TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, outubro 30, 2015

OS JORNALISTAS IMPERFEITOS, OS MAIS QUE IMPERFEITOS E A LINGUAGEM CIFRADA DE MARCELO ODEBRECHT

Nenhum ser humano é perfeito. Portanto, os menos imperfeitos já constituem um ganho excepcional. Dentre as profissões entre as que mais expõe o sujeito ao escrutínio moral e ético sem dúvida está o jornalismo, porquanto o exercício profissional é exposto nos textos, sejam eles escritos ou falados. O conteúdo da matéria jornalística em qualquer meio de difusão revela por inteiro os valores que o profissional cultiva. 
Tanto é que os leigos, ou seja, aqueles que não são jornalistas mas apenas leitores, ouvintes ou telespectadores, se tiverem um mínimo de inteligência saberão se determinado texto jornalístico reflete a veracidade dos fatos ou quando muito não passa do que comumente se qualifica como “nota plantada”. 
Os leitores inteligentes sabem do que estou falando. As denominadas “notas plantadas” passaram a conspurcar o jornalismo brasileiro desde o dia em que o indigitado Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto, realizando aquilo que se pode qualificar de “façanha”. Ato contínuo começou uma nova fase na história do Brasil. O jornalismo foi transformado em marketing político de forma a obter um consenso nacional de apoio a um suposto líder carismático.
Ao longo desses 13 anos sobraram poucos jornalistas no Brasil que tiveram a coragem de manter a verdade como peça essencial de seus textos colocando todas as ideologias no seu devido lugar: o lixo.
Os leitores entendem perfeitamente o que acabei de afirmar.    E complementando essa necessária digressão transcrevo abaixo uma nota do site O Antagonista, que é escrito por três jornalistas apenas: Diogo Mainardi, Mario Sabino e Cláudio Dantas Sequeira. Eles valem mais do que todas as redações da grande mídia brasileira. Os três estavam há pouco em redações dos grandes veículos de mídia. Acabaram migrando para o jornalismo digital. O sucesso de O Antagonista está não apenas em noticiar os fatos mas interpretá-los e, sobretudo, manifestar opinião. Frise-se que a opinião no jornalismo brasileiro na era lulística só é emitida na esmagadora maioria das vezes, em favor de todas e quaisquer iniquidades. O Antagonista erra? Equivoca-se? Sim. Como este blogueiro também. Mas quando isso acontece a retratação é obrigatória. Em jornalismo brigar com os fatos é pecado mortal.
A nota de O Angatonista que transcrevo vale muito mais, por exemplo, do que uma edição inteira da Folha de S. Paulo. Leiam:
O juiz Sérgio Moro interroga nesta sexta-feira Marcelo Odebrecht.
Que tal perguntar-lhe sobre as mensagens apreendidas em seu celular?
1 - O que significa "Liberar para Feira"?
2 - O que significa "Para Edinho visão da conta toda"?
3 - O que significa "Dizer do risco da cta Suíça chegar campanha dela"?
4 - O que significa "Meet PR - 200 inclui 100"?

17 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o General, o legalista Reinaldo Azevedo perdeu mais uma oportunidade de ficar quieto. A república está caindo aos pedaços. Todos, o governo, o congresso, o senado, o STF, os políticos, os sindicatos... estão prestes a assar uma enorme pizza. Um golpe contra a população e contra o estado de direito como nunca antes se viu na história do Brasil. Será que os militares tem que ficar calados?

Anônimo disse...

Concordo, RA tá por fora, nem visito mais depois dessa posição escrota nivelada com os esquerdopatas. Nojento!
Apoio o General e acredito que os heróis devam se levantar e combater a ditadura comunista que se instalou no país.
FORA COMUNISTAS, Somos 200 milhões que mandarão vocês para Cuba que os pariu para sempre.

Data Venia disse...

O MBL está acampando em frente ao Congresso Nacional enfrentando PT e suas linhas auxiliares. É uma luta difícil, mas estamos contando com a solidariedade do povo brasileiro nessa guerra pela liberdade. Abaixo, uma lista atualizada do que precisamos no acampamento, junto com uma conta para doação de dinheiro. Agradecemos a força!

Água, gelo, papel higiênico, pano de prato, pano de chão, detergente, pó de café, açúcar, protetor solar, Lysoforme em spray (para ser usado nos banheiros químicos), etc.

Podem enviar para CRS 508 BLOCO C LOJA 17 ASA SUL

https://pt-br.facebook.com/mblivre


VAMOS ENTRAR NO FACE DE TODAS AS CELEBRIDADES QUE APOIARAM A CANDIDATURA DE AÉCIO NEVES E PEDIR DOAÇÕES PARA O MBL.

ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO, NEYMAR, RONALDO, CHITÃOZINHO E XORORÓ, OSCAR SCHMIDT, AJUDEM A SALVAR NOSSA DEMOCRACIA.

SE TODO MUNDO QUE ASSINOU A PETIÇÃO A FAVOR DO IMPEACHMENT NA INTERNET DOASSE R$ 10 REAIS AO MBL (O PREÇO DE UM SANDUÍCHE, GENTE), ELES TERIAM DINHEIRO PARA LEVAR MILHARES DE PESSOAS DE ÔNIBUS A BRASÍLIA E PARA SUSTENTAR O ACAMPAMENTO POR MUITO TEMPO!

Data Venia disse...

Em 64, os militares também não queriam ficar no poder muito tempo. Ficaram mais de 20 anos! Censura, atos institucionais, governadores biônicos, eleições indiretas para presidente, tortura e execução de presos políticos. Quem quer realmente esta "maravilha" de volta ?

Concordo com cada palavra que Reinaldo Azevedo escreveu no seu post “Punição a general que fez proselitismo político foi correta e segue normas das Forças Armadas”. Não vi nenhum post de O Antagonista prestando solidariedade ao general que fala demais. Aliás, também nunca vi nenhum que defendesse a tal intervenção militar “constitucional”, um eufemismo para golpe militar. Outro que é contra: Luciano Ayan. Aposto que Aluízio Amorim também não sente saudade da época em que jornalista (Vladimir Herzog) era assassinado por militares e depois diziam que ele se suicidou!

Anônimo disse...

Há anos acompanho o blog do Reinaldo Azevedo, cujos textos, não nego, são primorosos. Mas suas posições às vezes são entranhas e até contra a opinião pública. Como suas veladas críticas à atuação do bravo Juiz Sérgio Moro, que ele às vezes critica, arvorando-se em jurista. E a agora ele investe contra os que defendem a Intervenção Militar, talvez preferindo submeter-se a uma DITADURA COMUNISTA BOLIVARIANA. Temos um bando de criminosos de ALTA PERICULOSIDADE ocupando o poder executivo no Planalto. A nossa ECONOMIA ESTÁ ARRUINADA e em situação gravíssima, com um rombo superior a CEM BILHÕES DE REAIS, e uma roubalheira sem fim, ainda não totalmente apurada. Temos ainda uma altíssima CRIMINALIDADE e nenhuma segurança pública e total insatisfação social e ... MUITO MAIS !!! No entanto, o Reinaldo prefere o CAOS e uma DITADURA COMUNISTA, a uma Intervenção Militar. Sei que ele não precisa de leitores, como costuma dizer, mas eu prefiro nossos bravos militares, se tiver que ser submetido ao jugo COMUNISTA.

Anônimo disse...

Reinaldo Azevedo foi militante da linha trotskista (segundo ele próprio). O "esforço" dele é acabar com o PT. Mas é PSDBosta, o que dá no mesmo.

Anônimo disse...

Seu discurso de militante comunista foi perfeito Data. Ainda tenta envolver o editor do blog. Você é muito profissional, cara... mas não o suficiente. Estão se borrando de medo dos militares, Data? Não parece que o afastamento do General seja apenas por causa de uma crítica ao governo. Tem mais coisa alí, e vai continuar.

Data Venia disse...

Os intervencionistas continuam criticando Reinaldo Azevedo como se ele fosse uma exceção. Todos os blogs independentes que eu conheço são CONTRA a volta dos militares.

Márlon Jacinto Reis, 10 de dezembro de 1969, é juiz de Direito, Titular da 58ª Zona Eleitoral do Maranhão, conhecido pela defesa da lei "Ficha Limpa", um dos mais influentes segundo a Veja. Foi o primeiro juiz a impor aos candidatos a prefeito e vereador a revelação dos nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas, antes da data da eleição. Marlon Reis é um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Fonte: Wikipedia

Veja, Aluízio Amorim, o que ele disse sobre corrupção na ditadura militar:

"O maior antídoto da corrupção é a transparência. Durante a ditadura, tivemos o oposto disso. Os desvios foram muitos, mas acobertados pela força das baionetas"

"Obras faraônicas como Itaipu, Transamazônica e Ferrovia do Aço, por exemplo, foram realizadas sem qualquer possibilidade de controle. Nunca saberemos o montante desviado"

Data Venia disse...

Na falta de argumentos, estes adoradores das Forças Armadas chamam qualquer um que discorde deles de comunista. Felizmente, trata-se apenas de uma minoria barulhenta e destemperada, tão nociva ao regime democrático quanto os petistas!

Anônimo disse...

É bom se informar mesmo que seja pela Wikipedia porque, provavelmente, Data nem tinha nascido ainda naquela época mas, como todo comuna robozinho, repete como papagaio.

Aurelio Tasso de Miranda disse...

Fiquei sabendo através de terceiros (não leio sua coluna) que o Reinaldo Azevedo escreveu contra o Gal. Mourão.
Pergunto a este imbecil por que um militar não pode emitir a sua opinião ?
O Reinaldo Azevedo virou um Inquisidor sem sê-lo de fato ?
O Reinaldo Azevedo tornou-se agora o Juiz Supremo do Brasil ! Coloque-se no seu lugar, cara!

O MESMO de SEMPRE disse...

Saindo do assunto, acabo de ver a audiência de Marcelo Odebrecht com o Juiz MORO:

Juiz Moro, INFELIZMENTE, foi SUBJUGADO pelo Marcelo Odebrecht.

Primeiramente o Juiz não deveria lhe ter permitido considerações preliminares absolutamente irrelevantes para o processo e questão.

Portanto, deveria tê-lo interrompido para que não procastinasse ou mudasse o foco do processo.

Em segundo lugar, o juiz Moro JAMAIS poderia deixar que Marcelo Odebrecht afirmasse estar respondendo aos questionamentos do JUIZO. Afinal ele NÃO os respondeu!

Imagine-se um depoimento onde o próprio réu SE faz as perguntas para que as responda e assim SIMULAR ter respondido. Afinal, o interrogatório VISA BUSCAR CONTRADIÇÕES no relato do DEPOENTE.

Ou seja, ardilosamente Marcelo Odebrecht ENROLOU o Juiz MORO.

O juiz deveria ter insistido que um depoimento pré elaborado pelo PRÓPRIO RÉU não se constitui em um depoimento e que portanto, a bem da verdade, estaria o sr. Marcleo Odebrecht invocando seu direito ao silêncio a fim de furtar-se a entrar em contradições.

Jamais o juiz deveria ter permitido a afirmação de marcelo sobre não estar invocando seu direito ao silência.

O tal AUTO-DEPOIMENTO jamais poderia ser afirmado como "respondendo a todos os questionamentos", mas apenas deveria TER SIDO TOMADO COMO UMA MERA PEÇA DA DEFESA.

O juiz MORO infelismente foi ENROLADO por Marcelo. Deveria ter declarado que:

Sr. Marcelo, um AUTO DEPOIMENTO não se constitui como resposta a questionamentos de um juizo. Portanto, sua afirmação de que não esta invocando seu dioreito ao siêncio irá apenas significar que não respondeu as questões que lhe foram postas.
DESTA FEITA, a auto depoimento fornecido a este juizo CONSTITUI-SE APENAS e nada mais que apenas, NUMA PEÇA da DEFESA.

Assim, como sua afirmação de que não esta invocando seu direito ao silẽncia será causa para que se tome a ausência de respostas as questões aqui formuladas como NÃO SOUBE RESPONDER. Afinal, ao que sugere o sr. Marcelo não decorou a peça de defesa oferecida por seus advogados.

E ZÉ FINI!!!

Jamais o juiz poderia ter aceito tamanha pantomina. Tecnicamente FAJUTA, mas o consentimento do juiz, ACATANDO as afirmações de Marcelo, implica em favorecimento deste em posteriores questionamentos as decisões do juiz Moro.

UMa PENA QUE moro tenha sido enrolado.

Anônimo disse...

"O maior antídoto da corrupção é a transparência. Durante a ditadura, tivemos o oposto disso. Os desvios foram muitos, mas acobertados pela força das baionetas"

Uéh!... Então, será para quem e por que os generais estavam tendo o trabalho de "desviar", já que, segundo consta, todos eles morreram pobres? E por que ainda não foram apurados os "desvios"?

Carlo Germani disse...

Exemplo de "bagaço espiritual": Marcelo Odebrecht.

Anônimo disse...

"O maior antídoto da corrupção é a transparência. Durante a ditadura, tivemos o oposto disso. Os desvios foram muitos, mas acobertados pela força das baionetas"
Discurso de militante comunista perfeito, Anônimo. Tenta dequalificar os militares colocando-os no mesmo nível dos seus comparsas. É tudo igual, não é? Ou tal vez deva chamá-lo Data.
Não adianta, sua cabeça programada não consegue sair do seu roteiro, robozinho.
Sugiro você tentar mehlor sorte em outros blogs.

samuel disse...

Comentário para os que estão combatendo o Reynaldo Azevedo. Ele está dizendo que não adianta pedir os militares de volta. O risco existente, real é o da INTERVENÇÃO MILITAR DA ESQUERDA:
http://www.aquinao.org/aldo-rebello-e-alternativa-de-militares-para-mandato-tampao/
É a estrada que foi traçada desde a queda dos militares (aqueles, "da direita") FHC Kerenski – aquele que chorou de orgulho quando o operário Lula foi eleito, aquele de achar que chegam ao poder, cavalgando na mentira igualitarista, e nele conseguirão manter-se. Ora, eles sempre serviram e servirão de abre-alas da revolução. Nas suas pegadas sempre virão os “verdadeiros” socialistas. O mal legado por FHC talvez exija dos brasileiros um preço como os alemães pagaram para se livrar de Hitler e do nazismo. TEMPOS DE GRANDE PERIGO!
JANOT e o STF estão por todos os meios tentando impedir o impeachment, para combater a vontade popular. Incorrem claramente numa iniciativa anti-institucional. Mas Dilma tem o STF na mão o que pode criar uma cisão institucional no país, que a "obrigue" a recorrer ao Min da Guerra, Aldo Rabelo ( ... é a vez de nosso Stalingrado, ele diria...) e pronto estamos diante de um golpe comunista tramado pelo planalto.
TEMPOS DE GRANDE PERIGO!

Data Venia disse...

Ao anônimo que disse que todos os generais morreram pobres (ai que peninha):

Alguns podem não ter ficado milionários, mas pobres COM CERTEZA não eram. Além disso, você se esqueceu dos inúmeros amiguinhos civis do regime militar. Vai querer livrar a cara deles também ? Os generais, brigadeiros e almirantes, no mínimo, faziam vista grossa!