TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, julho 25, 2016

PIMENTEL E A SOMA DE TODOS OS PROCESSOS

Por Nilson Borges Filho (*)
O governador de Minas Gerais está a cada dia mais próximo do  esgoto. Não bastassem as denúncias escabrosas envolvendo Fernando Pimentel e a mulher Carolina Oliveira na operação Acrônimo, desencadeada pela Polícia Federal, mais indícios de malfeitos surgem sobre o governador.
Os investigadores  fazem o cerco numa suposta  atuação da Secretaria de Aviação Civil junto com a JHSF para construir o aeroporto Catarina, na cidade paulista de São Roque, atendendo pedido de Fernando Pimentel. Curiosamente, no último pleito presidencial o enfrentamento político tinha como foco um outro aeroporto, o de Cláudio, construído pelo governo de Aécio Neves em imóvel de propriedade de um tio do senador mineiro.

Enquanto o comitê de campanha de Aécio Neves se desdobrava para explicar aos eleitores que nada de ilegal havia na construção do aeroporto de Cláudio, Fernando Pimentel agia para que a Secretaria de Aviação Civil entregasse para a JHSF a construção do aeroporto Catarina, no interior paulista.

A força tarefa da operação Acrônimo está querendo saber quem na Secretaria de Aviação Civil ajudou Fernando Pimentel na operação Catarina. Foi na delação de Benedito de Oliveira, o amigo de todas as horas e lugares do casal Pimentel, que surgiu essa nova face da Acrônimo. Bené já havia oferecido material substancioso sobre a movimentação do ex-ministro de Dilma nos financiamentos do BNDES às empreiteiras envolvidas nas negociatas da operação Lava Jato.

A denúncia oferecida pela Vice-Procuradoria Geral da República contra Fernando Pimentel é um verdadeiro passeio pela legislação penal, como corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O atual governador mineiro nega veementemente  as malfeitorias, mas o material e o depoimento ofertados por Benedito de Oliveira são comprometedores e nada republicanos.

Pesa, ainda, contra o casal que ocupa o Palácio das Mangabeiras um fato pra lá de conflituoso: as faturas do cartão de crédito da madame e suas viagens turísticas foram pagas pela sócia da agência Pepper, Danielle Fonteles, e pelo amigo (olha ele aqui de novo) Benedito de Oliveira. Convém salientar que a empresária Danielle Fonteles está negociando sua colaboração e possivelmente novos fatos aparecerão no cenário nacional.

Em delação premiada e já homologada judicialmente, Bené acusa Fernando Pimentel, ex-ministro de Dilma Rousseff, de ter recebido ilegalmente 14,5 milhões de reais das empreiteiras Odebrecht e OAS. Além, é claro, do imbróglio do caso CAOA e a propina de 2 milhões de reais, segundo ainda Benedito de Oliveira. A defesa do atual governador mineiro nega as afirmações do delator. Isso não é tudo.

Na justiça eleitoral corre um processo sobre os gastos de campanha de Fernando Pimentel para o governo de Minas Gerais. Os números são assustadores, pelo volume e pela  origem – como dizer? – suspeita. Confirmadas as denúncias contra Fernando Pimentel o efeito será devastador, pois estarão no mesmo barco a presidente afastada e alguns  dirigentes do BNDES, estes na época em que Pimentel estava como titular do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Antigos processos, dos tempos de prefeito de Belo Horizonte, assombram o atual governador mineiro. O prazo de validade de Pimentel está se esgotando.

(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em direito.

6 comentários:

Cactus disse...

.
A idiotia continua a todo vapor.
.
Tem um restaurante que veio dos Estados Unidos, o Outback, onde você entra e é aquela escuridão idiota dos infernos, que você mal consegue ler o cardápio. O cardápio, na verdade, é daqueles enormes e idiotas, onde você só lê auto-elogios e fica sem entender direito os ingredientes do prato, coisas assim: "delicioso steak...", "saboroso ribeye do seu jeito com tomates selecionados..." e por aí vai. Como se você não tivesse personalidade própria, nos enfiando o sabor goela abaixo.
.
Pior, você nem tem o direito de escolher o lugar, a atendente retira do sistema o seu local, encaminha uma pessoa para acompanhar e manda sentar. É muito idiota... você é servido com prato feito e tratado como criança.
.

Adilson disse...

Pimentel foi terrorista junto com a Dilma, se não me engano foram presos juntos ou na mesma época.
Dizem eles que lutavam contra a Ditadura mas nenhum deles jamais falou em DEMOCRACIA. e todo terrorista ou ex é ladrão. Grande parte dos sindicalistas idem. Esquerdopatas que infestaram as Universidades Federais detestam democracia e são fãs de carteirinha destes pilantras que "lutavam" contra a Ditadura.
Aos poucos a verdade vai aparecendo e mesmo para aqueles que se iludiram até hoje com esse tipo de gente um dia se darão conta que estavam redondamente enganados.....
Cadeia pra essa raça toda é questão de tempo.

Anônimo disse...

Nao conseguem prender o guerrilheiro pimentel e acham (eu nao) que lula sera' preso. Idiotice e ingenuidade.
O maior malandro politico da historia e' a prova de cadeia.

Ferreira Pena disse...

Em estilo elegante, a exposição da atuação criminosa e patética desse guerrilheiro vagabundo. A questão agora é essa: quando esses canalhas(Lula, Dilma e demais...) do PT pagarão pelos crimes cometidos e pela destruição do Brasil?

Anônimo disse...

Pimentel, como todo graudão petista, está envolvido em todo tipo de tramas, trapaças e trambiques, pois corrupção é sinonimo de comunismo, de comunistas, tudo a mesma desgraça, uma verdadeira praga que se abate sobre uma nação!
Pimentel em breve estará fora; deixe a Dilma sair!
Breve, longe desses lixos!

Anônimo disse...

É bom lembrar,que tem mais o nebuloso empréstimo do BNDES para construção do porto de Mariel na ilha presídio,cujo contrato só será aberto em 2027.Alguém tem dúvida de que o Brasil vai levar mais um calote?

Túlio Xavier