TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, junho 20, 2017

O 'AÇOUGUEIRO BOLIVARIANO' E SEUS MISTÉRIOS

Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
Depois que o então coronel Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela dando origem ao flagelo político e social denominado "socialismo bolivariano" que transformou um país rico e próspero numa mega favela de violência e fome, surgem indagações diversas: mas como é que pode ter acontecido tudo isso? 

Como pode que em pleno século XXI um país que detém a maior jazida petrolífera do planeta na atualidade e que já foi detentor da quarta maior renda per capita mundo ter se transformado num reduto de esfaimados que varejam nos lixões em busca de alimentos? Afinal, indagam outros, como Hugo Chávez conseguiu eleger-se e, mais ainda, ter transferido o poder para Nicolás Maduro antes de morrer misteriosamente no CIMEQ - Centro de Investigaciones Médico Quirúrgicas de Havana?

A resposta a todas essas indagações está num neologismo que os analistas políticos venezuelanos criaram: "boliburgues". Isto quer dizer "burguês bolivariano", ou seja os mega empresários, o dito "núcleo duro" da economia , que se associaram a Hugo Chávez em sua tresloucada "revolução bolivariana", eufemismo que designa, grosso modo, a cubanização da Venezuela. Os observadores menos atilados vêem nisso uma contradição. Afinal, como pode capitalistas se associarem com os comunistas?

A história está repleta de exemplos. Isto já no auge da ex-URSS e também na China. E o exemplo mais recente da associação de mega capitalistas com comunistas é o Brasil bem como a Venezuela. E isto ficou evidenciado com todas as letras por meio da Operação Lava Jato, sendo emblema o portentoso grupo Odebrecht e outras empresas e empresários agora réus confessos nas ditas "delações premiadas". Destarte, resta provado que sem o apoio do tal "núcleo duro" da economia Lula e seus sequazes do PT jamais teriam chegado ao poder.

Tanto é que logo que eleito e empossado Lula convidou Henrique Meireles para comandar o Banco Central. Posteriormente, Meireles veio a ser conselheiro econômico do Grupo JBS e, - bingo! - virou Ministro da Fazenda do Governo de Michel Temer sendo que seu nome aparece no rol de prováveis candidatos à Presidência da República. Os institutos de pesquisas, todos eles, são antes de tudo formadores de opinião pública ao incluírem em amostras de tendências eleitorais determinados nomes. Inclusive o de Lula, embora pese sobre as costas do dito ex-operário uma penca de processos decorrentes das investigações da Lava Jato.

Mas de todos os acusados até aqui pelas operações da Polícia Federal, destaca-se Joesley Batista, ao qual todos os poderes permitem que circule por aí leve e solto cruzando os ares internacionais à bordo de seu moderno jatinho com capacidade de levar 21 passageiros.
Joesley em encontro com Lula e Diosdado Cabello, o comparsa de Nicolás Maduro, durante a visita do venezuelano ao Brasil em 2015.
Joesley é um típico "boliburguês" e, face às suas origens, pode ser qualificado como o "açougueiro bolivariano". Em 2015, trocou figurinhas com Diosdado Cabello, o número 2 do regime de Caracas que, naquele ano, esteve no Brasil "prospectando" negócios incluindo a importação de alimentos. Cabello, como não poderia deixar de ser, esteve reunido com Lula e Joesley Batista, como registram fotografias que se encontram à farta em sites da internet. Aliás, esses encontros bolivarianos foram noticiados amplamente pela grande mídia e tratados como grandes eventos empresariais. 

Os jornalistas da grande mídia, como fazem até hoje, jamais denunciaram a cubanização da Venezuela, cujo aspecto mais funesto e horrendo é a fome. Aliás, como já frisei aqui em outras postagens, os comunistas sempre utilizaram a escassez de alimentos como controle social. Haja vista para vida miserável dos cubanos que não compõem a entourage dos herdeiros de Fidel Castro que habitam as mansões do Laguito e onde as despensas são fartas. 

O comportamento de Joesley Batista é, portanto, típico de um boliburguês. Até agora, pelo que se sabe de suas próprias delações foi íntimo do regime lulístico, detalhe que ficou evidente na sua entrevista à revista Época quando afirmou que o governo Lula institucionalizou a corrupção. Todavia, usou com mais precisão sua metralhadora giratória contra o Presidente Michel Temer, embora quem governou o Brasil com inaudito e assombroso poder foi o PT de Lula e de Dilma nos últimos 13 anos, período ao longo do qual emergiu com toda força e poder o grupo JBS.

Entretanto, Joesley cravou sem misericórdia que Michel Temer é o chefe da Orcrim (organização criminosa), quando se sabe que o cargo de Vice-Presidente da República no presidencialismo brasileiro é praticamente decorativo. Não se quer dizer com isso que Temer não possa ter culpa no cartório. Mas a entrevista de Joesley à Época soa no mínimo estranha pelos fatos presentes e, sobretudo, passados, sem contar o que já foi revelado pela Operação Lava Jato.

Acresce a tudo isso um caso insólito: Joesley Batista continua livre, leve e solto como se as ditas "delações premiadas" purgassem todos os crimes perpetrados pelos delatores. Àqueles que colaboram com a Justiça, como dispõe a lei, é concedida a diminuição da pena mas não a liberdade irrestrita. Todavia o que a Nação estarrecida está vendo é Joesley Batista não apenas gozando a liberdade ampla e irrestrita mas, inclusive, concedendo entrevistas especiais a veículos de mídia.

De todos esses acontecimentos, acusações e mistérios quem contabiliza dividendos por enquanto são Lula e seus sequazes. Isto quer dizer que os desígnios do Foro de São Paulo permanecem intactos, ou seja, a venezuelização do Brasil não está totalmente descartada.

25 comentários:

Anônimo disse...

Muito estranho tudo isso, Amorim.A metralhadora foi dirigida só ao Temer,não que não tenha culpa no cartório.Mas é muito estranho que esse Joesley continua livre e solto e dando entrevistas por aí....

Anônimo disse...

Pois é, Jose Nêumanne, no site do Heitor Paola,faz uma excelente pergunta, Amorim: "Por que a policia federal, JAnot, Facchin e a Epoca, não fizeram a pergunta como é que o rei do abate ganhou tanto dinheiro..." Fala sério, né?
Leia o texto, Amorim, está excelente.

Anônimo disse...

Pra onde Temer viajou? Ah.. Russia, né...

O que ele foi fazer lá?

Humm...

*Russia: País comunista, atualmente disfarçado de democracia.

**O segundo destino da viajem, Noruega, é só pra enganar trouxa!!!

Anônimo disse...

O Lula ainda não estar enjaulado prova que a venezuelizacao do Brasil ainda está em processo e tem representantes em todos os três poderes.

Anônimo disse...

É isso aí mesmo, Aluizio. A mídia compactua com o PT e aqueles partidecos de esquerda como o PSOL e a Rede, para demonizar quem hoje detém o poder, por acaso o Temer (que, felizmente pra elles, também tem culpa no cartório). É a cadeira da Presidência que a corja almeja para continuar adoçando, através de discursos e propaganda, a boca do povão malandro com bolsa família e cota racial, enquanto na cúpula políticos e empresários espertíssimos se esbaldam na bolsa BNDES. E tome novelinhas e Fantástico da Globo mais futebol generalizado e apoio total à parada gay para engrupir o povão. Sairemos dessa? (lídia)

Anônimo disse...

Boa Aluizio!!

Até uns dois anos atrás havia pelo menos uns dez ou doze jornalistas em quem podíamos confiar. Hoje restaram, no máximo, uns dois ou três que são dignos de nossa confiança. V. é um deles.

Continue nos relatando o que se passa neste país de loucos em que o Brasil se transformou.

Apôio total ao seu trabalho em nos contar a verdade dos fatos.

Abs

Paulo disse...

Excelente artigo, Aluizio. Você é um dos poucos jornalistas que cobrem tanto política nacional quanto internacional de forma isenta e com um profissionalismo admirável. Esse blog é de leitura obrigatória para mim, parabéns pelo seu trabalho!

Anônimo disse...

A coisa não está pior na Venezuela porque Trump deu um "bafo" na nuca do maduro,e está esparramando o baralho na mesa cubana e está de olho pregado no Brasil.A ORCRIM teve tempo para se articular e engendrar os mais cruéis planos para saquear o pais.Ficaram tão à vontade e seguros que descuidaram no próprio comportamento e suas ações aos poucos foram reveladas de tal forma que só um doente mental é capaz de sair na defesa dessa turma,de tanta sujeira que foi exposta.Num pais civilizado,todos envolvidos numa bandalha desse tipo já estariam presos e respondendo,e em outros,até fuzilados ou enforcados.A constituição pró-comunista do Brasil foi feita sob encomenda para que o caminho fosse pavimentado em direção ao que ocorre hoje.Não existem crminosos.Existem suspeitos,e todos os "suspeitos" estão se regozijando e usufruindo do produto dos roubos,muitos delles viajando pelo mundo,se escamoteando de suas responsabilidades,sob proteção do manto costitucional.Esse tal de batista é um arquivo com muitas informações,e às nossas custas um "bom-vivant",então bota elle num freezer curitibano,que a machesa delle vai para o ralo do boi.Ou então na mesma cadeia que colocaram Marcos Valério, que a turma se encarrega de tirar o atraso,o que certamente vai estimular uma bela e esclarecida delação.

Anônimo disse...

Análise perfeita, caro Aluizio!
Somente com apoio de grandes empresários coniventes e beneficiários das imensas roubalheiras de lula e sua ORCRIM, é que se mantiveram no poder - as organizações globo são o maior exemplo dessa desgraça para o Brasil!, pois pelos benefícios bilionários que recebeu dos governos petistas os manteve no poder e luta para trazê-los de volta com um golpe contra o País !!!
Boicote total à globo e seu lulismo indecente !

Anônimo disse...

TUDO INDICA QUE A EMPRESA que o Joesley montou(PT) está num desespero total pois venderá 6 bilhões dos ativos, já sabendo que arrecade o que puder, pois os cortes do BNDES comprometarão o funcionamento desse puxadinho do PT!
Eis que Temer teria cortado as fontes, por isso "chefe de quadrilha de criminosos", acreditando o crime dele ter sido de não continuar tendo a "OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES", como fazia o POBRISTA PT"!
Temer: onde já se viu cortar o bolsa-familia, desculpe, bolsa-empresa do Joesley - ele sobrevive disso, sô?

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Até criança de colo sabe que o Joesley é laranja do Lula. O Luciano Hulk vendeu, por volta de 2010, sua casa em uma ilha de Angra para o Joesley. Até o técnico da vivo, quando esteve aqui em casa sabe que, na verdade, a casa é do Lula. Ainda ontem vi um vídeo do Lulinha num barco em frente a tal ilha, rodeado de prostitutas. Chega a ser piada o Joesley dizer que o Temer é chefe de perigosa quadrilha. Não nego que ele seja bandido, mas, para se igualar a Lula demorará ao menos umas 2 vidas. Agora, esse Açougueiro ficar protegendo o seu sócio Lula, com a conivência do Janot e Fachin, não dá pra ninguém que tenha ao menos 2 neurônios engolir.
Esther

Paulo disse...

O artigo do Rodrigo Constantino que vai no link abaixo também é muito bom e segue uma linha semelhante ao seu, Aluizio. Vale a pena ler!

http://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/artigos/janot-o-homem-mais-poderoso-e-perigoso-brasil/

W.S.Camy disse...

Aluizio, como pode tantas evidências passarem despercebidas? As pessoas não leem. Uma vez votei no Lula acreditando na lisura do PT, mas descobri que estava enganado seis meses depois, quando assisti a um vídeo de Olavo de Carvalho, desde então, observando os absorvendo informações de pessoas como você, fora da grande mídia, é que pude acompanhar esse golpe sujo pra cima da nossa nação! Sò sei de uma coisa, se tudo acontecer como o Foro de São Paulo quer, as nossas FFAA podem se cuidar, porque vai ter muita gente querendo pelo menos se vingar desse comando frouxo que temos hoje! Espero que esteja enganado, muito!

Anônimo disse...

Para o Temer chegar ao nível do Lula tem chão.È muito estranho a rapidez para julgar Temer e Aécio. Quanto ao Lula é tudo tão moroso e enrolado.

Anônimo disse...

Aluízio Você é um dos poucos jornalistas em quem ainda se pode confiar. A nossa mídia, como a do exterior, também está totalmente corrompida. Temer fala tanto em trilhos, mas foge deles, porque nunca foi de andar na linha ... Agora o ministro aparelhado pelo PT, o advogado do MST e militante da campanha eleitoral da Dilma, isso mesmo, o Dr. Fachin, em uma canetada já começou ESVAZIAR a Lava Jato. Para SALVAR seus corruptos de estimação, Fachin começou a DESTRUIR o Juiz Moro e a criar mecanismos de PROTEÇÃO para o LULA e as cabeças coroadas do PT. O Brasil, infelizmente parece não ter mesmo salvação. É um milagre o Juiz Sérgio Moro e sua valorosa equipe terem SOBREVIVIDO tanto tempo. Nós, o povo, os CONTRIBUINTES, estamos cada vez mais DESPROTEGIDOS nas mãos de nossos PREDADORES, a saber, Congresso, Executivo e Judiciário. Todos contra nós, o POVO. A quem recorrer ??? Aos LADRÕES e CORRUPTOS ??? Na verdade é LULA QUEM AINDA GOVERNA O BRASIL, tendo como principais CONSELHEIROS FHC e SARNEY ... A propósito: as nossas FFAA ainda existem ???????????

Anônimo disse...

Não acredito que MTemer seja menos bandido que os outros. Ele é comunista e já na Constituição/88 deixou a sua marca, a intenção de destruir o Brasil em favor da "pátria grande".
https://youtu.be/krJ_WzhLEAc

Comunista nenhum presta; todos querem o mal para a sociedade. Fazer o inimaginável pelo Poder, qualquer um deles faz. O que muita gente está estranhando é o que diz aquele provérbio: "brigam as comadres, descobrem-se as verdades". É mala de dinheiro durante 30 anos (de aposentadoria milionária)... é cheque... é viagem no jatinho JBS... E ainda contamos com o sancionamento da lei de imigração, com a qual, MTemer "presenteia" o povo brasileiro com todo tipo de tormento.
Não devemos aceitar um bandido por medo do outro.

Nem LULA - Nem LULIA

Se não lotarmos as ruas levando a mensagem UNICA de INTERVENÇÃO MILITAR,
nunca saberemos a real posição dos militares.

Anônimo disse...

Monopólio da Mentira a serviço das grandes corporações.
A indústria bilionária do monopólio da mentira a serviço das grandes corporações para faturar muito e ainda escravizar a humanidade.
José Marcio Castro Alves

https://www.youtube.com/watch?v=Zy6nVcDfw_8



https://www.youtube.com/watch?v=-hgsccwg5zU

Anônimo disse...

Por que o "companheiro de PT" Luiz Edson Fachin para o STF? Entenda!
https://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/181196931/por-que-o-companheiro-de-pt-luiz-edson-fachin-para-o-stf-entenda

Anônimo disse...

Esse país é realmente incrível! Hoje à tarde era para sair a prisão do "Aecinho". Não só não saiu como soltaram a irmã do cara, que foi, nada mais do que filmada com uma mala cheia de dinheiro.

Até quando, meu Deus do céu!!!

Anônimo disse...

O curioso nisto também está no fato que o Mantega conseguiu escapar de um depoimento alegando um acompanhamento medico da patroa no hospital e depois foi esquecido. O Luciano Coutinho também escapou e caiu no ostracismo. Sem falar no Paulo Bernardo que tá blindado. Agora o Fachin retira processos de Lula das mãos de Moro. Sem falar no Dirceu, contumaz corrupto, esta livre e como Lula vociferando impropérios para a massa ignara e militante. O aparelhamento dos cumpanheiros tem certamente seu poder tanto na PF como no judiciário, além, é claro, da PGR e MP.Será que aquele armamento apreendido no RJ tem alguma relação com o estado paralelo que domina as periferias das grandes cidades da Brazuela.

Anônimo disse...

talvez a dificuldade de chegar até lula e julgar esteja no fato de ter outro criminoso ainda maior e pior que ele, e assim, as "forças ocultas' estão usando todos os meios e bandidos que devem favores para protege-lo. Quem sabe os donos da globo não estejam por trás de toda essa proteção? Eu não duvidaria.

Anônimo disse...

Um pais incrível? Tão incrível que prendeu a irmã de Aécio, sem querer defender ninguém, mas a lei nesse caso como em outros não foi cumprida. Basta ouvir os "heróis" açougueiros Joesly e companhia.
E ainda há pessoas que querem dar uma de Barroso.

"Jumentice 1: O STF não está ajudando Andrea. Ou: Barroso ainda não entendeu a lei
... Os mais ignorantes são os mais convictos. E não é raro que a burrice venha travestida de jornalismo. Tem aquele jeitão, assim, sabem como é? Mais ou menos como um chimpanzé está muito perto de um ser humano: uns 95% de semelhança genética… Hoje, os símios usam computadores e câmeras com impressionante destreza.
E não só! E quando você vê a besteira ornada pela toga, a exemplo do quase sempre notável e notório Roberto Barroso? Bem, aí é preciso verificar se a marcha da involução já não começou. Vamos lá.
de instituições, Joesley Batista, dizem ser propina....

...É preciso que se note uma coisa: Fux não mudou de ideia. Ele apenas está escolhendo as medidas cautelares, que só podem ser aplicadas no caso de a prisão estar em curso, preventiva ou já depois da condenação. O absurdo, em essência, permanece.
E Barrosão, hein?
Quem se mostra mesmo incurável na área penal é o ministro Roberto Barroso, aquele que já deixou claro até em livro não entender patavinas do assunto. Disse o doutor:
“Não há nenhuma dúvida quanto à materialidade e quanto à autoria, e não há dúvida de que o agravante [Mendherson] participou ativamente tanto do recebimento como da lavagem do dinheiro. Todo o mundo viu o recebimento do dinheiro”.
Bem, é triste o que vou dizer, mas vou dizer: o trio não é acusado de lavagem de dinheiro. Mais: é preciso que a gente lembre o que diz o caput do Artigo 312 do Código de Processo Penal:
“Art. 312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).”
Alguém precisa dar uma aula da Escolinha do Professor Raimundo do Direito Penal a este senhor. Ou treiná-lo em interpretação de texto: a simples prova da existência do crime e o indício suficiente de autoria não rendem preventiva por si. Essas são as condições em que ela pode ser decretada desde que o acusado ou investigado incida em ao menos uma de quatro possibilidades:
a: risco á ordem pública;
b: risco á ordem econômica;
d: risco à instrução criminal;
e: risco de não-cumprimento da lei penal (fuga).
bem mais complexo. E haverá um texto específico.Ou por outra: aquilo que é uma garantia a mais — não basta a simples suspeita para alegar um desses quatro motivos; é preciso ter prova e indício de autoria —, Barroso transforma em garantia de menos. Ou ainda: por não ler direito o texto, e não estou certo se é incapacidade ou cálculo, ele inventou dois outros motivos para prender alguém preventivamente.
“Ué, Reinaldo, mas a prova do crime e indício suficiente de autoria não devem levar as pessoas para a cadeia?” Se o crime previr tal pena, sim. Mas depois do julgamento. Se Barroso não gosta da lei, ele que largue a toga, suba num palanque e dispute eleição.
E noto para encerrar: ao votar pela manutenção da prisão de Andrea Neves, há uma semana, o doutor citou suposta conversa telefônica da irmã de Aécio com joesley em que esta sugeriria o mesmo mecanismo empregado em 2014 para mascarar o recebimento de R$ 60 milhões.
Bem, essa gravação nunca veio à luz. Isso é relato da delação premiada de Joesley.
Fazer o quê, né? Se os autos contrariam a opinião do juiz, basta manda-los ás favas."

http://www3.redetv.uol.com.br/blog/reinaldo/post/jumentice-1-o-stf-nao-esta-ajudando-andrea-ou-barroso-ainda-nao-entendeu-a-lei/

Anônimo disse...

O dona da JBS é o partido dos trabalhadores vulgo facção criminosa PT.

Anônimo disse...

O "ANTA AGONIZA" se revelou, caiu a máscara, mostrou para "quem trabalha" e agora ataca todo mundo. Parecendo um partido muito conhecido. Fico pensando o que O Felipe Moura Brasil foi fazer lá. Ele era um dos poucos que eu gostava de ler, principalmente a matéria que fez sobre o FSP e sobre pequenos agricultores do Maranhão que perderam suas terras acusados de produção de maconha e de derrubara área de preservação. Mas, que na verdade produziam farinha e praticavam cultura de subsistência. E, a mata permanecia intocada. O documento da terra que eles possuíam desde a época do regime militar não valeu de nada. Perderam suas terras e forma morar na beira da estrada, inclusive Mirian Leitão foi uma das pessoas que apoiou isso. Quando eles saíram passaram o trator e derrubaram suas casas, a igrejinha... tudo. Porquê? Eles moravam numa área do Maranhão onde está im pedaço da Amazônia riquíssima este foi o verdadeiro motivo.http://www.imprensaviva.com/2017/06/antagonistas-erram-feio-ao-tentar.html

Anônimo disse...

Os cidadãos do século XXI são escravos do capitalismo; sofrem com os problemas e celebram os triunfos. Esta é a história da ascensão de um escravo do sistema que se transforma em mestre: o executivo Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) se aventura no mundo feroz do capitalismo, tornando-se o CEO de um grande banco. Ele trava uma perigosa luta contra o conselho de diretores quando começa a ter controle unilateral do poder, demitindo muitos dos funcionários e fechando um acordo corrupto com um fundo de investimentos americano.
https://www.youtube.com/watch?v=mFNpTVlN938