TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 21, 2015

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA NOVA FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO E PRENDE UM DOS DONOS DA ENGEVIX EM FLORIANÓPOLIS

José Antunes Sobrinho, o Turco, um dos donos da Engevix, foi preso nesta segunda-feira em Florianópolis na 19a. fase da Operação Lava Jato
Neste vídeo a entrevista coletiva à Imprensa do diretor da PF no Paraná, o delegado que comanda a Lava Jato e o Procurador Federal, realizada na manhã desta segunda-feira em Curitiba.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira a 19ª fase da Operação Lava Jato. Ao todo 35 policiais cumprem onze mandatos judiciais: sete de busca e apreensão, um de prisão preventiva, um de prisão temporária, e dois de condução coercitiva nas cidades de Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. O alvo desta nova fase - denominada Nessun Dorma ("ninguém dorme") - são propinas que teriam sido pagas envolvendo a diretoria internacional da Petrobras. Entre os presos está um dos donos da construtora Engevix José Antunes Sobrinho, o Turco.
Na semana passada o juiz Sergio Moro já havia transformado o executivo em réu após indícios de que ele atuou no esquema de pagamento de propina ao grupo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O nome de Sobrinho também apareceu na fase da Lava Jato que chegou ao setor elétrico e descobriu o pagamento de propinas ao vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da estatal Eletronuclear. Apenas no propinoduto envolvendo o setor elétrico, o executivo da Engevix é suspeito de ter desembolsado até 140 milhões de reais em dinheiro sujo entre 2011 e 2013, por meio da empresa Aratec, de Pinheiro da Silva.
Segundo a PF, uma das empresas sediadas no Brasil e alvo da operação teria recebido cerca de 20 milhões de reais em propina entre 2007 e 2013 de empreiteiras já investigadas na operação para fraudar contratos com a Petrobras e favorecer os corruptores. A nova fase também pode ampliar o desgaste político da base aliada ao governo porque coloca na mira dos investigadores pessoas ligadas ao PMDB que podem ter levado dinheiro sujo para o exterior e que intermediavam propina movimentada na diretoria da internacional da Petrobras, comandada por Jorge Zelada, executivo que já responde a processo na Lava Jato. Do site de Veja

2 comentários:

Despetralhando disse...

José Antônio Sobrinho é o turco?
Não, ele é português ladrão e burro, como todo cafajeste que tenta enriquecer 'muito rápido'.

Anônimo disse...

Foi preso e fez o mesmo gesto provocador de Genuíno , elevando os punhos para cima. Quanta bobagem ! Daqui a pouco, quando sentir o efeito da prisão , vai querer fazer delação premiada - é só uma questão de tempo.