TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, setembro 24, 2015

JUIZ SÉRGIO MORO ADVERTE: OPERAÇÃO LAVA JATO PODE CAIR NO ESQUECIMENTO ETERNIZANDO A CORRUPÇÃO E A ROUBALHEIRA NO BRASIL.

O Juiz Sérgio Moro participou como pelestrante em evento com empresários em São Paulo
O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, disse nesta quinta-feira que há risco de os processos da Operação Lava Jato "caírem no esquecimento". Moro participou de um almoço com empresários em São Paulo e se negou a comentar diretamente a decisão do Supremo Tribunal Federal de desmembrar as ações penais, o que reduz a atuação dele como responsável na primeira instância e enfraquece a tese central de que uma organização criminosa operou para manter um projeto político do PT no poder. Para integrantes do Ministério Público, como o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, a mudança pode significar "o fim da Lava Jato" nos moldes atuais.
"Há risco de os processos caírem no esquecimento", disse o juiz durante o evento do grupo Lide, organizado pelo empresário João Dória Jr, um dos pré-candidatos à prefeitura de São Paulo pelo PSDB.
Defensor de mudanças na legislação de processo penal, Moro afirmou que o sistema jurídico brasileiro é fraco e alertou para o risco de prescrição dos processos por corrupção. Ele também defendeu os acordos de colaboração premiada como método de investigação.
"Nenhuma medida é tomada apenas com a delação, mas sim com outras provas que a Justiça vai buscar. Sem as delações, há riscos de os processos prescreverem, uma vez que a Justiça no Brasil é porosa. Por isso, é melhor ter solução para um processo do que não ter para nenhum".
Moro considerou "aterrorizante" a corrupção sistêmica no país e a naturalidade do recebimento de propina. "No âmbito das instituições públicas, é extremamente necessária uma postura firme tanto dos diretores como dos juízes. Mas igualmente importantes são reformas no sistema de justiça criminal", disse. Moro defende, por exemplo, o projeto de lei que pode autorizar a prisão a partir de uma condenação por crimes graves em segunda instância - atualmente, a pena só começa a ser cumprida depois de o processo criminal transitar em julgado, ou seja, de todos os recursos serem esgotados.
Moro também comentou sobre a efetividade da proibição de empresas fazerem doações de dinheiro a partidos e candidatos e cobrou regras claras para as contribuições. "Existe um problema no Brasil em que doações não oficiais acabam sendo confundidas com casos de corrupção. Não acredito que a mera proibição das doações privadas resolva esse problema". Do site da revista Veja

5 comentários:

Rose disse...

Vergonha de viver em uma terra onde existe um Superior Tribunal Federal nesses moldes.
A dignidade que sobra em Sérgio Moro, é inexistente no restante dos personagens desse momento que vivemos.
Meus cumprimentos, meu respeito, minha admiração ao Dr. Sérgio Moro!

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Está faltando pouco para virarmos a Venezuela, infelizmente. Está acontecendo tudo o que vc falou em espantosa sequência.O STF já é bolivariano. O Brasil está falido. A Anta não quer sair de jeito nenhum, pouco se importando ter levado o País ao desastre.Ela está igualzinha ao Maduro. O Brahma tb, fazendo de tudo para a Dilma continuar onde está. Que gente asquerosa. Agora, mais essa do Suprema decisão vergonhosa. Aguardemos, pois!
Esther

Alexandre Sampaio disse...

São Paulo, 24 de setembro de 2.015

Prezado Sr. Amorim,

A cada dia que passa, menos acredito na possibilidade desses bandidos saqueadores pagarem pelos crimes que cometeram. STF aparelhado; imprensa cooptada (O site de Veja está dando nojo de acompanhar. R. Azevedo jactando-se por estar certo quando opinou que a operação Lavajato seria "fracionada" para outros juízos, como se isso fosse uma coisa excelente; Ricardo Setti falando bobagens em TVEja,cagando regra em relação a "obrigação" dos países europeus em receber os refugiados sírios, minimizando a possibilidade de haver terroristas islâmicos entre essas pessoas; A. Nunes defendendo o "pragmatismo" no caso do pedido de impeachment protocolado por H. Bicudo e M. Reale Jr., como se o primeiro não fosse um dos responsáveis pelo estado em que nos encontramos, tendo em vista ter criado o PT e ajudado a difundir o mito de Lula, enquanto que Reale Jr., até o começo do ano, não vislumbrava motivos para o impeachment da terrorista búlgara; Leandro Narloch distorcendo declaração de J. Bolsonaro à respeito do Brasil receber partes dos refugiados sírios e a cereja do bolo, o sempre esquerdopata C. Blinder, praticamente converteu-se ao catolicismo, tamanha sua paixão ao Papa Francisco, graças a visita desse a Cuba e aos E.U.A, onde só falou bobagens.), MBL aliando-se a tucanos e ao já citado Hélio Bicudo, o que no meu entender é um erro crasso, pois acabam legitimando a esquerda limpar-se na própria esquerda, vide exemplo Brejnev e Stalin. A coisa está feia. Os conservadores nesse país são de fato, uma espécie em extinção. O máximo que temos são os "liberais". Se os problemas brasileiros fossem apenas econômicos, não veria problema. Mas a questão é muito mais complexa. Envolvem questões morais, culturais, ideológicas, que necessitam do contraponto conservador para surjam ao menos debates equilibrados. O espectro político brasileiro está desequilibrado a décadas, pendendo para esquerda. Enquanto não restabelecermos o equilíbrio, esse país não terá a menor chance de dar certo.

Anônimo disse...

Acho que ele tem razão.....o pessoal tem que ir pra rua contra o STF.

Anônimo disse...

Já está caindo no esquecimento, não adianta o povo não dá bola! A maioria acha que as coisas se resolvem com a Dilma saindo e com as eleições dos próximos anos. Não adianta o povo é egoísta demais. Está preocupado com seu futebol, seu churrasco no fim de semana, com a bebedeiras com os amigos do que com o futuro do país. Só quero ver no ano que vem quando sobrar só o futebol, porque o churrasco e a bebedeira será coisa de Zelite!