TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, abril 05, 2016

O BRADO DE LIBERDADE NO LARGO DO SÃO FRANCISCO E A NATURAL PULSÃO DE VIDA DOS INDIVÍDUOS REPELINDO O MAL

O evento na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco na noite desta segunda-feira em São Paulo, reuniu uma multidão. Segundo O Antagonista o ato reuniu pelo menos 3 mil juristas de verdade e não chicaneiros profissionais useiros e vezeiros em defender os bandidos de toda espécie, como são os vigaristas do PT e seus sequazes. Dentre esses vigaristas é bom que se frise, estão lamentavelmente mega empresários e políticos cúmplices e usufrutuários da pilhagem dos cofres públicos promovida pelo PT do Lula.

O vídeo acima dá uma ideia do que foi o evento no Largo do São Francisco recolocando a histórica Faculdade de Direito da USP no seu devido lugar de honra já que tem sido vilipendiada e ocupada por um bando de jagunços ideológicos a serviço de Lula e seu séquito comunista.

Uma prova de que há muita gente inteligente e de boa índole no Brasil. Não fossem homens dessa estatura ética e moral talvez já se teria consumado o totalitarismo comunista, travestido de "socialismo do século XXI" ou "bolivarianismo", impulsionado pelo Foro de São Paulo, a organização ultraesquerdista transnacional da qual Lula é o fundador e presidente perpétuo.

Este momento da história do Brasil que passa ao vivo e em cores, que corre nervoso pelas redes sociais, que mobiliza milhares de pessoas em todo o Brasil poderá ter como epílogo mudanças profundas na cosmovisão dos brasileiros. A cosmovisão ou visão de mundo ou ainda mundividência deriva do alemão "Weltanschauung". Convido os leitores para pensar um pouco. Vamos lá.
MOMENTO DE TRANSIÇÃO
Uma definição muito clara, sintética e objetiva de cosmovisão está na Wikipedia e ao alcance de todos. Sintetiza bem do ponto de vista filosófico o que quer dizer este termo "cosmovisão. Trata-se da orientação cognitiva fundamental de um indivíduo ou de toda uma sociedade.(grifo meu). Essa orientação abrange sua filosofia natural, seus valores fundamentais, existenciais, normativos, seus postulados ou temas, suas emoções e sua éticaOutro sentido do termo é o de uma imagem do mundo imposta ao povo de uma nação ou comunidade, isto é, uma ideologia. (grifo meu). O termo é um calco linguístico da palavra de origem alemã que significa literalmente "visão de mundo" ou "cosmovisão". Essa palavra alemã é adotada regularmente em diversas línguas para expressar esses significados. Suas origens etimológicas remetem ao século XVIII. Ela é um conceito fundamental na filosofia e epistemologia alemãs e se refere a uma "percepção de mundo ampla". Adicionalmente, ela se refere ao quadro de ideias e crenças pelas quais um indivíduo interpreta o mundo e interage com ele.(grifo meu).
Os escândalos, a corrupção, as roubalheiras e as mentiras que vêm à tona todos os dias neste quadrante da vida nacional têm um viés didático fabuloso. Por vias oblíquas é como um curso de filosofia da moral, da ética e da política. Aquilo que intrigava muita gente começa a ficar claro como água límpida e pura. É a partir daí que se opera uma espetacular mudança na cosmovisão dos indivíduos. 
Do ponto de vista cultural é isso que estamos vendo acontecer no Brasil neste momento. Estamos perante um acontecimento inaudito. Passado esse evento, esse acontecimento turbulento, a comosvisão dos brasileiros tende a uma mudança importante, tão importante que neste momento se trava uma luta encarniçada entre o bem e o mal. O Bem é encarnado pela liberdade enquanto o Mal é a negação da liberdade em nome do totalitarismo. No caso presente o totalitarismo comunista que é tão totalitário quanto o nazismo e o fascismo. Lembrem-se que a corrupção, a roubalheira e a mentira são e sempre foram a fonte de vida dos diversos totalitarismos.
A tendência, mais adiante, é a prevalência do bem uma vez que é no bem e nunca no mal que radica a liberdade e a própria existência de indivíduos interagindo em sociedade. O ambiente de paz e segurança não é uma dádiva a ser oferecida por alguém. É uma exigência da própria vida humana, da sua preservação. A vida é possível justamente por esta pulsão preservacionista inerente à natureza humana.
PULSÃO DE VIDA
Os seres humanos nas sociedades complexas não diferem de seus ancestrais humanóides. O que muda é que a pulsão pela existência não se reduz apenas na defesa pessoal física ante uma agressão de um semelhante ou de um fenômeno climático, por exemplo. O denominado homem moderno tem um modo mais sofisticado de se defender individualmente e/ou coletivamente. Cada ser humano é como uma molécula de um imenso organismo que denominamos 'sociedade'. É aí que incide o fenômeno político, isto é, a luta pelo poder ou a luta pela manutenção do poder. Logicamente a ação e a relação social entre indivíduos tendem a otimizar as possibilidades mais concretas de manutenção da vida repelindo quaisquer ameaças.
Explica-se daí a repulsa coletiva, por exemplo, à corrupção, a roubalheira e à mentira porque estas constituem ameaças à própria vida de cada indivíduo uma vez que põem em risco as estruturas sociais e políticas que garantem a paz social e a produção de alimentos.
Tudo isso parece complexo? Aparentemente sim. Entretanto, quando se investe um tempinho para pensar as coisas começam a ficar muito claras. Simples assim. A vida que cada ser humano e a sociedade como um todo compõem um eterno devir. Neste momento a sociedade brasileira está experimentando um processo de transição que no meu modesto modo de entender será positivo. O tempo dirá.

13 comentários:

Anônimo disse...

Aluizio,

por favor, verifique as muitas denúncias que dizem que o STF vai julgar nesta 4a feira o parlamentarismo e dai Lula pode ser empossado como primeiro ministro (em minúsculo).

se for bastante noticiado, o stf (minúsculo) possivelmente perceberá o papel ridículo e traidor que está desempenhando contra o Brasil e contra a Constituição e poderá reverter a votação.

vamos impedir esta loucura do stf de apoiar o pt contra o Brasil e contra a Constituição.

JARDIM DO KYKO disse...

Caro Aluizio Amorim,aprecio muito seus artigos. Há anos que os acompanho e nunca deixei de compartilha-los. São muito bons. Que Deus esteja sempre a seu lado. Abraços.

Aluizio Amorim disse...

Salve, Kyko!

Fico grato e honrado pelas suas palavras.
Forte abraço.

Anônimo disse...

Ronald Reagan mantinha os vampiros e desequilibrados comunistas quando presidente dos EUA sempre ENCABRESTADOS, NA REDEA CURTA E DE FERROLHO NA MÃO em sua época; sabe como procedia para manter esses CANALHAS de encontro à parede?
Para uma pressão comunista, 2 neles!
Para uma manifestação violenta, 2 neles, sempre dando demonstrações de FORÇA MAIOR QUE A DELES!
Resultado: sempre, sem arredar o pé, jogou na época o Muro de Berlim no chão!
Se tivessem seguido ele, botariam os comunistas atrevidos, achando que o Brasil é do PT e somos uns otarios deles, massa-de-manobra do PT!
Qual é a de vs, bandidos do PT?

TERMINATOR disse...

Muito bonito mas precisou que o país virasse um caos comunista à lá fim da URSS e chegasse no fundo do poço da civilização para que o povão virassem Rambos cheios de patriotismo e nacionalismo. Opa, intervalo agora porque vai sair o resultado do BBB.

TERMINATOR disse...

Opa, Rambo foi exagerado! Se fossem Rambos a Dilma e o Lula já estariam na Coreia do Norte pedindo asilo. É melhor pacíficos patriotas e nacionalistas.

Anônimo disse...

Aplausos!!!!
Jornalista Nêumanne Pinto enquadra Marco Aurélio, STF: "Lula é malandro esperto. Ele sabe que o STF protege quem tem foro privilegiado".
Aqui:
http://polibiobraga.blogspot.com.br/2016/04/jornalista-neumanne-pinto-enquadra.html

J. Santos disse...

EQUÍVOCOS, COINCIDÊNCIAS, CLONAGENS ou TRAMOIAS ?
4 abril, 2016
Gleisi Hoffmann e Teori Zavascki ou clones estiveram em Floripa
http://www.bemparana.com.br/tupan/gleisi-hoffmann-e-teori-zavascki-ou-clones-estiveram-em-floripa/
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Gleisi e Teori Zavascki no Costão do Santinho
http://www.fabiocampana.com.br/2016/04/gleisi-e-teori-zavascki-no-costao-do-santinho/
/////////////////////
Publicado: 04 de abril de 2016
GLEISI vai ao STF para anular seu indiciamento pela Polícia Federal
Senadora estaria envolvida no esquema de corrupção investigado pela Lava Jato
http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=52806479916

Ive disse...

Prezado Aluízio, seus artigos são sempre excelentes, lúcidos e atuais. O de hoje não foge à regra mas superou os anteriores com a análise do Momento de Transição que estamos vivendo. Como acho seus textos excelentes, sempre os compartilho no Face pois as pessoas precisam de informações corretas. Agradeço pelo seu Ivejornalismo de qualidade.

Anônimo disse...

Artur Nogueira diz: Parabéns! Com ações e discursos contra essa sandice ideológica da esquerda iremos reconstruindo um novo país. Nunca poderemos nos omitir frente à esses celerados e divulgadores da mentira e da hipocrisia.

Anônimo disse...

URGENTE!
Acabo de saber que Santa Terezinha do Itaipu-RS foi invadida pelo MST.
Alguém pode verificar?



Anônimo disse...

Faltam duas letras e a maiúscula em Weltanschauung.

Aluizio Amorim disse...

Valeu anônimo.
Já fiz a correção. Obrigado.