TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 06, 2016

ALMIRANTE DE PIJAMA MAMOU CERCA DE R$ 12 MILHÕES DE EMPREITEIRA SEGUNDO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

O ex-presidente da Eletronuclear, vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva é preso durante operação Pripyat da Polícia Federal no Rio de Janeiro - 06/07/2016 - Reprodução/TV Globo by Veja
O ex-presidente da Eletronuclear e vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, preso nesta quarta-feira na Operação Pripyat, recebeu cerca de 12 milhões de reais da empreiteira Andrade Gutierrez, segundo informações do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. O valor corresponde a 1% do contrato orçado em 1,2 bilhão de reais para a construção da usina de Angra 3. Outros 6 milhões de reais teriam sido distribuídos entre cinco ex-dirigentes da Eletronuclear, que também foram detidos hoje. São eles: Luiz Soares, Edno Negrini, Luiz Messias, José Eduardo Costa Mattos e Persio Jordani.
Segundo a representação do MP, uma parcela do dinheiro ilícito ainda foi embolsada pelo "núcleo político" da organização criminosa, que é investigada pelo Supremo Tribunal Federal por envolver pessoas com foro privilegiado. As quantias foram pagas em dinheiro ou por meio de contratos fraudulentos.
Apesar de estar cumprindo prisão domiciliar, Othon, que já é réu no processo do eletrolão, teve nova prisão decretada por suspeita de que, mesmo afastado do cargo, ainda mantém influência sobre a estatal. A procuradoria colheu indícios de que ele estava interferindo nas investigações internas conduzidas pela Eletrobras por meio do presidente atual da estatal, Pedro José Diniz Figueiredo, e da procuradora jurídica da Eletronuclear, Denisse Sollami. Os dois foram afastados do cargo hoje e foram alvos de mandados de condução coercitiva.
"Foram interceptadas conversas que revelaram destruição de documentos, ocultação patrimonial, interferência na investigação interna, inclusive com violação de ambientes lacrados, manutenção de influência de funcionários afastados e relações suspeitas com outras empresas", afirmou o MPF, em nota, justificando os mandados de prisão e afastamento do ex-presidente e do seu sucessor no cargo.
Othon foi preso pela primeira vez em julho do ano passado durante a deflagração da 16ª fase da Lava Jato, a Radioatividade. Na ocasião, ele era suspeito de ter embolsado 4,5 milhões de reais de propina.
O "HOMEM DA DILMA"
Também foi conduzido obrigatoriamente para prestar depoimento o diretor afastado da Eletrobras Valter Luiz Cardeal, o 'homem de Dilma' na estatal. Segundo a procuradoria, a sua participação no esquema ainda precisa ser "devidadamente esclarecida", mas há suspeitas de que ele seria o responsável por solicitar e efetuar o pagamento reservado ao núcleo político e administrativo da quadrilha, segundo os delatores.
As investigações de hoje se fundamentaram nas delações premiadas dos ex-executivos da Andrade Gutierrez Flavio Barra, Clóvis Primo, Rogério Nora e Gustavo Botelho. Segundo a procuradoria, eles forneceram documentos, notas fiscais e planilhas relacionadas aos contratos ficticios firmados para dar aparência de legalidade às operações ilícitas.
Outra parte das informações que contribuíram para a deflagração da operação veio da quebra do sigilo bancário e fiscal da empresa Flexsystem, do empresário Ney Gebran Pereira (já falecido). De acordo as investigações, a empresa dele recebeu vultuosos valores da Andrade e da Engevix, localizando-se em um endereço residencial, sem ter nenhum registro de funcionários. Do site da revista Veja

7 comentários:

Anônimo disse...

IMPRESSIONANTE!
Não tem uma só descoberta de corrupção que os depravados do PT ou contribuintes com as hienas do partido não estejam enfiados!
Seja onde for, aparecem como se fossem moscas do vírus da peste corrupção, parecendo vespas onde posam, deixam ovos que eclodem e nascem as trapaças!
Esqueça o Brasil, PT - caia fora; a validade do partido expirou tem muito tempo!
Fidel ou Maduro esperam vocês lá!

Guilherme Diniz disse...

Eu fico impressionado com essa "Justiça" brasileira: até um Almirante é preso; mas o canalha mor da nação, vulgo LULA, continua solto. Que país é esse?!

Anônimo disse...

Parece que resolveram prender Lula só depois do impeach de Dilma, e o pior para ele é ficar naquela que estão fazendo: deixar ele assombrado, se vai, quando - uma especie de fazer picadinho com o cara - pisando nele aos poucos ou então perto do impeach.
Hoje, o ator JEC encenou mais um capítulo da novela "Dilma", em que essa atriz confessa que nunca desviou dinheiro público e aproveito essa oportunidade:
É verdade o que Dilma falou, Terta!
Siiiiiiiiiiimmmmmm!

Anônimo disse...

ESSE É O OTHON LUIS LALAU PINHEIRO DA SILVA.
UM ALMIRANTE VAGABUNDO,LADRÃO SAFADO QUE,TERIA QUE SER FUZILADO POR SEUS PARES EM PRAÇA PÚBLICA PARA SERVIR DE EXEMPLO.
ALMIRANTE LADRÃO,QUE ROUBA ATÉ DE BAIXO DÁGUA

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Se de pijama o Almirante roubou tudo isto, imagine se estivesse a caráter. kkkkkkkkkkkkkkk.
Esther

Anônimo disse...

Almirante?Como é que um marginal desse quilate foi tão longe?Toda a Armada deve estar com vergonha.Se deixarem os marinheiros julgarem esse sujeito,ele é fuzilado.Como a população civil,que sempre teve confiança nas FFAA vai ficar?Esse delinquente está a tirar o brilho da Marinha de Guerra.Como exemplo,no minimo prisão perpétua,ou que o EMFA adote como critério,militar corruPTo deve ser fuzilado sumariamente.Mas...Infelizmente,só vai perder a patente,ser expulso da corporação,puxar um ou dois anos de prisão domiciliar e depois ir embora para algum paraiso caribenho e gozar na nossa cara,torrando nosso dinheiro roubado.
Isso é o Brasil,cuja capital é Macondo,e não Brasilia.

Anônimo disse...

Os elementos não param de roubar nem dentro da cadeia, quanto mais só de tornozeleira e prisão domiciliar. Vide Dirceu, esse almirante, etc. Depois vem o melindrado comunista do Supremo dizer serem arbitrárias as prisões preventivas. Eles não entenderam ainda que "preventiva" vem de "prevenir" que novos crimes sejam praticados em decorrência da periculosidade do bandido.
Esther