TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, março 14, 2016

JUÍZA DE SÃO PAULO MANDA DENÚNCIA E PEDIDO DE PRISÃO DE LULA PARA O JUÍZ SERGIO MORO

A Justiça de São Paulo encaminhou para as mãos do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a denúncia e o pedido de prisão preventiva feitos pelo Ministério Público de São Paulo contra o ex-presidente Lula. A Justiça paulista decidiu que o caso do tríplex em Guarujá (SP) já era alvo da Operação Lava Jato e que os crimes investigados são de esfera federal. A decisão da 4ª Vara Criminal da Capital foi divulgada nesta segunda-feira pelo Tribunal de Justiça do Estado. 

LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO DA JUÍZA CLICANDO AQUI

A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira declinou da competência para atuar no processo e decidiu levantar o sigilo do caso. Em sua decisão, ela escreveu que, conforme Moro, os favores indevidos recebidos pelo ex-presidente têm relação com as empreiteiras investigadas na Lava Jato. Ela citou despacho em que o juiz federal fala em "fundada suspeita de que o ex-presidente teria recebido benefícios materiais, de forma subreptícia, de empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato, especificamente em reformas e benfeitorias de imóveis de sua propriedade".
A referência de Moro a "suspeitas de que o ex-presidente seria o real proprietário de dois imóveis em nome de pessoas interpostas", como o tríplex no Edifício Solaris, no Guarujá, e o sítio Santa Bárbara, em Atibaia, também foi destacada pela juíza como um dos motivos pelos quais o caso deve tramitar na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde está centralizada a maior parte dos processos relacionados à Lava Jato.
"Têm-se que nos processos da Operação Lava Jato são investigadas tanto a cessão do tríplex no Guarujá ao ex-presidente e sua família, bem como as reformas em tal imóvel, (...) e ainda a mesma situação com o notório Sítio na Comarca de Atibaia, ambos no Estado de São Paulo, após minucioso trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público Federal", afirma a juíza, que conclui que "é inegável a vinculação entre todos esses casos da Operação Lava Jato".
"O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de 'lavagem de dinheiro', é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação", decidiu a juíza.
Supremo - O ex-presidente Lula havia recorrido diversas vezes ao Supremo Tribunal Federal (STF) alegando ser alvo de duas apurações simultâneas, do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público Federal, sobre os mesmos fatos. Isso, segundo a defesa do petista, seria uma afronta à lei porque, no limite, ele estaria sujeito a ser penalizado duas vezes por um mesmo fato. Mas ao contrário do que entendeu a juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, os advogados de Lula argumentavam que ele não deveria ser investigado na Lava Jato, e sim em São Paulo porque é lá que está localizado o imóvel que o Ministério Público estadual considera alvo de suspeitas - o tríplex no Guarujá.
Em manifestação entregue ao STF, o coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol defendeu a ideia de que não há conflito de competência nas investigações envolvendo o petista porque o MP em São Paulo e a força-tarefa da Lava Jato estariam lidando com casos diferentes. Os indícios, segundo Dallagnol, são de lavagem de dinheiro com participação do pecuarista José Carlos Bumlai, executivos da construtora Odebrecht e da OAS. Do site da revista Veja

10 comentários:

Anônimo disse...

Ainda hoje a Anta Mor o nomeia ministro e ele escapa da justica. Este pais nao presta. Aqui as leis nao funcionam.

Anônimo disse...

A Juiza foi muito esperta em lavar as mãos neste caso empurrando a batata quente para o Dr Sérgio Moro,que no fundo é que tem de fato tutano para colocar o meliante na jaula.Só uma decisão de alta octanagem para implodir essa quadrilha e ninguém além dele é capaz disso.

Anônimo disse...

Seus vagabundos comunistas!
Pensaram que o povo estava anestesiado com tant enganação de propagandas do PT, né, mas se fuderam!
O povo saiu às ruas destemido, irado, num DIA DE IRA contra a peste maldita comunista PT!

Anônimo disse...

Dr. Sergio Moro, um bálsamo para todo brasileiro honesto. Como é gratificante saber que no nosso pais existem homens como Dr. Sergio Moro. A esperança de um Brasil pujante somente com homens como Moro. Que Deus o proteja e abençoe sempre.

maria-maria disse...

A juíza foi salomônica, mas os quadrilheiros já vão mandar o elemento pernicioso para o maxistério vadio para contar com o beneplácito do TJF; é vergonhoso para o supremo ser escolhido por um investigado . Que estranhas devem ser as razões de um pré-réu fazer a escolha de seus julgadores; não fica descartada a possibilidade de o exxx sentir-se poderoso junto aos ministros.

Unknown disse...

Oi

Alexandre, The Great disse...

Como se diz na Bahia: peidou na farofa...

Paixão de Cristo disse...

Dr. Esperamos por uma resposta digna da justiça, o povo já fez sua parte, agora é a hora de vermos que realmente o Brasil tem jeito... sem os corruptos é claro!

Pelo fim do Foro de São Paulo disse...

Nada fará Dilma escapar.

Anônimo disse...

ESSA DROGA DE LEI BRASILEIRA, NÃO VAI TIRAR ESSA DESGRAÇA DE PT DO PAÍS..
GENTE,
não é possível que nós vamos ter que suportar o cinismo, a hipocrisia e a robalheira desse partido....
REALMENTE, A LEI NO BRASIL SÓ FUNCIONA PRA QUEM ROUBA UMA GALINHA OU UM LEITE PRA MATAR A FOME DA FAMILIA....

desisto desse país