TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 05, 2017

"O JARDIM DAS AFLIÇÕES" QUEBRA O TABU MONTADO PELA MÍDIA 'MAINSTREAM' E PELOS CATADORES DE CARAMINGUÁS ESTATAIS

Olavo de Carvalho e o cineasta Josias Teófilo durante as filmagens de "O Jardim das Aflições", na Virginia, Estados Unidos.
Não sou um aficcionado do cinema, principalmente pelo fato de que essa expressão cultural que tem Hollywood como emblema foi tomada de assalto pela histeria esquerdista. Há anos que não entro num cinema como também não vejo televisão.

Se escrevi sobre cinema aqui no blog nem me lembro mais. Ou melhor, lembro apenas de ter noticiado que o cineasta pernambucano Josias Teófilo estava produzindo um filme sobre o jornalista, filósofo, escritor Olavo de Carvalho. O filme foi concluído recentemente e lota as platéias onde é exibido, acendendo a ira da patrulha esquerdista comandada pelos pseudos “cineastas” brasileiros em conluio com o jornalismo chulé da grande mídia.

Para o desgosto desses demolidores culturais “O Jardim das Aflições” foi o vencedor da 21a. edição do Cine PE, tradicional premiação brasileira no âmbito da produção cinematográfica, como o Melhor Longa-Metragem. A escolha foi feita pelo júri oficial do festival e pelo júri popular, que este ano foi realizado por meio de votação on-line.

E por que tanta celeuma em torno desse filme? Ora, porque aborda o pensamento de Olavo de Carvalho que dispensa apresentação. Olavo é um ponto fora da curva. Não comunga com a bestialidade que tomou conta da produção cultural brasileira movida com dinheiro público a rodo por meio do deletério Ministério de Cultura.

Olavo que na juventude chegou a militar no Partido Comunista, exerceu o jornalismo e abraçou a filosofia tornando-se um filósofo e escritor conservador compulsivo que já produziu uma vastíssima obra. Há mais de uma década Olavo de Carvalho mudou-se para os Estados Unidos e antes disso militou na grande imprensa nacional tendo trabalhado em jornais como O Globo, Folha de S. Paulo, Zero Hora, entre outros. Na verdade Olavo foi alvo de uma perseguição inclemente aqui no Brasil pelos seus próprios colegas de redação.

Como estou na atividade jornalística há mais de 45 anos, uns 20 anos dentro de redação, afirmo que é justamente no âmbito do jornalismo onde existem os tipos humanos mais estúpidos e boçais que já conheci. Todos eles se encaixam perfeitamente no perfil dos algozes de Olavo de Carvalho. As exceções são mínimas e Olavo de Carvalho é uma delas e por isso foi além; muito além da pobreza de espírito encarnada nessa malta que domina a mídia mainstream.

Tanto é que apesar de 'O Jardim das Aflições' levar o prêmio máximo da 21a. edição do Cine PE, os auto-intitulados “críticos de cinema” das redações continuam tergiversando e sempre acabam de uma maneira ou de outra tentando desqualificar o filme justamente por enfocar a obra filosófica de Olavo de Carvalho.

Seja como for, o fato é que “O Jardim das Aflições” continua lotando cinemas.  O filme é um documentário sobre a filosofia de Olavo de Carvalho e mostra a rotina pacata do intelectual paulista, que atualmente reside com sua família na cidade de Colonial Heights, Estado da Virgínia (EUA). O filme tem como ponto de partida os temas do livro homônimo publicado por Olavo em 1995. “O Jardim das Aflições” também ganhou o ‘Calunga’ de melhor montagem.

Portanto, esse prêmio ao filme “O Jardim das Aflições” transcende à merecida honraria porquanto sinaliza em termos culturais e também político - por que não? - que algo está mudando pela primeira vez no Brasil. Dentre os operadores de destaque dessa mudança estão, entre outros, Olavo de Carvalho e o próprio cineasta Josias Teófilo que desprezou os caraminguás estatais para produzir o filme, valendo-se de campanha por meio de crownd funding pela internet.

E o mais importante é que o filme de Josias Teófilo é a maior porretada desferida contra o tabu esquerdopata montado pelo jornalismo mainstream e pelos os pretensos donatários da produção cultural.
-------------------------
N.B.: Lembro aos estimados leitores que o livro "O Jardim das Aflições" que deu origem ao filme sobre Olavo de Carvalho está à venda aqui no blog na coluna ao lado. É só clicar sobre a imagem da capa do livro para ir direto à Amazon e fazer a compra.

10 comentários:

Anônimo disse...

aê, Aluizio!!

sabia que nao irias decepcionar...

agora é espalhar esse post o maximo possivel pela internet, porque ate mesmo site disfarçado de direita nao deu nem um postzinho de uma unica linha sobre o assunto...

Anônimo disse...

"...militou na grande imprensa nacional tendo trabalhado em jornais como O Globo, Folha de S. Paulo, Zero Hora..."

sendo HONRADAMENTE demitido de todos esses pardieiros da esquerda...

e tem jornalista babaka que tinha cinco empregos que dizia que o professor nao trabalhava...

Anônimo disse...

LULA: GEDDEL, UM EXEMPLO A SEGUIR.
Confiram esse bandidão aos abraços com Geddel e citando o acima!
otambosi.blogspot.com
Veremos breve esse filmaço desintoxicante do marxismo das mentes!

Ferreira Pena disse...

Esse é fera, autentico.

Anônimo disse...

Nunca li nada desse Olavo de Carvalho. Não preciso dele para entender o que está acontecendo. Não é meu ídolo, meu guru, nem nada. Então, menos, por favor. Não precisamos idolatrar ninguém!

Anônimo disse...

Rejeitei a ideia de ler algo sobre esse Olavo de Carvalho, depois que vi, em fotografia de uma reportagem, a sua postura arrogante, portando um rifle quando estava "caçando ursos" numa floresta americana, ocorrência que me fez lembrar daquele outro escândalo com o rei espanhol caçando elefantes na África. OC é um direitista xucro, como dizem por aí.

Govinda (Otávio) disse...

Eu idolatro com orgulho porque conheço o trabalho. Pelo visto você é um daqueles que não viu e não gostou. "Quem és tu para falar que "não precisamos"? Fale apenas por você.

Anônimo disse...

Vai ler Reinaldo então é fazer parte dos idiotas úteis da esquerda. Vc caça onde é permitido. Nós Estados Unidos, assim como na África e permitido a caça. Não fale bobagem reinaldete. Além disso arma ser vc é para caçar e se defender de bandidos como vc.

Anônimo disse...

Um dos idiotas que mais tentam difamar Olavo de Carvalho é o Tucanaldo "Mela Jato" Azevedo, o bonequinho de ventríloquo de Gilmar Mendes, que está a serviço do PSDB

Anônimo disse...

Eu sou o anônimo ali em cima (o quarto de baixo para cima). Pois bem, sobre o assunto de armas, até que não tenho nada contra. Só não sou favorável ao uso delas para caçadas de animais. Porém, UMA COISA PODEM TER CERTEZA OS VOCIFERANTES: SOU CONTRA A CAÇA DE ANIMAIS E, MAIS AINDA, CONTRA OS QUE MATAM, IMPIEDOSAMENTE, A NOSSA LÍNGUA PÁTRIA, QUANDO FALAM OU ESCREVEM.