TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, agosto 10, 2015

O QUE É SER CONSERVADOR? OU: UM PODEROSO ANTÍDOTO CONTRA A DESTRUIÇÃO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL.


A dica de O Antagonista cai como uma luva. O livro “Como Ser um Conservador”, do filósofo inglês Roger Scruton, já está disponível nas livrarias traduzido para o português pelo grande Bruno Garschargen, com o selo da Record que se vem notabilizando como a melhor editora brasileira. Como podem notar na coluna ao lado acima, logo embaixo do cabeçalho do blog, este livro super importante já está disponível para ser comprado aqui mesmo no blog, que é afiliado da Amazon. Basta clicar sobre a foto da capa do livro para ir direto a Amazon e efetuar a compra. Quem fizer isso, além de adquirir uma obra importantíssima, ainda ajuda na manutenção deste blog.
Feito este rápido ‘comercial’, vamos ao que interessa, que é a obra de Scruton. Por isso estou postando acima um vídeo com uma entrevista do filósofo que dá uma ideia muito precisa do conteúdo do livro. O vídeo é curto e vale a pena ver.
O Antagonista na nota em que recomenda esta obra, oferece como aperitivo de dois excertos que aguçam o nosso interesse de imediato. De quebra estabelece uma relação entre a reflexão do filósofo com os tormentosos momentos em que vive o Brasil sob o açoite de Lula e seus sequazes. Vale ressaltar ainda que foi Olavo de Carvalho, um dos destacados pioneiros no Brasil a referir-se a obra de Roger Scruton, como se pode conferir aqui.
Diz o Antagonista: “Destacamos dois trechos, como aperitivo:
"O conservadorismo advém de um sentimento que toda pessoa madura compartilha com facilidade: a consciência de que as coisas admiráveis são facilmente destruídas, mas não são facilmente criadas. Em relação a tais coisas, o trabalho de destruição é rápido, fácil e recreativo; o labor da criação é lento, árduo e maçante."
E mais:
"Um mercado pode fazer a alocação racional dos bens e serviços somente onde há confiança entre os integrantes, e a confiança só existe onde as pessoas assumem a responsabilidade por seus atos e se tornam responsáveis por aqueles com quem negociam. Em outras palavras, a ordem econômica depende de uma ordem moral."
No Brasil, o trabalho de destruição tem sido ultrarrápido e intenso, em meio a uma ordem moral praticamente inexistente. Precisamos agir logo.”
Agora digo eu: Deve-se assinalar também que filósofos conservadores como Roger Scruton têm sido proscritos de forma criminosa pela maioria dos supostos “intelectuais” que dominam as universidades brasileiras e que são responsáveis por intoxicar os jovens de marxismo, gramscismo, leninismo, agora edulcorados pelos ditames do pensamento politicamente correto operado pela famigerada “engenharia social”. Aquilo que pode parecer frugal e saudável esconde de forma sorrateira um projeto de desmonte dos valores básicos da civilização ocidental. 
Esse desmonte é feito de forma calculada por meio de coisas aparentemente boas, como a defesa do meio ambiente ou, ainda, o banimento de veículos automotores. Pare para pensar um pouco, quando você ver um sujeito pelado ou com aquelas roupas estranhas pedalando uma bicicleta em meio ao movimento de uma grande cidade. Seguramente não será esse tipo que colocará à sua disposição alimentos em abundância num supermercado. Depois de uma boa pedalada esse sujeito passa num mercado e compra uma garrafa de Gatorade... Mas essa contradição é escamoteada pela pressão diuturna da grande mídia que não passa um dia sequer sem editar matérias ecochatas e falar ad nauseam sobre o tal conceito de “sustentabilidade”, que não passa de uma picaretagem ordinária que não se sustenta um segundo se exigirmos a verificação da prova.  
A engenharia social começou proibindo o cigarro de tabaco na metade das poltronas dos aviões. Depois estendeu a proibição em todo o espaço da aeronave. Mais adiante proibiu o fumo dentro dos aeroportos e, em seguida, até mesmo do lado de fora sob a marquise.
Se você se lembrar bem, pelo menos aqueles que viajavam nos idos dos anos 90 do século passado, poderá notar que logo em seguida, no início deste século XXI, começaram as campanhas pela liberação das drogas, com as famigeradas passeatas de maconheiros. Já o tabaco, hábito de, sei lá, no máximo 10 a 15% da população planetária, passou a ser reprimido justamente por ser exercido por um grupo mínimo de terráqueos, o que serviu como uma luva para os "engenheiros sociais". Importante é notar que o tabaco não altera o comportamento das pessoas e no passado nunca fora pensado como algo deletério, deplorável ou criminoso.
E, se fizermos um balanço geral, veremos o quanto já perdemos de nossa liberdade individual, desde de fumar um prosaico cigarro de tabaco, usar automóvel, comer carne, tomar um sorvete, comer um doce qualquer, enfim, uma série de hábitos comuns num passado recente que nestas alturas transformaram-se em pecado mortal! Em contrapartida, você jamais será admoestado se for viciado em maconha, cocaína, crack e bebidas alcoólicas ou mesmo resolver praticar o bundalelê em público, como fazem os indefectíveis e fanatizados ciclistas. 
SOSSEGA. O LEÃO É MANSO.
Outro ponto interessante da engenharia social é o transformismo dos valores morais por meio de algumas ocorrências. No caso, por exemplo, a recente caçada a um leão na África. É claro que matar um leão não tem qualquer finalidade, a não ser que alguém esteja sendo atacado pela fera. Todavia, a morte do tal leão Cecil transformou-se num escândalo internacional enquanto se faz pouco caso dos ataques dos islâmicos que degolam centenas de pessoas, principalmente cristãos. Sobre isso ninguém emite um pio. Há um silêncio geral sobre milhares de assassinatos diários que vêm ocorrendo principalmente no Oriente Médio mas que já se espalham pelo mundo ocidental. Aliás, a Folha de S. Paulo, inclusive, mantém um blog que relativiza a cruzada islâmica contra o Ocidente. Mais uma vez a grande mídia se encarrega de levar as pessoas a valorizar muito mais um leão do que um ser humano. Os jornalistas constituem o segmento profissional por excelência de difusão do esquema da engenharia social e não é por acaso. A maioria é esquerdista e a engenharia social é o refinamento da lavagem cerebral levada a efeito pelo movimento comunista século XXI. No vídeo acima o entrevistador aborda esta questão indagando as razões pelas quais a maioria dos jornalistas chafurda na idiotia esquerdista. A análise de Scruton é perfeita.
Listei de forma geral alguns lances dos resultados alcançados pela engenharia social para mostrar que boa parte da liberdade individual dos cidadãos já foi para o brejo. Sem falar para o incentivo ao desdém com relação à família tradicional, à boa educação e, finalmente, a qualquer dos valores que ao longo de milênios edificaram os alicerces da civilização ocidental. Ser conservador é, no mínimo, ser decente e procurar conservar aquilo que de bom foi criado ao longo de muitos séculos, à custa de muito trabalho e muita luta, inclusive lutas cruentas.
As questões que levantei de forma ligeira neste texto  apontam para um fato crucial: a eclosão de um processo de desmoralização geral, irrestrita e que abrange todos os aspectos da sociedade humana e que faz parte dessa denominada engenharia social.
A lição de Roger Scruton destacada no início deste post, vale ser repetida à guisa de conclusão:
"O conservadorismo advém de um sentimento que toda pessoa madura compartilha com facilidade: a consciência de que as coisas admiráveis são facilmente destruídas, mas não são facilmente criadas. Em relação a tais coisas, o trabalho de destruição é rápido, fácil e recreativo; o labor da criação é lento, árduo e maçante."
NOTA SOBRE O VÍDEO:
Roger Scruton, o filósofo conservador mais proeminente da atualidade, e um convidado do IPA da Austrália, discutem as atitudes de intolerância e contra a liberdade de expressão por parte da esquerda, ao mesmo tempo em que definem o que afinal é ser um conservador. Esta entrevista se deu no The Bolt Report, no Canal Dez da Austrália, em 11 de Maio de 2014, em ocasião do lançamento do livro "How To Be a Conservative", que agora foi lançado no Brasil pela Editora Record.
Tradução: Israel Pestana
Revisão: Marco Tulio e Ramiro Freire
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/traducoesded...
Siga nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJqO...
Caso queira colaborar, mande uma mensagem para nossa página no Facebook ou para nosso e-mail: eyelaxu@gmail.com
Link do vídeo traduzido na nossa página do Facebook: 

11 comentários:

Anônimo disse...

O artigo por si mesmo é suficiente para entender de como sutilmente a Engenharia Social-ES DOMESTICA a sociedade, sem que perceba que está sendo processada como num laboratório, numa autêntica lavagem cerebral ideológica!
A ES em sua primeira ação cumpre o 2º mandamento do "Decálogo de Lênin: "Infiltre, e depois controle toda a mídia de comunicação em massa", pois como disse acertadamente o mesmo: "A imprensa é a mais poderosa arma de nosso partido" e tem toda razão ao dizer isso pois mentira sempre repetida, sem confronto, torna-se verdade.
Quanto ao leão e aquele cuidado excessivo com animais, natureza etc., é que na medida que a sociedade é dominada por ideologias, emburrece-se, torna-se submissa ao "Politicamente Correto", perde a fé cristã e por fim animaliza-se, tornando-se joguete de governos altamente especialistas em lavagem cerebral!
E aqui no Brasil, mesmo o partido "Democrata"-Obama dos EUA é versão da desgraça americana correspondente ao PT daqui: são doutores nesse tipo de procedimento!
Por isso é o PT tanto se esforçou para tentar "REGULAR", quer dizer CONTROLAR, para apenas propagar as maravilhas que o PT faz pelo "Brasil" e pela "Democracia"=Partido!
Ainda bem que o Brasil doravante apenas conjugará os verbos DESEMPOLEIRAR, DESMONTAR e EXTERMINAR o PT!

O MESMO de SEMPRE disse...

Aluizio,
não é que eu seja desmancha prazeres, mas há que se notar que a força dos conservadores somente começou a aparecer, inclusive aliciando ($$$) oportunistas sedizentes liberais, com o surgimento de efetivos liberais criticando o socialismo.

É notório que conservadores possuem um grande tanto de positivismo e que são grandes adoradores do deus Estado como entidade superior aos indivíduos e à própria sociedade civil.
Não é, então, dificil de se perceber que o surgimentos dos conservadores (os neomercantilistas alinhados com o ancien regime) veio como um trator sobre as ideias liberais e sobretudo Libertárias.
O objetivo é simplesmente SALVAR o PODER TOTALITÁRIO ESTATAL nas mãos de membros de organizações pseudo misticas (as irmandades). Enquanto os socialistas ou esquerdistas flanavam na politica os conservadores se mantinham calados, sem oferecer combate. Quando vozes liberais e sobretudo quando vozes Libertárias se fizeram ouvir em franco combate às idéias socialistas, então os tais conservadores surgiram combatendo não só as idéias socialistas (às quais são bem parecidos, diferindo apenas em mais autonomia para a propriedade privada), mas principalmente lançando fofocas e praguejando contra as idéias Libertárias para sufoca-las antes de tomarem força. Apareceram para ostentarem-se protagonistas contra o siocialismo, abafando o protagonismo Libertário.

Conservadores são, tal qual socialistas, advogados do totalitarismo estatal, diferenciando-se apenas ao fazer maiores concessões à iniciativa privada.

Anônimo disse...

TAPEAÇÕES GERAIS DO PT NO SE EXPRESSAR DIARIO!
CONFIRA se isso não enquadra direitinho no Partidos dos Tributos e das Falsas Propagandas e Promessas:
CONTROLE DA INFLAÇÃO = Aumento das taxas de juros, tributos e redução do poder aquisitivo dos trabalhadores e da população até levá-los ao desespero e se submeter à total dependência do governo.
DEMOCRACIA = PARTIDO - Ditadura comunista; eu mando e v obedece.
BRASIL, UM PAÍS DE TODOS: = Um país só dos banqueiros, de grandes especuladores e dos mafiosos que comandam o governo .
É INTRIGA DA OPOSIÇÃO, DE REACIONARIOS, DA MIDIA GOLPISTA = Explicação para todos os erros, desmandos e promessas de campanha descumpridas.
DINHEIRO NÃO CONTABILIZADO = Caixa 2, suborno, dinheiro ilícito, resultado de roubos e desvios de verbas.
REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA = Esquema sutil de transferência de recursos dos pobres e da classe media para os ricos.
INCLUSÃO SOCIAL = o puro e simples assistencialismo; é o coronelismo atualizado versão vermelha, pior ainda.
DIREITOS HUMANOS = privilégios para a bandidagem geral, gays, glbts, traficantes, mas repressão ao trabalhador.
DESESTABILIZAR A DEMOCRACIA = Os ladrões e corruptos do partido comunista não podem ser punidos.
AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA = Redução sutil e gradativa dos direitos dos trabalhadores até à extinção total, e os levar ao escravagismo, como em Cuba, Coreia do Norte, agora na vítima atual a Venezuela etc.

Anônimo disse...

Vale a pena de vez em quando visitar esse site:


http://spotniks.com

http://spotniks.com/5-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-o-embargo-cubano/

Castro disse...

Estranho os articulistas de O Antagonista indicarem uma obra conservadora uma vez que eles não tem essa postura. São à favor do casamento gay e outras agendas progressistas e marxistas.

Anônimo disse...

O foro de são Paulo já agindo novamente na ARGENTINA para emplacar os candidatos bolivarianos!

Convocamos a todas y todos a la batalla que constituyen las próximas elecciones presidenciales en Argentina, en el mes de octubre de este año, respaldando y apoyando a la formula Daniel Scioli y Carlos Zanini. En estas elecciones, la disputa es nuevamente intensa entre las fuerzas populares y de izquierda contra la derecha y los medios de comunicación, que siguen cumpliendo el papel de principales “partidos de oposición”. Esa victoria es de gran importancia para la continuación del proceso de transformaciones económicas, sociales y políticas en la región latinoamericana y caribeña.

En Brasil, luego de la cuarta victoria electoral nacional del PT, PCdoB y otros partidos y movimientos aliados en octubre de 2014, las fuerzas de derecha y conservadoras, con la activa colaboración de la gran prensa, sectores del Poder Judicial y de los aparatos investigativos y coercitivos de los poderes públicos, han lanzado una ofensiva política con el objetivo de desestabilizar el Gobierno de la presidenta Dilma Rousseff, criminalizar y judicializar al PT y a la izquierda brasileña, y desacreditar e inhabilitar al compañero ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aprovechándose de la investigación de actos de corrupción de funcionarios de carrera de la empresa Petrobrás, los ataques de las fuerzas neoliberales pretenden cambiar la legislación referente a esa empresa y a la exploración del petróleo del Pre Sal, buscando crear ambiente propicio a las empresas petroleras transnacionales. El FSP se solidariza con la izquierda brasileña y se posiciona en defensa de la democracia, de la legalidad constitucional y del legítimo mandato de la presidenta Dilma Rousseff, en contra las tentativas de golpe por parte de la derecha brasileña.

http://observatoriolatino.radiovox.org/2015/08/09/declaracion-final-del-xxi-encuentro-del-foro-de-sao-paulo-en-la-ciudad-de-mexico-

Anônimo disse...

Assim como não pode haver humor a favor, penso que a maioria dos jornalistas confunde a busca de notícias que não sejam"press releases" com a atitude de sempre ser contra tudo o que esteja estabelecido, sem convicção ideológica nessa postura, o que acaba sendo utilizado pela esquerda como reforço de sua política.
Maria

Anônimo disse...

Como ajudaram subir ao poder o DRAGÃO VERMELHO! Já notou como a direção esquerdista da CNBB e de certas seitas famosas protestantes estão caladinhas?
Pois é, esses que são dos maiores projetores dos comunistas hoje no Brasil estão retraídos, pois têm sofridos sérios revezes junto à opinião pública, muito mal vistos.
Na net geral estão nivelados com o poleiro de pato!
A CNBB tomou um pau na tal fantasiosa REFORMA POLÍTICA - como o PT queria - e os evangélicos falam abertamente: PASTORES NÃO PODEM VER DINHEIRO QUE ATIRAM A BIBLIA PELA JANELA, preferindo o senhor deus dinheiro!
Essas instituições tiveram de fato grande peso nos crescimento do DRAGÃO VERMELHO, quer pelo silencio em não o denunciar, quer terem ficados silentes em estarem atacando o rebanho...
E eles em cima do muro apreciando tudo, apenas vendo o circo pegar fogo, ou tentando apagar o incêndio com gasolina...
Agira estão com o rabo preso num PT com mais de p94% de rejeição, eles incluídos; as esquerdas estão em baixa em todo mundo pois essa praga de regime não funciona mesmo!!!

O Libertário disse...

Adquiri hoje "Como ser um Conservador" e "O Jardim das Aflições". Já comecei a ler os dois intercalados. Na mesma compra quis "Vida e Destino" de Vassili Grossman, mas está em falta. Recomendo ler os autores judeus(?) que já foram comunistas como Isaac Babel, Vassili Grossman, Artur Koestler, Amoz Oz e outros, para entender um pouco melhor essa mixórdia. E vale a pena, também, ler o recente "O Homem que amava os Cachorros" do Leonardo Padura.

Anônimo disse...

Pois é, esse tal de Politicamente Correto, ferramenta indispensável da Engenharia Social, é uma praga do nosso tempo que, com sua aparência de cordeiro e ordeira, ataca em todos os fronts como um lobo gourmet. Um exemplo: em férias em lugar ignoto só li as revistas VEJA que assino no retorno à civilização e foi então que notei, no atacado,a insistência de matérias com foco no público LGBT, sempre simpáticas, compreensivas, modernas e até científicas, com aquele viés “evolucionista” que este público militante defende. É a capa da Vejinha “A menina que nasceu menino” com miolo extenso, é oba, oba, para Daniela Mercury (29/07) e o pai de Michael Jackson (06/08) na noite com drags queens ou, ainda, o multifacetado neurologista Oliver Saks (este na Veja mesmo). A Vejinha tem linha editorial independente da Veja? Pô, não percebem ou precisava tanta bandeira, tanto proselitismo gramscista?

Anônimo disse...

O Mesmo de Sempre disse:

..."Conservadores são, tal qual socialistas, advogados do totalitarismo estatal, diferenciando-se apenas ao fazer maiores concessões à iniciativa privada."

*Com todo o respeito, gostaria que o Sr. nos explicasse como é possível um conservador ser "tal qual um socialista", um advogado do totalitarismo estatal", e ao mesmo tempo "fazer concessões à iniciativa privada", exatamente aquilo com que o estado socialista acaba na primeira oportunidade que tem?!!