TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, setembro 29, 2015

MINISTRO REVELA EM EMAIL QUE LULA FAZIA LOBBY PARA A ODEBRECHT. HÁ 100 DIAS MARCELINHO SENTE O CHEIRO DE JAULA.

Marcelo Odebrecht há 100 dias sente o indefectível cheiro de jaula na penitenciária de Curitiba. Emails apreendidos pela Lava Jato complicam a vida desse neo-sócio do Foro de São Paulo, espécie de líder dos 'boliburgueses' botocudos. A foto é do site de Veja.
A análise das trocas de e-mails do empresário Marcelo Bahia Odebrecht e seus executivos revela a proximidade da maior empreiteira do País com Luiz Inácio Lula da Silva, durante seus dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010), assessores e ministros do petista e as tratativas para atuação do ex-presidente em defesa dos interesses da construtora em negócios dentro e fora do Brasil, segundo reportagem da Agência Estado.
Em um e-mail, segundo avaliação da PF, Odebrecht e dois executivos da empreiteira, Marcos Wilson e Luiz Antonio Mameri, conversam com o então ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. "Miguel Jorge afirma que esteve com os presidentes (do Brasil e da Namíbia) e que 'PR fez o lobby', provável referência ao presidente Lula", registra análise prévia feita pela PF.
Na época, o presidente do país africano era Hifikepunye Pohamba. Em 11 de fevereiro de 2009, Lula o recebeu para um almoço no Itamaraty.
O primeiro e-mail analisado da série é de 6 de fevereiro de 2009. Odebrecht e executivos do grupo falam do convite do presidente Lula para almoço com o presidente da Namíbia. "Marcelo, o Presidente Lula está lhe fazendo um convite para participa de um almoço, com o Presidente da Namíbia, no dia 11/02 (quarta-feira), às 13h00, no Itamaraty, salão Brasília."
No e-mail, o executivo informa: "Entendo que pode ser uma boa oportunidade função de nossa hidrelétrica. Seria importante eu enviar uma nota memória antes via Alexandrino com eventualmente algum pedido que Lula deve fazer por nós".
Alexandrino Alencar, executivo ligado ao Grupo Odebrecht, o presidente da maior empreiteira do País, Marcelo Odebrecht, e outros três ex-dirigentes da companhia foram presos na Erga Omnes. Eles completaram 100 dias de cárcere no último domingo, 27.
Eram 9h56 do dia 11 de fevereiro de 2009, quando o executivo da Odebrecht Marcos Wilson escreveu para o ministro. "Miguel, se você estiver com o presidente Lula e o da Namíbia é importante que esteja informado sobre esta negociação e, se houver oportunidade manifestar sua confiança na capacidade desta multinacional brasileira chamada Odebrecht."
O projeto em questão, descrito no e-mail, é o de uma hidrelétrica, a Binacional Baynes, que envolvia um consórcio brasileiro formado pela Odebrecht com a Engevix - duas empreiteiras acusadas de corrupção na Lava Jato - e as estatais Eletrobrás e Furnas, junto com a Namíbia e Angola. Investimento de US$ 800 milhões.
Às 17h21, o então ministro respondeu ao executivo. "Estive e o PR fez o lobby. Aliás o PR da Namíbia é quem começou - disse que será licitação, mas que torce muito para que os brasileiros ganhem, o que é meio caminho andado."
Para os investigadores, a sigla "PR" é uma referência ao presidente da República, usada em várias outras trocas de e-mails. A mensagem eletrônica foi depois copiada a Marcelo Odebrecht.
Seminarista - Os e-mails analisados pela PF, resultado da abertura de computadores e caixas de mensagens recolhidos nas sedes da Odebrecht, alvo de buscas em 19 de junho, quando o empresário e outros cinco executivos do grupo foram presos pela Lava Jato, revelam o monitoramento e as tentativas de influir nas agendas do presidente Lula durante seu governo.
São mensagens que começam em 2005 e seguem até o último ano de mandato do presidente Lula, em 2010, convites de almoço, pedidos de encontro e atuação do chefe da República em nome da empreiteira em países como Venezuela, Peru, Angola e dentro do próprio governo.
Alexandrino, como se observa no corpos das mensagens seria um dos principais canais da empreiteira com o governo Lula.
No governo, um dos alvos é uma pessoa identificada como "Seminarista" nas trocas de mensagens, que para a PF é o ex-chefe de gabinete de Lula Gilberto Carvalho. Em maio de 2005, por exemplo, a secretária de Odebrecht encaminha documento para Alexandrino Alencar - executivo preso pela Lava Jato. "Dr. Marcelo pede-lhe a gentileza de encaminhar ao Seminarista e informar que o encontro com o Presidente está previsto para amanhã às 10h30", informa.
Em setembro de 2009, e-mail de Darci Luz encaminhou para funcionário da Odebrecht, mensagem trocada entre Marcelo Odebrecht e executivos do grupo "sobre investimentos e encontro com o Presidente do Peru, Alan Garcia, e eventual mensagem ou orientação por parte do presidente Lula".
"Seria importante verificarmos com nosso amigo se existe alguma mensagem ou orientação por parte do Pres. Lula para minha conversa com Alan Garcia."
Em outra mensagem aberta nos computadores apreendidos pela Lava Jato, Odebrecht encaminha e-mail para outros executivos, em outubro de 2007, e na conversa usa siglas e trata da agenda de Lula, que estava em visita a Angola.
"Aparentemente, os executivos da Odebrecht mantêm contatos com autoridades da embaixada a fim de colocar em pauta, no encontro, assuntos de interesse da construtora", registra análise da PF.
Com o título "Agenda Lula - URGENTE", há citação a contatos no Itamaraty e o pedido para inclusão de Emílio Odebrecht - pai de Marcelo - em agenda do presidente "Rubio já fez os primeiros contatos junto ao Ita e me informou que é tradição: cabe ao anfitrião a escolha dos 20 convidados."
Na visita, nos dias 17 e 18 de outubro, o empresário monitora a agenda do presidente Lula, lembra que da última vez o pai, Emílio, foi um dos convidados e reitera o pedido para incluir representante da empresa no evento. "Importante incluir Emílio no almoço. Novamente, segundo o Embaixador, é lado daí quem decide".
No mesmo ano de 2007, Odebrecht recorre ao "Seminarista" para resolver um problema da empreiteira com um dos ministros do governo Lula. Marcelo pede a Alexandrino que acione o "seminarista" para tratar de um leilão em que a empresa participava e questiona a postura do então ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner.
"Alex, O Hubner está querendo jogar o PR ainda mais contra nós. Importante você fazer esta mensagem chegar no seminarista ainda hoje".
Para a PF, a sigla "PR" é referência ao presidente e "seminarista", o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.
Os documentos analisados pela PF foram anexados na última sexta-feira, 25, aos autos da Lava Jato pelo delegado Eduardo da Silva Mauat. São uma pequena parte dos 392.842 mensagens abertas, sendo que nesse levantamento foram analisados grupos específicos de mensagens de interesse. Reportagem do site de Veja- Para ver a defesa dos implicados clique AQUI

9 comentários:

Anônimo disse...

O curso que o fariseu Lula fez antes de entrar para a presidência de encenação de teatro foi ótimo: aprendeu de como mentir de manhã à noite sem dar aparencias em contrario, mas de forma deslavada, como se fosse verdade.
Dilma também é doutora na arte de trapacear, falar as maiores asneiras passando uma imagem de verdade, embora seja uma falsaria!.
Do paranoico PT já se sabe que são excelentes atores, vendedores de ilusões de alto gabarito, corretores de lotes na lua!
Além de mafiosos e velhacos que vivem de aplicarem golpes, embora sempre acusando os outros de serem!

Alceu de Araújo Filho disse...

A questão só faz aumentar o reconhecimento de grandeza do antecessor, estritamente limitado a levar mendicância de empréstimos e voltar com dívidas, legando a quem o sucedesse a tarefa desonrosa de pagá-las.

Anônimo disse...

Bandidos da pior espécie. Acostumaram a mentir com sorrisos de deboche, escolheram sempre fazer o que é pior para o Brasil, para a sociedade brasileira, em especial para a classe média, com um prazer doentio em afrontar o sentimento de justiça e repúdio do povo ao seu governo corrupto. E dilma continua a mentir, aqui e no exterior, pensando que as pessoas são idiotas e que darão credibilidade às suas alucinações.

Data Venia disse...

Alguém poderia pedir ao Danilo Gentili que convide a Janaina Paschoal para uma entrevista LONGA em seu programa ? Ela arrebentou ontem no Roda Viva!

https://www.youtube.com/watch?v=LsDB9fCqGaQ&feature=youtu.be

Anônimo disse...

DÁ ATÉ VÔMITOS VER O FOCINHO DO LULA NAS TVS...
Lula, o espertalhão e oportunista, agora começou uma ofensiva nas tvs tentando nos passar doses de otimismo, confiança, num Brasil no futuro, grande nação - em matéria de falsas propagandas, ninguém pode realmente com o PT - são doutores nas patifarias, na arte de trapacear e mentir na maior cara-de-pau!
Mas a realidade é ao contrario: onde os comunistas do martelo e foice botam as patas o atraso, miseria, muita violência, drogas a rodo, destruição e morte estão garantidos!.
A desgraça Cuba e a bola da vez a miserável Venezuela são os retratos do que os abutres do PT querem para o Brasil!

País sem futuro disse...

Quando serão, de fato, punidos os crimes e os criminosos?

Alexandre Sampaio disse...

São Paulo, 30 de setembro de 2.015

Prezado Sr. Amorim.

Uma única palavra demonstra meu sentimento em relação a essas pessoas: nojo!

Carlo Germani disse...

Alexandre Sampaio foi direto ao ponto: NOJO!

É possivel alguma possibilidade de verdadeiro projeto de nação com essa corja empresarial,tal qual Marcelo Odebrechet et caterva?

Anônimo disse...

gente honesta do Brasil, todo mundo empreitando p substituir as empreiteiras pixuleco.!