TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, março 30, 2016

EM OFÍCIO AO STF JUIZ SERGIO MORO AFIRMA QUE LULA TENTOU INTIMIDAR, OBSTRUIR OU INFLUENCIAR INDEVIDAMENTE A JUSTIÇA.

Juiz Sergio Moro enviou ofício do STF onde narra de forma minuciosa as tentativas de Lula de obstruir a Justiça
Em ofício ao Supremo Tribunal Federal, juiz da Operação Lava Jato transcreve 12 interceptações telefônicas que pegaram ex-presidente 'intencionando ou tentando obstruir ou influenciar indevidamente a Justiça'
No ofício que enviou ao Supremo Tribunal Federal para explicar porque mandou grampear o ex-presidente Lula e porque deu publicidade aos áudios, o juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, cravou que o petista quis ‘intimidar’ e ‘obstruir’ as investigações de que era alvo. Para o magistrado, a conduta de Lula pode ‘configurar crime de obstrução à Justiça’ – tipificado na Lei 12.850/13, que define organização criminosa.
“Mesmo sem eventual tipificação, condutas de obstrução à Justiça são juridicamente relevantes para o processo penal porque reclamam medidas processuais para coartá-las”, anotou o juiz.
Moro transcreveu, na peça de 30 páginas, doze interceptações telefônicas da Polícia Federal anexadas aos autos da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato que pegou Lula e a ele atribui a propriedade do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP) – o que é negado veementemente pela defesa do petista.
O juiz chamou a atenção para um grampo em especial, no qual Lula disse a seu interlocutor ‘eles têm que ter medo’, em referência aos investigadores que vasculham sua vida. Para Moro, o ex-presidente fez tal afirmação ‘sem maiores pudores’.
“Não se trata de uma afirmação que não gere naturais receios aos responsáveis pelos processos atinentes ao esquema criminoso da Petrobrás. Entendeu este Juízo que, nesse contexto, o pedido do Ministério Público Federal  de levantamento do sigilo do processo se justificava exatamente para prevenir novas condutas do ex-presidente para obstruir a Justiça, influenciar indevidamente magistrados ou intimidar os responsáveis pelos processos atinentes ao esquema criminoso da Petrobrás. O propósito não foi, portanto, politico-partidário.”
Um grampo que Moro transcreve pegou Lula com o ministro Nelson Barbosa, da Fazenda. O ex-presidente demonstra contrariedade com a ação da Receita no Instituto Lula e na LILS Eventos e Palestras. Aparentemente, ele sugere ao ministro que cobre do Fisco investigações em emissoras de TV e até na fundação do adversário político Fernando Henrique Cardoso.
“O ex-presidente contatou o atual ministro da Fazenda buscando que este interferisse nas apurações que a Receita Federal, em auxílio às investigações na Operação Lava Jato, realiza em relação ao Instituto Lula e a sua empresa de palestras. A intenção foi percebida, aparentemente, pelo ministro da Fazenda que, além de ser evasivo, não se pronunciou acolhendo a referida solicitação”, destaca Moro.
Para o juiz, ’em princípio, não se pode afirmar que o referido diálogo interceptado não teria relevância jurídico-criminal e, se tem, não se pode afirmar que a divulgação afronta o direito à privacidade do ex-presidente’. Leia TUDO e veja Documento

20 comentários:

Anônimo disse...

Eu já havia lido na íntegra as explicações do Juiz Sérgio Moro ao Sr. Teori Zawascki.
Pelo teor, Moro mostra não ser nada bobo, deixando o STF em uma saia justa.

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

Fidel Castro se fez de vítima dos EUA durante 50 anos. Hoje é milionário, kkkkkkkkkkkkkk, vivendo em uma ilha particular e comandando sua fazenda:CUBA. Manipulou todas essas bestas de líderes do Foro de São Paulo, especialmente o Lula, mas no fundo sempre quis que Cuba fosse o quintalzinho dos EUA. Lula fez igual com os brasileiros. Iludiu a todos, se fazendo de vítima da sociedade. Hoje é bilionário, mas acho que só vai poder se esconder em Angola.

Augusto disse...

A verdade e que: Se o juiz Moro não tivesse tirado o sigilo das escutas, o povo jamais iria ficar sabendo dessa sujeirada, dessa podridão toda. O STF baseado nessas leis (que ao meu ver só foram feitas para esconder falcatruas) jamais iria divulgar essas conversas. (Talvez nem contasse nos autos).

Anônimo disse...

Pois é, ninguém duvida que isso é crime! E MESMO ASSIM nenhum juiz teve a CORAGEM de mandar prendê-lo!!! Imaginem só se fosse eu no lugar do Jararaca!! Já estaria há meses no xilindró! Na verdade, O STF, POR PRESSÃO DE LULA, ENQUADROU O DR. MORO, ao mesmo tempo em que Lula chamava os ministros da Suprema Corte e os do STJ de "acovardados"!!! Começo a dar RAZÃO a Lula, O Intocável!!!!!

Edson disse...

Desculpe Ministro TEORI e STF...mas..."SOMOS TODOS MORO", enquanto a razão, a lei e a ética prevalecerem...

Anônimo disse...

Concordo com o comentário de Cavalaria Ligeira, porque já havia pensado o mesmo!

Anônimo disse...

DILMA_"Se fazem isso contra mim, o que não farão contra o povo?".

Eu respondo_ Contra qual povo? Contra os 5% que apoiam Dilma ou contra os 95% que querem o impeachment?

Anônimo disse...

O Dr Sérgio Moro está colocando até os ministrinhos debaixo do braço.O homem é de uma competencia singular.
Se alguém pode salvar o nosso pais,é o Juiz Moro,o resto é o resto.

Anônimo disse...

Mudaram o estatuto?
Brasil 30.03.16 16:11
"O Globo noticia que os ministros do PMDB podem ficar no governo e se licenciar do partido."

Se isso for verdade corja do PMDB no mínimo se iguala a jararaca.

Como gostaria que o Congresso Nacional tivesse somente homens com a integridade do Dr. Moro. Cansa ver os "representantes do povo" fazerem acordos com os mais nefastos politiqueiros.
Urge limpar esse chiqueiro.

Anônimo disse...

Desequilibradas e atrevidas como são as gangs comunistas, só consideram sendo afrontas quando em discordancia a elas, mas o que fazem contra os outros, nada a declarar ou reparar - só elas querem ter direito de reprimir os outros e cassar quem quiserem; essa é a DEMONIOCRACIA do PT, do "eu mando, v obedece"!
Ou então, v tem toda liberdade para fazer o que quiser - desde que aprovado pelo governo, aí sim, v está "livre!", como os enfermeiros de Cuba aqui no Brasil, presos, alugados ao PT, tendo a ditadura Cuba cerca de 90 000 escravos nessas condições em mais de 40 países!

Anônimo disse...

As investigações tem revelado um esquema criminoso, uma quadrilha que usou de seus cargos para assaltar a nação e desviar bilhões da Petrobrás e do governo e entidades do estado. Fora Dilma, Fora Lula e Fora PT. Liberdade para o Brasil.

Anônimo disse...

Se o povo está indo às ruas pedindo o impeachment da Dilma, a prisão de Lula e aclamando Sérgio Moro por tomar atitudes nunca antes vistas na Justiça desse país,o Sr. Teori ao tomar essa atitude de tirar das mãos do juiz as acusações contra um cidadão comum, o que ele esperava? Flores? Não adianta acusar as pessoas que não gostaram dessa atitude,isso é Democracia! O Sr. é que deve agir de acordo com o cargo que ocupa.

Anônimo disse...

Enquanto isso, Lula faz um governo paralelo sob a tutela do STF. Cuidado! Paciência tem limite. Vocês estão brincando com fogo com essas ameaçazinhas de incendiar o país.

Anônimo disse...

Se o tranqueira for condenado os advogados da defesa devem cumprir o mesmo tempo que o culpado. São cúmplices, porque sabem da verdade.

Anônimo disse...

Tadinho do teori já está muito velhinho para esta vida tão complicada, ele vai lá atrás de quando era jovem ( alguns milênios atrás ) se recorda de sua infância tão reprimida, ficou atualmente tentando reverter a situação. Ledo engano. Seu DNA não nega sua índole.

Anônimo disse...

Anônimo 30 março, 2016 disse...
..."Começo a dar RAZÃO a Lula, O Intocável!!!!!"

Lula só continuará intocável enquanto a Internacional Socialista tiver força por aqui, algo que vamos reverter muito em breve!!!

Anônimo disse...

Já pensaram o que é ser vizinho da família Lula da Silva? Criaturas insuportáveis e mal educadas que se acham.

Anônimo disse...

Sempre serei Sérgio Moro orgulho do Brasil!

Anônimo disse...

ESSA PRAGA TEM QUE ESTAR ENJAULADA, PRA ONTEM, SÓ FAZ INTRIGA, TRAMÓIA, ATRAPALHAÇÃO, CRIME, OBSTRUIR A LEI.

douglas disse...

Boa tarde, vejo o quanto foi contraditório Temer em fazer o que impediram a Dilma de fazer, dar foro privilegiado pra 3 investigados da lava jato? a menina dos olhos de Moro, o que ele vai fazer a respeito, deixar passar? fingir que não viu? pq antes era tão proibido e agora é tão normal, como os povo não ta vendo as outras contradições, ministro do meio ambiente, o maior desmatador do brasil Conhecido por ter uma posição de antagonismo com o agronegócio,
O DEM entrou em 2009 com uma ação no Supremo contra a política de cotas raciais que beneficiava negros e pardos na disputa de vagas em universidades públicas. O Supremo derrubou a ação em 2012. Apresentou uma série de requerimentos na Casa para reafirmar os crimes de responsabilidade fiscal da presidenta Dilma.
nem vou falar mais, pensem, se vcs apoiaram este golpe, vcs vão se arrepender