TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, janeiro 29, 2017

A ÉTICA DA BANDIDAGEM


Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)

1 de janeiro de 2017. Em penitenciárias de Manaus (AM) a Família do Norte (FDN), facção que comanda o tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia e é ligada ao Comando Vermelho (CV), esquartejou, decapitou, arrancou corações e vísceras de 60 homens, a maioria ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Tudo foi devidamente filmado e enviado para redes sociais, cujos frequentadores consumiram avidamente a selvageria digna do Estado Islâmico.
Houve mais mortes e fugas em outros Estados, além de uma carta do PCC. Alguns trechos foram publicados na Folha de S. Paulo, de 6 de janeiro, e curiosamente neles os bandidos se referiam ao seu “código de ética” rompido, pois “a meta sempre foi lutar contra o Estado corrupto e não contra nossos irmãos mesmo que de outras organizações fossem”.
A carta terminava com o lema da poderosa organização criminosa: “paz, justiça e liberdade”, algo de tom ideológico e cínico tratando-se de degoladores, daqueles que desgraçam famílias, dos que são fonte da violência que infelicita e aterroriza cidadãos honestos.
O gigantismo dos lucros e a organização impecável do PCC e do CV são também a prova mais cabal do fracasso do Estado. Onde estavam o Executivo, o Legislativo, o Judiciário enquanto as organizações criminosas se expandiam?
Com relação ao Executivo cito excelente artigo do professor Ricardo Vélez Rodríguez, publicado no O Estado de S. Paulo de 22/10/2016. No texto Rodríguez relembra que “o empurrão inicial dado pelo brizolismo ao narcotráfico veio a ser potencializado, em nível nacional, pelos 13 anos do populismo lulopetista que simplesmente abriram as portas para o mercado de tóxicos no Brasil”.
O professor também recorda “foto de Lula, no palanque em Santa Cruz de La Sierra, com Evo Morales, ambos ostentando no peito colares feitos de folhas de coca”. A imagem simbolizou um “liberou geral” para a produção e distribuição das drogas. “Rapidamente o Brasil viu aumentar de forma fantástica a entrada da pasta-base da coca boliviana”.
Após as chacinas, demonstração de quem de fato comanda o sistema prisional, busca-se o que fazer. Algumas soluções raiam à imbecilidade como o direito de fuga e a soltura de presos. Também, para palpiteiros inconsequentes não se deve prender os que cometeram crimes menores (o que seriam crimes menores?), liberar as drogas e não construir mais prisões.
Ninguém sugeriu ao Judiciário o julgamento dos 40% dos detentos em prisão provisória. Parcerias público-privadas, diferentes de terceirizações, nas quais, a iniciativa privada constrói as prisões e administra de acordo com parâmetros estabelecidos em contrato com o poder público. Reforço considerável das Forças Armadas nas fronteiras para impedir a entrada de drogas e armas, lembrando que o papel do Exército não é o de fazer revista em presídios.
Enquanto o crime lucra e domina o país temos assistido a espetáculos dignos de uma republiqueta das bananas. Citando pouquíssimos exemplos para não alongar o artigo recordemos a cena de Renan Calheiros, então presidente do Senado e do Congresso, ao lado do na época presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, ambos rasgando a Constituição ao manter os direitos políticos de Dilma Rousseff mesmo depois desta ter recebido o impeachment.
Calheiros, que tem processos adormecidos no STF desde 2007, recentemente foi denunciado ao Supremo por Rodrigo Janot, procurador-geral da República, pelos crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Mas o senador zombou da Justiça ao se recusar a sair do cargo por ser réu. Lá permaneceu salvo por uma gambiarra jurídica feita pelo próprio STF. Seu sonho ainda deve ser a aprovação da Lei de abuso de autoridade, que o livraria junto com quase 100 políticos envolvidos na Lava Jato.  Se duvidar, Renan vira ministro da Justiça.
Na verdade, há um temor infundado dos que possuem foro privilegiado, porque enquanto o juiz Sérgio Moro, brilhante e rara exceção no mundo jurídico, tem cumprido a lei e mandado para a cadeia um número impressionante de figurões, o Supremo até agora não julgou ninguém da quase centena de políticos envolvidos na Lava Jato. E não se sabe quando isso acontecerá dada a morosidade da Justiça brasileira. Pode levar os anos suficientes para a prescrição dos crimes.
Com a morte em acidente de avião do ministro Teori Zavascki não se sabe o que acontecerá com as 77 delações premiadas da Odebrecht. Zavascki, com todo respeito pelo luto da família, não foi um herói, mas um ativista político como seus demais pares do Supremo. Por essa característica ele podia demorar anos a fio para homologar as delações, mas agora a situação está mais turva na medida em que tem que ser definido seu sucessor. Seguiremos com nossa tradicional insegurança jurídica? Nesse caso prevalecerá a ética da bandidagem.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga, professora, autora entre outros livros do Voto da Pobreza e a Pobreza do Voto – a ética da malandragem e América Latina – em busca do paraíso perdido. 

15 comentários:

Anônimo disse...

Queremos o muro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Make SANTA CATARINA great again.
https://www.facebook.com/FloripaMilGrau/photos/a.319891311426695.74000.319739671441859/1277259645689852/?type=3

Ultra 8 disse...

Para se chamar um grupo de marginais de "crime organizado",a ideologia e a logística da organização se dá com o respaldo de POLÍTICOS.(PT e seus satélites)

Através da TV câmara,assisti anos atrás, um "deputa" declarando que o P.C.C. no seu início tinha o nome original de PARTIDO COMUNISTA CARCERÁRIO...para não ficar evidente a ligação direta com os bandidos políticos,foi trocado para o atual,PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL.


Anônimo disse...

uma juiza federal suspendeu a ordem de Trump para barrar imigrantes nos aeroportos...

cara, o Trump tem de ir devagar, mais devagar...

se começar a dar esse tipo de trombada diariamente, a coisa pode se complicar...

barrar quem tem "green card" foi muito extremo e nao vi finalidade pratica nisso, ja que, quem tem o cartao, esta teoricamente documentado, a menos que seja falso...

acho que nao é assim que ele vai resolver o problema...

só vai é criar um outro, que pode vir a crescer feito bola de neve e engolir todo o governo...

no hurry, Mr Trump...

Anônimo disse...

INSTALAM NO PODER VILÕES COMUNISTAS, PARANÓICOS, SCROCS, PARCEIROS DE TERRORISTAS, TRAFICANTES, MUÇULMANOS-ISIS E ESPERAR DE BOM DELES O QUÊ?
Como disse a autora, desde que o Brasil passou a optar pelos desequilibrados mentais e anarquistas comunistas no poder, caso do vermelho Brizola-PDT que são aliados do sub mundo do crime em todas as modalidades e a outras escorias da humanidade, tudo passou a piorar sem controle, e como!
Acaso o resultado poderia ser outro se há mais de 60 anos - MUITO SUTILMENTE - as familias vêm sendo doutrinadas diariamente nas novelas da asquerosa Globo e similares doutras redes em lavagem cerebral para descristianização, inserção no marxismo cultural para idiotizar e destruir as familias, esquerdismo geral, lutas de classes, fraudes, nos anti naturais feminismo e gayzismo, trapaças, traições, calunias, vinganças, roubos, tramas, rebeldia, divorcio, incesto, odio e assassinato, espiritismo-satanismo e todas essas desgraças camufladas de uma tal LIBERTAÇÃO?
O resultado está aí e não adianta corrigirem os efeitos - caso da imensa violencia, fruto das injustiças, aplicação da lei para alguns - se as causas não são eliminadas, como manterem os desvairados esquerdistas socialistas e comunistas em todos os niveis nos poderes, desde como vereadores!

Anônimo disse...

Com esse STF irresponsável e bolivariano o Brasil terá sempre um arremedo de justiça ... Ao contrário, terá sempre uma eficiente INjustiça que premia apenas os MAUS e os CORRUPTOS. Quando será que nossa Alta Corte vai ter "juízo" de fato para fazer uma JUSTIÇA VERDADEIRA ??? Com exceção do Juiz Moro e mais alguns poucos abnegados das instâncias inferiores, do MPF e da PF, o restante só trabalha a favor do crime. O crime está COMPENSANDO E DANDO MUITO LUCRO à bandidagem, que é mais protegida do que o dito CIDADÃO HONESTO ... ACORDA BRASIL !!!!!!!

Anônimo disse...

como eu disse no meu comentario anterior, olha ai o que aconteceu com essa mérda de barrar gente legalizada e com visto...

poucas vezes vi tamanha idiotice, sem falar em ilegalidade...

a Casa Braca ja teve o seu primeiro recuo...

as aborteiras e abortistas devem estar numa comemoração só, pois ja perceberam que pressao funciona...

nao pode mais dar essas cabeçadas, nao...

vai perder apoio ate mesmo entre o eleitorado e entre parlamentares do proprio partido...

Trump tem de ir devagar, ou pode levar o Partido Republicano para o mesmo buraco onde se encontra o PT, totalmente desmoralizado devido à (roubalheira no caso petista) e trombadas seguidas como essa de agora...

se ele nao tiver sucesso, anotem ai, os republicanos passarão um loooongo inverno longe da Casa Branca...

e nao adianta aparecer ninguem pra me xingar, porque os fatos sao esses e estao bem claros...

Trump ja esta naquela do portugues que vê uma casca de banana no chão e diz: "ai jizuiz, la vou eu cair de novo", ou seja, as consequencias dos atos estao bem claras e definidas...

o cara tem que ficar mais esperto, pois o presidente dos EUA nao pode tudo e essa guerra é longa, muito longa, pois ja foi demonstrado que os EUA estao contaminados pelo comunismo muito mais do que nos imaginavamos...

Anônimo disse...

A imensa falha é das FFAAs que estão podres!!! Desde que Ernesto Geisel foi eleito presidente militar, esse esquerdista liberou geral para esses malditos comunistas voltarem e tomarem o poder à vontade. Voltaram nessa ocasião FHC(Fernando Henrique Cardoso, o cabeça do comunismo/socialismo Fabiano no Brasil), Dilma, José Serra, José Dirceu, José Genuíno e uma penca de comunistas que tinham sido exilados, isto é História do Brasil e está aí para qualquer um conferir. Hoje esses FDPs estão no poder e vocês queriam o quê? Eles estão continuando com a Agenda Comunista do Foro de São Paulo e o resultado é essa anarquia que vocês estão vendo. O remédio? uma vez que as FFAAs estão podres não resta outra alternativa que não seja a Intervenção Popular com Desobediência Civil e Resistência Pacífica, o país tem que parar, Greve Geral por quanto tempo seja necessário para expulsar esses demônios parasitas do poder à pontapés do Congresso Nacional e STF que também está completamente podre.
O povo tem que deixar de ser covarde e sair novamente as ruas aos milhões, especialmente em Brasília e invadir o Congresso Nacional e o STF e expulsar os FDPs à pontapés.
Para quem não conhece esse aspecto da História do Brasil com a traição dos militares brasileiro contra à própria Pátria deixo os seguintes links para conferir, abaixo:
http://www.midiasemmascara.org/arquivos/6414-ideais-traidos.html
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=8917&cat=Ensaios


Anônimo disse...

----
----
SIM! Começou com o início da 'ERA BRIZOLA', - no RJ, fim dos 70's, 80's !
--
Parabéns!,
aos Ilustres
Professora Maria Lucia Victor Barbosa & Professor Ricardo Vélez Rodríguez,
pelo magistral insight e VISLUMBRE do DèjáVu Óbvio Ululante de Polichinelo Tupiniquin:
o CAOS na SOCIEDADE BRASILEIRA foi PLANEJADO e EXECUTADO pelas ESQUERDAS !
---
---
Ainda, segundo a Digníssima Professora:
--
"A carta terminava com o Lema - (PUBLICADO, CÂNDIDA e INOCENTEMENTE, pela FOLHA DE SÃO PAULO, digo eu) - da poderosa organização criminosa: “Paz, Justiça e liberdade”,(...)"
---
Evidência incômoda para a Igreja Semi-Católica Brasileira:
inspirada pela máxima
'COMISSÃO de JUSTIÇA e PAZ'
(do cARDEAL ARNS, CNbB, TeoLib(sic), freis sem-batinas e etc...)...
===
...quem diria, não?!
só ainda mais uma daquelas outras meras "coincidências" randômicas de polichinelo ?!!!
-----
-----

Anônimo disse...

Ao anônimo que disse:"Com exceção do Juiz Moro e mais alguns poucos abnegados das instâncias inferiores, do MPF e da PF, o restante só trabalha a favor do crime."
Amigo, sinto decepcioná-lo, mas tenho seguido as notícias em muitos sites de direita, no Facebook, Twitter, etc. por vários anos e pude perceber que Sérgio Moro é também um traidor da pátria que está enganando todo mundo inclusive a mídia internacional, ele trabalha para o PSDB e Fernando Henrique Cardoso e a Nova Ordem Mundial, é um tremendo traidor da pátria, também muitos da PF e Ministério Público também são traidores que participam dessa enrolação do povo brasileiro, vocês vão perceber claramente isso mais tarde, quando o golpe comunista estiver consumado, talvez a partir do mês de fevereiro próximo neste ano. Uma evidência notável disso tudo é o fato de Sérgio Moro não ter prendido Lula ainda, embora já tivesse muitas e muitas oportunidades de fazê-lo. Sabem porque? Porque o companheiro Fernando Henrique Cardoso não quer ver o Lula preso. Fernando Henrique Cardoso e o PSDB também mantém as FFAAs sobre controle, sob cabresto, estão dominadas pelo comunismo.
Assim, só resta ao povo fazer uma guerra civil ou uma Intervenção Popular maciça aos
milhões com Greve Geral e Desobediência Civil Geral para expulsar esses comunistas malditos do poder, tem que ir aos milhões em Brasília e invadir o Congresso Nacional e o STF e expulsar todos os políticos e juízes corruptos de lá à pontapés e eleger uma novo presidente e limpar e criminalizar o comunismo no Brasil, só isso. O povo terá coragem de fazer isso? Vamos ver! Quem viver verá!

Anônimo disse...

UM ALERTA URGENTE PARA O POVO BRASILEIRO:
PERIGO IMINENTE!!!
POLICIAS MILITARES DE TODAS AS PMS/ATIVA, RESERVA, REFORMADOS, PENSIONISTAS /POLICIAS CIVIS/GUARDAS MUNICIPAIS E POPULAÇÃO BRASILEIRA...
LEIA ABAIXO O QUE FARÃO CONOSCO...SAIBAM QUE COMUNAS NÃO GOSTAM DE MILITARES...
E VOCES ACREDITAM EM BOA MESSE POR PARTE DELES QUANDO INSTITUÍREM O COMUNISMO NO BRASIL:
PERSEGUIÇÕES E PERSEGUIÇÕES IGUAIS JÁ FAZEM NA VENEZUELA QUE MATARAM TODOS OS MILITARES POR LÁ!!!

VENHAM CONOSCO NAS MANIFESTAÇOES ACLAMANDO PELAS FORÇAS ARMADAS VIR EM AUXILIO DO BRASIL...
CONVIDAMOS MILITARES E POVO(Minas Gerais e Interior) A PARTICIPAREM DO GRUPO ABAIXO PARA ESTE MANIFESTAÇÃO...
PRIMEIRA: DIA 20/01/2017 – 14:00 HORAS
4ª RM / 4ª DE. Av Raja Gabaglia, nº460 - Gutierrez –. Belo Horizonte - MG. 30380-090.

Urgente...gravíssimo.
Eu tenho aprendido muitas coisas nesses tempos e entendi porque os militares não podem sair ainda........ Na Venezuela, em 2001\2002, o governo estava fazendo lá o mesmo que o daqui faz. O exercito deles fizeram a intervenção militar. ... Sabe o que aconteceu?? ... Em menos de 48 horas o povo todo estava gritando nas ruas dizendo que era golpe militar e tiraram os militares do poder!!!
Os militares que fizeram a intervenção foram MORTOS e muitos outros foram "desaparecidos". E o golpe comunista pode ser completado tranquilamente.....
E agora a população da Venezuela , passa o que passa!!!
Se arrependeram, mas já é tarde demais.

Obs: QUEM ESTÁ COMANDANDO O EXERCITO DA VENEZUELA AGORA, SÃO OS CUBANOS E OS MERCENÁRIOS. .........
Nosso povo é burro, alienado e doutrinado. Aconteceria o mesmo aqui..... Por isso o PT vem provocando o nosso exército, para que eles façam a intervenção SEM o clamor unânime do povo brasileiro e aí se ferram!!!.....
Só tem dois caminhos: O clamor popular EM MASSA ou o início da guerra civil (que o PT está armando), para legitimar a intervenção militar.
O povo que escolha qual caminho quer percorrer. Pois a intervenção será inevitável.
É AQUELE VELHO DITADO: OU PELO AMOR (À PÁTRIA) OU PELA DOR (DA MORTE DE MUITOS).
Se vc quer o caminho mais brando, trabalhe para conscientizar o maior número de brasileiros, sobre o que está acontecendo no Brasil e o risco que corremos, POIS SÃO MAIS DE 60% QUE NÃO DETÊM CONTATO COM A INTERNET E NÃO SABE O QUE OCORRE NO NOSSO PAÍS... Procure se informar ao máximo e repassar todas as informações aos seus amigos, familiares e vizinhos. A ignorância e alienação tem que acabar!

FIM DA PROPRIEDADE PRIVADA. PL 8048/2014.
Os três deputados federais, são eles Sr. Chico Alencar do PSOL, Vicentinho do PT e o Jean Wyllys do PSOL, estavam procurando um projeto antigo de 2014, que não tinha sido aprovada no senado, a mando da então presidenta Dilma, isso em 2014, no ano de 2016 eles conseguiram este Projeto Lei de nº 8048 de 2014, na intenção de aprova-lo, e nesta quarta feira passada eles realmente conseguiram a aprovação deste projeto de lei.
Mas realmente o que isso significa para o povo brasileiro ? significa simplesmente o fim da propriedade privada, ou seja o brasileiro não terá mais nenhum bem material, imóveis, móveis, apartamento, sítios, fazendas, qualquer tipo de bens material, tudo deve pertencer ao estado. Se vc só tiver uma casa com dois quartos vem alguém e pede para desocupar o outro, para ser ocupado pelo novo morador.
Se houver alguma invasão na sua fazenda, só quem pode resolver são os Soviets, pessoas eleitas pelo MST,ou pelo MTST, e inclusive quem vai ficar no comando é o Stédile, o chefão do MST, não haverá mais Justiça e nem polícia e isso terá que ser resolvido entre o invasor e o invadido.
E vc vai continuar PARADO e CALADO ?...NÃO vai sair para as ruas, ir à frente dos quartéis ?
Então!!! PREPARE-SE para PERDER seu imóvel.


Anônimo disse...


Onde estavam o Executivo, o Legislativo, o Judiciário enquanto as organizações criminosas se expandiam?

Estavam se expandindo também, criando estatais para seu domínio feudal, pagando pixulecos à mídia para contar a história que queriam contar; expandindo seu controle social e financeiro com o aumento de impostos, confisco do dinheiro público e oferecendo dinheiro emprestado aos trabalhadores e empreendedores a juros estratosféricos.

Podem ver que o sindicalismo, o legislativo, o executivo, o judiciário e a mídia vivem todos às custas de quem produz e paga a maior carga tributária do mundo em relação ao retorno por serviços prestados. Vivemos no Estado CLT.

As revoluções devoram seus pais e seus filhos, tanto em cima como embaixo.

Assim é, assim foi e assim sempre será.

Anônimo disse...

Essas rebeliões em presídios são arquitetados pelo "Partido das Trevas e seus satélites".

Anônimo disse...

QUE NOTICIA BOA!
JÁ QUE OS ANARQUISTAS DO PT SAIRAM, SÃO VARIAS MEDIDAS NESSA NOVA LEI ANTI TERROR!
*A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que regulamenta as ações estatais para prevenir e reprimir ato terrorista no Brasil. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) ao Projeto de Lei5825/16, do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
*homemculto

Anônimo disse...

Também quero um muro: "Make Brasil great again!!!"

Anônimo disse...

Do site da Veja: "Trump e o temor de uma ‘guerra fria’ contra a ciência
Medidas que silenciam as agências ambientais, aliadas às opiniões do presidente sobre o aquecimento global, despertam preocupação na comunidade científica"
O Trump chamou o aquecimento global “farsa criada pela China para prejudicar a indústria americana”. Faz todo sentido. Mas não só à indústria americana, à indústria brasileira também. O Rodoanel da São Paulo atrasou cinco anos por causa desses sabotadores ambientalistas. A hidrelétrica de Belo Monte saiu pela metade, produzindo a metade pelo dobro do valor por causa desses sabotadores financiados por Soros, fundação Ford e outros. OS danos causados ao Brasil por esses sabotadores são incalculáveis.
Dentre as medidas tomadas por Obama para sabotar o governo do Trump estão a proibição da perfuração de poços de petróleo nas áreas do oceano atlântico e do ártico e a retirada do mercado de outros sete mil quilômetros quadrados em Utah e Nevada na última semana de dezembro somando no total 200 mil km2 (do Tradutores de Direita)