TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, outubro 05, 2015

TCU INVESTIGA NOMEAÇÃO DE MARIDO DE IDELI PARA POSTO NOS ESTADOS UNIDOS

O Tribunal de Contas da União (TCU) investiga a nomeação do marido da ex-ministra Ideli Salvatti, o segundo-tenente músico do Exército Jeferson da Silva Figueiredo, para o cargo de ajudante da Subsecretaria de Serviços Administrativos e de Conferências na Junta Interamericana de Defesa. Figueiredo teve sua transferência assinada em 5 de agosto pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, a pedido de Ideli.
"O fato causa preocupação, especialmente porque se sabe que as nomeações de militares para o exercício de missões no exterior passam por rigoroso processo de seleção", afirma o ministro substituto André Luís de Carvalho, autor do pedido de investigação, aprovado em plenário. Figueiredo deveria assumir o novo posto no domingo, em Washington, nos Estados Unidos.
Na última quarta-feira, o TCU aprovou em sessão secreta o envio de ofícios para que o Ministério da Defesa e o Exército esclareçam os critérios da transferência e solicitou a cópia de todo processo de indicação, escolha e nomeação do militar. O Tribunal também pede informações sobre o custo da mudança.
A transferência correu após a nomeação da ex-ministra Ideli para ser assessora de Acesso a Direitos e Equidade da Organização dos Estados Americanos (OEA). Para não viver separada do marido, a ex-ministra inicialmente procurou o Exército para pedir a transferência. Sem sucesso, Ideli recorreu então a Wagner e foi atendida. Na nova função, Figueiredo deverá receber 7,4 mil dólares, o equivalente a cerca de 30 mil reais mensais, por uma jornada de trabalho de 32 horas semanais. Ele tem direito a uma ajuda de custo para sua transferência de 10 mil dólares, cerca de 40 mil reais.
O TCU pediu ainda à Defesa e ao Exército informações sobre a viagem oficial feita por Figueiredo à Rússia, em 2014. Ministros querem saber as razões que levaram à escolha do oficial para a missão, o total gasto e a comprovação de que ele tinha habilitação para participar da viagem.
Figueiredo era um dos dez integrantes de uma missão à Rússia para avaliar o sistema antiaéreo Pantsir-S, que o Exército brasileiro estava interessado em comprar. Sua habilitação para a função foi questionada, mas ele explicou que fora escolhido porque dominava o idioma. Do site de Veja

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Sabemos que não há critério para nomear os cumpanhero do PT. Um vai porque é marido da outra, que tb vai por ser fiel ao PT. Qualificação? Que que é isto? Estão querendo ofender us cumpanheru?
Esther

Anônimo disse...

É de chorar ou de dar nojo a troca do mérito das pessoas pelos cumpanheros e pela garantia do projeto de poder!

Alexandre Sampaio disse...

São Paulo, 5 de outubro de 2.015

Prezado Sr. Amorim,

Apuração sempre é bom. Pena que por essas plagas, não resolve coisa alguma. Ou alguém acredita que a indicação do tenente esposo do jaburu, vai deixar de ser indicado para Washington? Imagine, caro Sr., esse canhão da Salvatti, denominada por Augusto Nunes como "um berreiro atrás de uma idéia", berrando nas orelhas do comunista Aldo Rebelo que quer o maridinho junto com ela em D.C.
O amor é lindo, pois não?

Anônimo disse...

.....o que serah q ele combinou com os russos????