TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 15, 2015

TARRAFADA EM ÁGUAS TURVAS: POLÍCIA FEDERAL DESENCADEIA OPERAÇÃO QUE APURA ROUBALHEIRAS NA SECRETARIA DA PESCA E NO IBAMA.

Momento da prisão do Secretário-Executivo interino da Pesca, Clemerson José Pinheiro da Silva (de cabelo branco à direita) na manhã desta quinta-feira em Brasília. (foto: G1)
O secretário-executivo interino da Secretaria da Pesca, Clemerson José Pinheiro da Silva, foi preso em Brasília nesta quinta-feira (15) durante operação da Polícia Federal contra suspeitos de conceder ilegalmente permissão para pesca industrial. A pasta perdeu o status de ministério no início do mês, na reforma administrativa anunciada pela presidente Dilma Rousseff. Pesca foi incorporada ao Ministério da Agricultura.
O G1 não conseguiu contato com a secretaria até a publicação desta reportagem. A ação ocorre paralelamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Pará. Até as 8h20, 19 pessoas já haviam sido presas.
Um dos outros presos é o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Américo Ribeiro Antunes. Na casa dele foram apreendidos documentos e computadores. Ele foi encaminhado para o prédio da PF em Florianópolis, na avenida Beira-Mar Norte.
De acordo com a PF, a investigação apontou que servidores públicos, armadores de pesca, sindicalistas e intermediários atuavam no esquema. O crime ocorria por meio de corrupção e tráfico de influência. Em uma das ocasiões, a organização teria cobrado R$ 100 mil por embarcação para emitir a licença.
“Muitas das embarcações licenciadas irregularmente sequer possuíam os requisitos para obter a autorização. Em outros casos, eram colocados empecilhos para embarcações aptas, com o objetivo de pressionar os proprietários dos barcos para o pagamento de propina”, diz a Polícia Federal.
A investigação também apontou fraudes em documentos para inserir no mercado o pescado sem origem. Exemplares de espécies ameaçadas de extinção, como tubarão-azul, tubarão cola-fina, tubarão anjo e raia viola, foram apreendidos. De acordo com a PF, mais de 240 toneladas de pescado, com preço de mercado superior a R$ 3 milhões, foram recolhidos.
A ação conta com 400 policiais. São 61 mandados de busca e apreensão, 19 de prisão preventiva e 26 de condução coercitiva – quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Segundo a Polícia Federal, Clemerson José Pinheiro da Silva deve ser transferido para Porto Alegre (RS). Do site G1 da Rede Globo

3 comentários:

Anônimo disse...

Pilantra sem-vergonha. Apodreça na cadeia petista!

Anônimo disse...

Esse IBAMA deveria ser extinto e seus aparelhados demitidos pois não se tem notícia de que produziram algo aproveitável. Mas, primam pela corrupção em vários níveis. No mesmo ato, poderia ser extinta a FUNAI, que poderemos chamar de cafetã dos índios paraguaios, importados para achacar as empreiteiras e concessionárias de estradas
Chega de politicamente corretos desonestos.
Eduardo.45

Anônimo disse...

Não esqueça do INCRA que só existe para dar dinheiro para o mst.