suspeitas sobre os desvios surgiram na 17ª etapa da Lava Jato, intitulada Pixuleco, e envolvem empresas do grupo Consist, que fechou contratos com o Planejamento para operar o software que faz pagamentos de empréstimos consignados a servidores federais. Por meio da emissão de notas fiscais falsificadas, as empresas desviavam dinheiro público. Já foram comprovados até o momento, segundo a PF, desvios superiores a 52 milhões de reais - 20% desse valor foi repassado à empresa Jamp, de Pascowitch, e então destinados a Vaccari. Do site da revista Veja

4 comentários:

Anônimo disse...

Senhores, por favor.
A lava jato está sendo melada!
Até o Reinaldo Azevedo, que tem um pé na esquerda já percebeu.

12/08/2015 às 16:11// Reinaldo Azevedo

O ASSALTO À INSTITUCIONALIDADE.

CONTRA O ARRANJÃO – Alô, Movimento Brasil Livre! Alô, Revoltados Online! Alô, Vem Pra Rua! Alô, decentes! É hora de cobrar Janot, Renan e ministros do TCU

É na hora de a onça beber água que se testam as convicções, inclusive a de falsas vestais que conseguem se esconder em biombos de moralidade de ocasião. Se há quem ainda não tenha entendido, então sou mais claro: ESTÁ EM CURSO UMA MEGA-ARMAÇÃO EM BRASÍLIA PARA LIVRAR A CARA DOS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS PELO PETROLÃO E CULPAR OS SUSPEITOS DE SEMPRE E OS INIMIGOS DE ESTIMAÇÃO DA IMPRENSA.

A armação é gigantesca, bem urdida e nem sempre fácil de entender. Mas os passos estão sendo dados. Contei aqui de manhã um dos sonhos de impunidade que se desenham em Brasília:
1: Rodrigo Janot livraria a cara de Renan Calheiros, não oferecendo denúncia contra o presidente do Senado — também se safariam os senadores petistas Humberto Costa (PE) e Gleisi Hoffmann (PR);

2: Renan faria valer a sua influência no Senado para aprovar a recondução de Janot ao cargo — e alguns imbecis diriam que a troca vale a pena. Como é mesmo? Tudo pela moralidade da Lava Jato!

3: Mas não só! Renan precisa se livrar da Lava Jato porque é a nova âncora de estabilidade escolhida pelo Planalto. De quebra, ele “influenciaria” três votos no TCU, antes contrários a Dilma: Bruno Dantas, Raimundo Carreiro e Vital do Rêgo.

O primeiro passo do sonho já começa a ser realidade. O TCU já anunciou o adiamento da votação do relatório. Em tese, o governo ganhará mais tempo para dar resposta a suas dúvidas. De fato, esse é o tempo necessário da cooptação. Também se espera um abrandamento da fervura.

Leio hoje no Painel da Folha que o terrível Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que deve ser, de fato, o homem mais poderoso do Brasil, teria orientado seus seguidores a pôr Renan Calheiros na mira das manifestações. Vai ver também faço parte dessa nova conspiração… Sim, é preciso pôr Renan na mira das manifestações porque é evidente que o “arranjão Fica-Dilma” passa por ele.

Que peninha! Não combinei antes com o deputado. Não falo com ele ou com qualquer assessor seu desde o dia 13 de julho, quando concedeu uma entrevista ao programa “Os Pingos nos Is”, que ancoro na Jovem Pan — antes ainda de Julio Camargo tê-lo acusado de ter recebido US$ 5 milhões de propina. Coisas assim são sempre comprováveis porque parto do princípio de que não existe mais sigilo telefônico (ou de qualquer naturezas) no país.
Integra:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/contra-o-arranjao-alo-movimento-brasil-livre-alo-revoltados-online-alo-vem-pra-rua-alo-decentes-e-hora-de-cobrar-janot-renan-e-ministros-do-tcu/

SOS FFAA ---> HÁ ÚNICA SOLUÇÃO PARA LIBERTARMOS O BRASIL DO JULGO COMUNISTA.

ACORDEM, ATÉ O DIA 16 AINDA DA TEMPO.

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/nasruas/videos/873564669402098/

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo,a unica solução são as FFAA, ficar batendo panela ,vaia,dançando,pulando... não tira esses inescrupulosos do governo.

ari disse...

Quer moralizar a politica, vamos exigir uma um projeto de lei de 20 anos pena mínima por tráfico de droga e corrupção como crime hediondo sem direito a nada, veja se uma lei dessas é aprovada pela câmara e senado, nos temos mais de 500 deputados, vamos ver se arrumamos apenas um para fazer uma lei dessas. Tem gente honesta no meio então porque não se manifesta, vamos separar os bons dos ladrões, faça uma votação aberta vamos ver a cara dos bandidos.