TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, dezembro 15, 2015

LAVA JATO CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO NAS RESIDÊNCIAS DE EDUARDO CUNHA E DE MINISTROS DA DILMA

Policiais federais fazem busca e apreensão em residência do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha. Foto: Veja.
Em mais uma fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal faz nesta terça-feira, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), uma operação de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília, e na casa do parlamentar, no Rio. Três viaturas da PF, com cerca de doze agentes, isolam o local e realizam as buscas na casa localizada na área conhecida como Península dos Ministros, no Lago Sul, região nobre de Brasília.
Além de Eduardo Cunha, também são alvos de busca e apreensão o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB), o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), o senador Edison Lobão (PMDB-MA), o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) e o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado. Ao todo, a PF cumpre 53 mandados de busca e apreensão em oito Estados - Distrito Federal (9), São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).
A busca na residência de Cunha foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O objetivo é coletar provas para os inquéritos que apuram se Cunha cometeu os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
O peemedebista foi denunciado pelo Ministério Público Federal por ter recebido suposta propina de 5 milhões de reais para viabilizar a construção de navios-sonda da Petrobras, entre junho de 2006 e outubro de 2012.
Agentes da PF também vasculharam escritórios da diretoria-geral e da presidência da Câmara dos Deputados.
SEM MANDADOS DE PRISÃO
Não há mandados de prisões nessa fase da Lava Jato batizada de Catilinárias, que se restringe a autoridades políticas com foro privilegiado. Catilinárias é o nome dado a um dos mais célebres discursos do orador romano Cícero contra um senador que planejava tomar o poder. O trecho mais famoso do discurso é: "Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra", ou "Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência".
Nesta terça-feira, o Conselho de Ética da Câmara pode votar o parecer sobre a representação contra Eduardo Cunha por suposta quebra de decoro parlamentar. O novo relator da representação movida pelo PSOL e pela Rede, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), deve apresentar o parecer favorável ao prosseguimento das investigações.
O governo se manifestou, por meio de nota, sobre a ação da Polícia Federal. "O governo federal espera que todos os fatos investigados na nova fase da Operação Lava Jato envolvendo Ministros de Estado e outras autoridades sejam esclarecidos o mais breve possível, e que a verdade se estabeleça. Que todos os investigados possam apresentar suas defesas dentro do princípio do contraditório e que esse processo fortaleça as instituições brasileiras."
Antes de embarcar para Minas Gerais, onde cumpre agenda nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff foi informada sobre a Operação Catilinárias por alguns ministros, com quem conversou por telefone. Do site de Veja

9 comentários:

Anônimo disse...

A situação do Cunha está feia, sem Cunha, sem impeachment.
Presente de aniversário, para à madame.
Cunha meu filho, toma vergonha na cara e aperta logo o botão do artigo 142, se é para se melar, leve todos contigo.
Pelo menos assim, sua derrota não será completa.
E fará uma boa ação para o povo brasileiro, nos livrando de toda a canalha de uma só vez.

TERMINATOR disse...

Isso é um vexame para a imagem do país lá fora. Bandidos no comando de uma nação! Mas também vamos combinar, país habitado por palhaços bobocas bananeiros ¨pacíficos¨ que torcem para times de futebol e pulam carnaval vai se esperar o quê: player global? conquistas científicas? pujança econômica? altíssimo IDH? gigante diplomático? alto nível social? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Paulo Helmich disse...

O próximo da lista é Temer!!! A não ser que ele venha, urgentemente, a público, declarar QUE NÃO APÓIA O IMPEACHMENT de Dilma!!! Se apoiar, poderá sair algemado do Jaburu!!!!!!

Anônimo disse...

Cunha,se é para sair,leve o PT com você! Há males que vêm para o bem.Isso é bom para o PMDB deixar esse Governo mentiroso e traíra, e se unir para o Impeachment da Dilma.Ela não merece consideração nem do PMDB!

Dionísio Ventura disse...

Um Conselho de "Ética" emporcalhado querendo cassar Cunha! Palhaçada!


http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,um-terco-do-conselho-de-etica-e-alvo-de-inqueritos,10000000636


Querem tirar o inimigo número um de Dilma da presidência da Câmara! O resto é conversa mole!

Heringer disse...

Quando o janota vai pedir investigação contra Gleisi Hoffmann e o 9 dedos.

Anônimo disse...

Tubarão devorando Tubarão! Vai acontecer o que já se previa PT vs PMDB se detonam e surge o PSDB salvador da pátria! Tudo a mesma coisa! O certo era o povo começar a parar o país até botar na ordem. Mas vão fazer isso?Nunca!

Aluizio Amorim disse...

Anônimo,
Seu comentário sobre tubarão comendo tubarão evoca o raciocínio dos petistas. Não desperdice este espaço nobre aberto aos leitores para veicular idiotices.

Anônimo disse...

Começo a acreditar que a solução é encher o planalto de VBTP,URUTU,CASCAVÉL e uma Brigada de Infantaria,prender todos que estiverem lá dentro,formar uma junta de governo provisória e chamar novas eleições em seis meses.Estão chamando o povo de palhaço,pois bem,a alegria dos palhaços é botar fogo no circo.Como TODOS estão de algum modo
enrolados na sujeira,trocar seis por meia-dúzia é o mesmo que tirar leite de vaca morta.