O juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, condenou nesta segunda-feira o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto a quinze anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e por 27 operações de lavagem de dinheiro e penalizou o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque a vinte anos e oito meses de reclusão também por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem. Essa é a primeira condenação tanto de Vaccari quanto de Duque na Operação Lava Jato, embora eles respondam a outras ações penais por suspeitas de integrarem o escândalo do petrolão. Os dois estão presos no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e podem recorrer da sentença.
No mesmo processo, ainda foram condenados Alberto Youssef (lavagem de dinheiro), Augusto Mendonça (corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro), Adir Assad, Dario Teixeira e Sônia Branco (associação criminosa e lavagem de dinheiro), Pedro Barusco (corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro), Mario Goes (corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro) e Julio Camargo (corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro). Assad foi condenado a nove anos e dez meses de reclusão em regime fechado.
PROPINAS E DESVIOS
O processo que levou Vaccari e Duque a receberem a primeira sentença de condenação do juiz Sergio Moro diz respeito a desvios de recursos e pagamento de propina envolvendo quatro projetos da Petrobras - os gasodutos Urucu-Coari e Pilar-Ipojuca e as refinarias de Araucária (PR) e Paulínia (SP). No caso da refinaria de Paulínia, por exemplo, o chamado Clube do Bilhão fraudou a licitação, em 2007, simulando uma concorrência entre a Consórcio CMMS, a UTC Engenharia e a Andrade Gutierrez, embora o acerto e o recolhimento de propina já tivessem fixado, no escândalo do petrolão, que o Consórcio CMMS sairia vencedor, sendo que, segundo a acusação, "os demais apenas deram cobertura a ele para conferir à licitação aparência de regularidade".
No caso da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no município de Araucária, o Ministério Público apontou que houve pagamento de propina em espécie e em contas no exterior para a Diretoria de Serviços, na época comandada por Renato Duque. Parte do dinheiro sujo acabou, segundo a acusação, nas mãos do tesoureiro nacional do PT João Vaccari Neto por meio de doações registradas perante a Justiça Eleitoral. Segundo as investigações da Lava Jato, Vaccari intermediou doações de 4,2 milhões de reais de empresas investigadas que, na verdade, eram oriundos do propinoduto da Petrobras. Foram 24 repasses de empreiteiras, em dezoito meses, no período de 2008 a 2010. As contribuições foram feitas a pedido de Renato Duque. A denúncia do MP contabiliza que a propina destinada à diretoria de Abastecimento da Petrobras no Consórcio Interpar chegou a 28,2 milhões de reais, enquanto a fatia de vantagens indevidas à diretoria de Serviços paga pelo consórcio chegou a 56,4 milhões de reais.
O QUINHÃO DO PT
"A prática dos crimes corrupção envolveu o recebimento pelo Partido dos Trabalhadores, com intermediação do acusado, de pelo menos R$ 4.260.000,00 de propinas acertadas com a Diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobrás pelo contrato do Consórcio Interpar, o que representa um montante expressivo", disse o juiz Moro ao definir a pena a que o ex-tesoureiro petista seria submetido. "A corrupção gerou impacto no processo político democrático, contaminando-o com recursos criminosos, o que reputo especialmente reprovável. Talvez seja essa, mais do que o enriquecimento ilícito dos agentes públicos, o elemento mais reprovável do esquema criminoso da Petrobras, a contaminação da esfera política pela influência do crime, com prejuízos ao processo político democrático. A corrupção com pagamento de propina de milhões de reais e tendo por consequência prejuízo equivalente aos cofres públicos e a afetação do processo político democrático merece reprovação especial", criticou o magistrado na sentença.
De acordo com o juiz Sergio Moro, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, por sua vez, "passou a dedicar-se à prática sistemática de crimes no exercício do cargo de Diretor da Petrobras, visando seu próprio enriquecimento ilícito e de terceiros" e atuou no recebimento de pelo menos 36 milhões de reais, cerca de 950.000 dólares e 765.800 euros em propina por meio da diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobras apenas nas quatro obras da Petrobras citadas no processo. Segundo Moro, "o custo da propina foi repassado à Petrobras através da cobrança de preço superior à estimativa, aliás propiciado pela corrupção, com o que a estatal ainda arcou com o prejuízo no valor equivalente". "A corrupção com pagamento de propina de dezenas de milhões de reais e tendo por consequência prejuízo equivalente aos cofres públicos merece reprovação especial", resumiu ele. Do site da revista Veja
4 comentários:
Quando a fome bater na porta e o dinheiro acabar, será tarde!
Bolsa perde US$ 1 trilhão em valor de mercado durante governo Dilma
http://www.financista.com.br/noticias/bolsa-perde-us-1-trilhao-em-valor-de-mercado-durante-governo-dilma
Ex-Blog do Cesar Maia 21/09/2015
A CADA DIA FICA MAIS CLARO QUE É LULA QUEM QUER TEMER PRESIDENTE! POR QUÊ?
1. Este Ex-Blog já postou vazamentos de reuniões internas do entorno de Lula em que o plano A é que Dilma se afaste licenciada por doença -física ou psíquica- e que Temer assuma. Isso garante a ela os direitos de presidente e depois de ex-presidente, o que amacia a concordância dela num futuro não muito distante. Assim, com Temer e com a crise agravada, o PT passa para a oposição por se estar cortando ganhos sociais. E, assim, Lula assume a condução da banda de música com vistas à sua candidatura em 2018.
2. Nos últimos dias, o que era vazamento se tornou translúcido, transparente, óbvio. Nos livros e contos policiais, detetives geniais sempre sublinham a desconfiança com aqueles que procuram demonstrar álibis e assim estarem cobertos para não serem responsabilizados pelo crime.
3. O que ocorreu nos últimos dias? Lula -abertamente crítico das medidas econômicas a serem adotadas e que se mantinha discreto, calado para fora e agitando para dentro e que nem telefonema de Dilma vinha respondendo-, de repetente resolve ir à Brasília "defender" Dilma contra os movimentos de impeachment. Conversa com os presidentes do Senado e da Câmara, entre oxiúros, e vaza as conversas.
4. Hasteia a bandeira da defesa do mandato de Dilma contra qualquer tentativa de impeachment. Aproveita para surfar a onda das declarações reiterativas de Dilma, nos últimos dias, que é golpe tentar descontinuar o seu mandato, produto das eleições. Lula voa para Brasília e faz uma maratona de reuniões com os principais líderes políticos, todas elas devidamente vazadas.
5. Com isso, imagina que a imprensa, deputados, senadores e governadores, e líderes de opinião, vão achar que ele é um defensor do mandato de Dilma. Diria Sherlock Holmes: Elementar, meu caro Watson.
6. Lula quer que todos acreditem nisso para manter sua imagem imaculada e sempre fiel à companheira que ele levou no colo e elegeu. E que todos os problemas que o país atravessa vieram de erros cometidos pela sua sucessora.
7. E, por trás dos panos, diretamente ou através de seus amigos do peito, desenvolve a estratégia de licença presidencial para tratamento médico.
8. Simultaneamente, a CUT, MST e outros aliados sindicais iniciam as suas mobilizações, aquecendo seus batalhões, que foram pacificados com o ouro governamental, para os colocar em marcha e nas ruas, com greves e piquetes, logo após a posse de Temer. Com as medidas econômicas aprofundadas, cantarão o velho chavão de responsabilidade dos neoliberais, antemovo e capachos do imperialismo ianque.
9. Quanto mais a crise se aprofundar nas próximas semanas, melhor para a estratégia deles. Neste momento, não é a oposição que tem nas mãos a tampa do caixão presidencial para fechar, mas o próprio Lula e seu entorno. Quem viver, verá!
Não comemorem.
Um parente próximo meu e engenheiro, que trabalha na empresa Mendes Junior e viaja bastante para os países cucarachas na construção de estradas, disse-me que ouviu de círculos ligados à política desses países bananeiros, de um plano da Unasul para interferir na eleição de 2018 e eleger Lula mesmo que na marra. Não duvido que usarão novamente a Smartimatic para tal, sem falar que já aparelharam o STF.
Infelizmente é isso, senhores, Lula será presidente em 2018.
Caro Aluizio,
A postagem do anônimo sobre o artigo de Cesar Maia (sempre escreve bem,pena que ainda é socialista),retrata muito bem o que está por vir.
Se conclui da análise correta de Cesar Maia:
1-Não haverá impeachment.
2-Não haverá renúncia da nulidade humana e política Dilma Ruimsseff.
3-Haverá,na minha opinião,em breve,um "factóide",onde Dilma terá um problema de saúde em evento público de repercursão nacional (tudo teatro é claro,orquestrado pelo marketing imoral de João Santana),com a conivência e subserviência da grande imprensa e mídia em geral) sendo levada ao hospital onde será diagnostinada grave doença (falsa,é claro).
As primeiras manchetes serão:
"Dilma desmaia em ato público...".
"Dilma,corre risco de morte...".
"Dilma,em estado grave...".
E por aí vai...
PS:Forte argumento emocional nas "tintas" da grande imprensa e mídia em geral.O expoente cínico da "coitadinha" da Dilma,será a bandeira principal.
4-Dilma,assim,fica licenciada do cargo presidencial,sem perdê-lo.
PS2: A grande massa de imbecis coletivos da população que assola este país,como são oportunistas,jumentos iletrados,materialistas-existencialistas,(....),embarcarão nesta "canoa furada".
5-O maçom Temer assume a presidência da República.
6-Temer não terá outra alternativa,se não,reestruturar a economia e
a política brasileira,destruída pelo petismo-comunismo,pela via do conservadorismo,rasgando a agenda revolucionária populista de Lula,Dilma,PT.
7-Paralelo a tudo isso (se não for preso por Sergio Moro - vide Operação Lava-Jato),o fantoche-farsante e canalha maior da história política tupiniquim,Lula,assume oposição radical ao "governo Temer".
A ladainha sem fim,de que uma agenda conservadora destruirá ,será um retrocesso às "conquistas sociais",que ele,Lula,não deixará acontecer.
8-E a pseuda-oposição (PSDB na proa),mais uma vez,assina o atestado de incompetência,má-fé,imoralidade,conivência e subserviência,de ausência total de estadistas nos seus quadros e nenhum verdadeiro projeto de nação,permitira a "oxigenação" de Lula/PT.
(...)
Concluindo:Quem com um mínimo de moral,cultura e intelectualidade,não percebe que este país caminha a passos largos à inviabilidade irreversível como nação.
Na vida tudo tem um momento histórico para empreender sabedoria.
O Brasil,vide sua história geral,dispensou.
PS3:A única alternativa para começar o processo de extinção do câncer petista-comunista no Brasil (e em toda a América do Sul - vide Foro de S.Paulo)é a morte de Lula (e de FHC,também).
Enquanto vivo,o DNA da canalhice e da imoralidade política estará dando as cartas.
Mesmo assim,o Brasil levará,no mínimo,duas gerações (50 naos) para desconstruir a Era Lula/Dilma/PT de fraudes,farsas e engodos.
E,para consolidar a tragédia,em breve, o colapso do sistema financeiro mundial (a senha para a implantação da insana e satânica Nova Ordem Mundial (N.O.M.) - governo único ditatorial e totalitário mundial).
Brasil "colônia" da N.O.M.
Fecha o pano.
Postar um comentário