TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, dezembro 06, 2016

O IMPACTO DA VITÓRIA DE DONALD TRUMP E O FUTURO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL



Não há nenhuma dúvida que os norte-americanos sempre constituíram o povo mais criativo do planeta e por isso mesmo edificaram o país mais grandioso da Terra em todos os níveis. Não é mera coincidência que inúmeros pensadores europeus debruçaram-se sobre o tema já nos albores do gigante americano.
Um dos grandes clássicos sobre o tema é “Da Democracia na América”, do francês Alexis de Tocqueville, cuja primeira publicação se deu em 1835. Nesta obra Tocqueville aborda os Estados Unidos dos anos 30 do século XIX.
Mas não foi apenas Tocqueville que enfocou o tema. Há inúmeros outros pensadores e romancistas  europeus que ficaram embasbacados com a performance norte-americana. O filósofo e sociólogo alemão Max Weber empreendeu em 1904 uma longa viagem aos Estados Unidos juntamente com outros professores da Universidade de Heildelberg, onde fora professor e comentou muito ao longo de sua obra sobre os aspectos da sociedade americana. Afinal, verificara in loco muito daquilo que teorizara em seu notável ensaio “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Assinalo essa viagem de Weber no meu livro “Elementos de Sociologia do Direito em Max Weber”, (2001) que reproduzo com pequenos reparos a minha dissertação de Mestrado que defendi em 1996 na UFSC.
Já em 1927, foi publicado o primeiro romance de Franz Kafka intitulado América. Lembro que li esse romance quando tinha uns 18 anos de idade. Eita! E lá se vão algumas décadas... Sem nunca ter pisado na América Kafka narra as andanças do jovem Karl Rossmann, personagem central do romance, pelas terras de Tio Sam.
Há outros exemplos literários, filosóficos e sociológicos que denotam a surpresa dos europeus em relação à pujança dos Estados Unidos. Afinal, até então a velha de guerra Europa era o centro do mundo ocidental, hegemonia que fora então quebrada de forma espetacular pelo dito “novo mundo” que teria, como de fato teve, os Estados Unidos como a emergência de uma nova liderança global pela liberdade que permanece até hoje.
A grandeza americana que fora objeto de tantas análises e até mesmo obras de ficção, como o romance kafkiano que citei, por outro lado passou a ser alvo do destrutivo assédio do movimento comunista internacional, mormente pela ex-URSS e que haveria de marcar praticamente quase todo século XX por aquilo que se convencionou conceituar como “guerra fria” cujo epílogo se verificou mais tarde pelo desabamento da União Soviética que, por si só, tipifica uma vitória americana. Ao mesmo tempo o movimento comunista larga as armas convencionais e cria a denominada “guerra cultural” que se vivencia na atualidade e que pela primeira vez sofre um revés formidável com a vitória de Donald Trump no recente pleito presidencial americano.
Este meu pequeno e ligeiro artigo foi inspirado no vídeo que ilustra este post com tradução do pessoal da “Embaixada da Resistência” que mantém uma excelente página do Facebook furando de forma espetacular o bloqueio da grande mídia e de seus jornalistas amestrados bobalhões e mentirosos. 
Vídeos como este postado acima viralizam nos Estados Unidos mas somente chegam ao nosso conhecimento por meio das redes sociais e sites independentes de viés conservador. E notem que por meio da “guerra cultural” levada a efeito pelo esquerdismo, os temas conservadores são escamoteados de forma impiedosa pelos trastes ideológicos que controlam as redações dos grandes veículos de mídia.
Por isso a vitória de Donald Trump nesta eleição americana tem um efeito pedagógico excepcional por permitir pela primeira vez em quase uma década uma ampla reflexão, sobretudo no que tange à liberdade em todos os níveis e, de forma especial, à liberdade individual da qual os Estados Unidos se constituem como principal guardião. Afinal, os alicerces da Nação norte-americana edificados pelos Founding Fathers ainda não foram demolidos. A vitória de Donald Trump é a prova disso. 
De tudo que se fala de política em todos os níveis, em todos os lugares do planeta, está umbilicalmente vinculado a esses novos e surpreendente eventos que começaram pelo Brexit, a saída do Reino Unido da deletéria União Européia e agora com a vitória de Donald Trump cujo mote de campanha “Make America Great Again”, vai além de um slogan eleitoreiro, porquanto delineia em grande medida uma reação gigantesca contra a campanha de desmonte da Civilização Ocidental. Isto quer dizer, em outras palavras, o desmonte das peças que sustentam a liberdade individual. Como já me referi em outros escritos, a liberdade individual é como uma célula da liberdade em seu sentido amplo. Ou seja: sem a liberdade individual não há liberdade nenhuma.

Quem entender o que acabei de discorrer neste texto mata a charada. Daí a minha insistência neste tema porque o resto é baba espumante do esquerdismo delirante que se desmancha no ar. E acreditem: todos nós neste momento estamos vivenciando acontecimentos históricos que deverão estabelecer os marcos referenciais culturais, políticos e econômicos das próximas décadas em nível global.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que a gente percebe é que muitos países que achavam que seriam em breve donos do mundo, como Russia, especialmente a China, com aproximação com Taiwan foi uma pisada tremenda no calo dos comunistas!
O Dragão Vermelho tava com tudo prontinho, até lá pouco mais de 2020 seria a dona, mas de repente, vem Trump dando uma trumpada nesses planos!
Trump them!

Anônimo disse...

Nota onze!
Eis aí o caso da Itália e mais isso:http://www.midiasemmascara.org/artigos/internacional/europa/16853-2016-12-05-01-49-44.html

Cavalaria Ligeira

Sergio Soares disse...

Aqui no Brasil o ideal seria resgatar os nossos valores perdidos com o maior golpe que sofreu este país : a proclamação da república que consistitui uma dominação externa ,por um poder transnacional ( a maior força o Banco Rothschild) ;com inúmeras constituições por pseudobrasileiros que seguem a cartilha desse poder e se beneficiam.Enquanto vierem coisas como república café-com-leite,ditaduras com Vargas,Militar,Constutuição Fabiana,ect.estaremos bem dominados e dando
nossa riqueza(vide o nióbio) de graça.Os americanos são bem mais rápidos porque nunca renegaram suas origem com os founding fathers.

Anônimo disse...

Por falar em guerra cultural, é vergonhosa a manipulação dos sentimentos das pessoas que a tal mídia faz neste país. O melhor sinônimo de Organizações Globo é EMOÇÃO: se não chorar, gaguejar ou ao menos apertar os olhos e espremer a boca na entrevista sobre alegria ou desgraça, ela não vai ao ar. A semana passada começou com a morte, afinal total, do ditador cubano, com quase todo o noticiário ocupado em reverência ao líder do paredón, e continuou com a exploração persistente e acintosa do acidente com o time de futebol de SC. No domingo inteiro, 04, a Globo News se esmerou em simpatia pela “manifestação pacífica e ordeira” contra o Legislativo...Dá para desconfiar: cui prodest? E o que dizer das novelas? Mas ao contrário do que querem nos fazer crer, nós sabemos do que se trata: trata-se, antes de mais nada, de “irmanar” os brasileiros em um só pensamento e sentimento, minando todos os espaços da consciência do cidadão, bloqueando o seu discernimento, em que o mote subliminar é o doping do povão para, enfim, GUIAR A MANADA ao entorpecimento e à acomodação capachilda do “yes, bwana, no bwana” diante do establishment, o Big Brother orwelliano. É para isso, o completo hebetamento social, que caminha a Humanidade? Sem educação NÃO há solução. (lídia)