TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 10, 2015

STJ NEGA LIBERDADE PARA PRESIDENTE DA ANDRADE GUTIERREZ E DEMAIS PETROLÕES PRESOS PELA LAVA JATO

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta quinta, por unanimidade, pedido de liberdade ao presidente afastado da construtora Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, preso desde junho na Operação Lava Jato por suspeitas de ter participado de um esquema de pagamento de propina em obras da Petrobras.
O revés contra o executivo da Andrade Gutierrez ocorre ao mesmo tempo em que a empresa decidiu fechar um acordo de leniência e admitir ter desembolsado propina para vencer a disputa para a construção e revitalização de estádios para a Copa do Mundo e para participar de obras na usina de Belo Monte, no Rio Madeira. Na Copa, a construtora detinha 20% do consórcio do Maracanã, 50% do consórcio do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e pleno controle das obras da Arena da Amazônia, em Manaus. O acordo prevê que a gigante da construção pague 1 bilhão de reais em multa para compensar as fraudes, a formação de cartel e o esquema de corrupção nos contratos dos estádios do Mundial de 2014. O valor da multa é o maior já conseguido pela força-tarefa do Ministério Público que atua nas investigações sobre o bilionário esquema de corrupção na Petrobras.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público no escândalo do petrolão, o Grupo Andrade Gutierrez pagou propina a dirigentes da Petrobras em obras e contratos na Refinaria Gabriel Passos, em Betim (MG), no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), na Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde (BA), na Refinaria de Paulínia (SP), no Gasoduto Urucu-Manaus, no Centro de Pesquisas (Cenpes) e no Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD), no Rio de Janeiro, no Gasoduto Gasduc III (RJ) e no Terminal de Regaseificação da Bahia.
No julgamento de uma série de habeas corpus de executivos presos na Operação Lava Jato, o ministro Félix Fischer abriu divergência e disse que a liberdade do executivo da Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo poderia ocasionar "a reorganização das atividades ilícitas" detectadas no petrolão. Também na sessão de hoje, o STJ também negou liberdade do empresário Elton Negrão.
Odebrecht - Ainda nesta quinta, o ministro Félix Fischer pediu vista do habeas corpus apresentado pela defesa do executivo Rogério Araújo, ligado à construtora Odebrecht, e adiou a conclusão do processo que poderia levar à liberdade do empresário, preso desde junho em Curitiba. A 5ª Turma do STJ ainda negou, por quatro votos a um, liberdade ao publicitário Ricardo Hoffmann, condenado pelo juiz Sergio Moro a mais de 12 anos de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Ele foi apontado pelo Ministério Público como responsável por pagar propina ao deputado cassado e ex-petista André Vargas (ex-PT-PR) em troca de contratos de propaganda com a Caixa Econômica e com o Ministério da Saúde. Do site da revista Veja
ELEMENTOS PERIGOSOS
O site O Antagonista informa diz o seguinte:
Os ministros Félix Fischer, Jorge Mussi, Reynaldo Fonseca e Gurgel de Faria merecem os parabéns por terem resistido às pressões políticas que tentam colocar na rua elementos perigosos, como Otávio Azevedo, Elton Negrão e Ricardo Hoffmann.
Esperamos que continuem resistindo bravamente para evitar que Marcelo Odebrecht passe o Natal em casa. Ele é o mais perigoso de todos.

6 comentários:

Anônimo disse...

PSICOTÉCNICO

Concordo com o que têm dito os petistas: impeachment é um exagero. No meu ponto de vista, bastaria um psicotécnico.

Anônimo disse...

Que bom, minha carteira agradece!

Anônimo disse...

Caríssimo Aluízio,
De imediato te peço desculpas pela insistência. Porém, ela se justifica por duas boas razões: primeira, você é o único jornalista deste Estado; segunda, este é um momento ímpar, que não podemos deixar passar. Bem, todo esse prólogo para lhe suplicar que coloque, de forma permanente, o chamado do dia 13. Só assim, com seu apoio, essa manifestação poderá ser vultuosa. Sábado, no shopping, estarei com camisa "fora Dillma", e nas ruas fazendo buzinaços com a bandeira do Brasil. Acho que seria interessante que um grupo de pessoas fizesse o mesmo, para conclamar o povo. DÊ essa ideia. Abraços do admirador.

CACAU disse...

Certamente, tem gente que precisará de anos de análise após constatar que não pode comprar todo mundo o tempo todo. Que o diga o grande profissional, Juíz Sérgio Moro!
Srs. Ministros, que essa gente, que hoje se encontra devidamente presa, encontre em vocês o mesmo que encontrou em Sérgio Moro: dignidade e integridade de caráter.
Que seja feita a coisa certa, que seja feita a justiça!
Estamos de olho!

Anônimo disse...

Caro Aluízio
O habeas-corpus do Marcolinha Odebrecht será julgado dia 15, sendo que um dos juizes, o Navarro, é aquele da gravação do Delcídio, que era o 2º da lista e a Anta o escolheu, específicamente para conceder habeas-corpus e melar a lava-jato. Aguardemos, pois, o dia 15 para sabermos se o elemento é cara de pau, destemido e sem medo de ser hostilizado pela população.
Esther

TERMINATOR disse...

Graças a Deus pelo Juíz Sergio Moro, simples assim. Esse é brasileiro! Quase todo o resto e com raríssimas (e ponha raríssima nisto!) exceções não passam de bananeiros pentacampeões imprestáveis.