TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 12, 2016

ÀS FAVAS COM A CONSTITUIÇÃO

Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
O impeachment de Dilma Vana Rousseff começou com manifestações pacíficas, ordeiras, espontâneas quando milhões foram às ruas de todo país para gritar: “Fora Dilma”. “Fora Lula”. “Fora PT”.
Oficialmente o impeachment se arrastou por cansativos nove meses. Na Câmara o rito foi travado duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal em nome de filigranas jurídicas. Prosseguiu com o poder dos deputados se resumindo a permitir o julgamento da cassação. O sim prevaleceu por larga margem, precedido por bizarros discursos.  O não, bem mais reduzido, foi emitido entre choro e ranger de dentes, certamente muito mais pelo medo da perda de privilégios do que por fidelidade a Rousseff.     
 O desfecho do impeachment se deu no Senado, sob a providencial presidência do “companheiro” Renan Calheiros e a condução do presidente do STF, Ricardo Lewandowski.
Além de “artistas” como o advogado de defesa de Rousseff e militante petista, Eduardo Cardozo, o espetáculo nauseante ficou concentrado no quarteto composto pelos senadores e ardorosos petistas Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias, Fátima Bezerra e por Vanessa Grazziotin do PC do B. Eles foram a essência da esquerda estridente, grosseira, provocadora, repetitiva, desrespeitosa, dotada de violência verbal no lugar de raciocínio, useira e vezeira de ardis imorais, de mentiras calculadas.
Ao final o pior resultado, maior do que as três eleições presidenciais perdidas por Lula: a queda da criatura do chefe por 61 votos a 20. Acachapante derrota dos que tanto pediram o impeachment de outros, mas que tiveram cassado justamente um de seus correligionários.
Estaria a democracia brasileira fortalecida e vitoriosa?  Sim. Entretanto, nas sombras foi urdida uma trama antidemocrática e anticonstitucional para atenuar o estrondoso baque. Uniu-se o PT, Renan Calheiros e Lewandowski para violar a Constituição e salvar Rousseff da inabilitação por oito anos do exercício de funções públicas, sanção que é integrada à cassação conforme o artigo constitucional 52. Foi o avesso do que aconteceu com o ex-presidente Collor de Mello.
Estabeleceu-se, assim, a insegurança jurídica para todos os brasileiros, pois ficou claro que se existem leis sabe-se agora que não são seguidas pelos poderes mais altos da República. Bastam acertos de bastidores digno de republiquetas das bananas, sendo os julgamentos baseados em interesses e amizades de altas autoridades judiciárias e parlamentares.  Em alto e bom som eles disseram a nação: “Ás favas com a Constituição”.
As metas do PT agora são destruir Temer e acabar com a Lava Jato. Para isso Lula convocou seu exército de baderneiros, de interesseiros e de incautos às ruas. Ele sabe que o PT está em péssima situação, que seus projetos populistas soçobraram na pior recessão já havida no Brasil. O jeito é brutalizar ainda mais a oposição única coisa que o PT sabe fazer bem. Isso inclui ameaçar, mentir, falsear a realidade, corroer reputações, partir para terrorismo urbano.
Quem sabe Lula pensa que assim escapará de seus inúmeros processos, podendo voltar em 2018 para concluir a desgraça que semeou no País. Está aberta a temporada de caça do PT e não está sendo nada bonita de se ver.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga                                      

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu não diria temporada de caça mas de cassação. Vejam que os caras não têm projeto de país nem nunca tiveram a não ser o poder pelo poder e o controle do dinheiro em favor das grandes fortunas e em detrimento da consolidação da estrutura e infra estrutura social incluindo-se o básico em geração de empregos, saúde, educação e segurança pública.

Há centenas, milhares de estruturas governamentais que podem, ponto a ponto, dependendo do gestor, aprimorar e simplificar as relações sociais, em todos os setores. Precisamos nos livrar da falta de rumo que o passado, desde a democratização plena, com eleições presidenciais e a anistia, proveu ao país.

Essas manifestações demonstram a imaturidade, a incompetência, a pirraça, infantilidade, palavras de ordem que não levam a lugar nenhum, somente para ocupação de território, sem nenhuma produtividade social, como fazem os narcotraficantes, impedindo a socialização das comunidades.

Lamentável esse jogo do Ministro Lewandowski com o Presidente do Senado. Quero ver no julgamento do mérito de que lado estará a maioria do STF, se do lado da Lei e da Ordem ou se do lado das chicanas jurídicas, mantendo, através da "soberania do Senado" o direito de rasgar a Constituição, LAVANDO AS MÃOS.


Anônimo disse...

Joice Hasselman pergunta se Lula terá coragem de debochar de novo da Nação?
https://www.youtube.com/watch?v=z7A-9rEGASU

Joice afirma que terminou a era Levandowski e espera tempos melhores, com Carmen Lúcia na presidência do stf, Toffoli na vice presidência, e Lula convidado para a cerimônia de posse. Joice está debochando da inteligência do seu público?

Joice não percebeu que Lula debocha da Nação todos os dias? Reportagens bombas, tsunami de denúncias contra Lula e ele não vai preso? Isto não é um deboche? E ainda por cima é convidado para a cerimônia no stf? Joice Hasselman não diz quem convidou o Lula. Joice está nos enganando, assim como Villa, Reinaldo Azevedo, PSDB, etc, que fingem ser oposição mas apóiam o Foro de São Paulo?

Anônimo disse...

Com absoluta certeza é um STF comunista.

Anônimo disse...

VOLTEM PARA O INFERNO!
DE ONDE VIERAM!
Acabou a era Lewandowsky-PT, que até no último momento tentou ajudar os vilões e bandoleiros da Organização Depravada Comunista, a carniça ODC, conhecida como PT, a maior desgraça que passou pelo Brasil!
Dessa forma, a ODC que será exorcizada enquanto existir e não se economizarão palavras de condenação diariamente a esses safados que pilharam a nação!

Ferreira Pena disse...

Excelente artigo, como sempre!

Cactus disse...

se aquele cafajeste lewandowisky já rasgava a constituição, esta picareta que convidou o lulla e demais bandidos para a sua posse, vai colocar fogo.
.
Adeus Constituição.
.
Agora vai entrar o código de ética!
.
Código de Ética do P. T. / P. C. C. / C. V.
.

Unknown disse...

São Todos Furtivos = stf = Grupo dos onze!