TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, junho 02, 2018

AS DEZ LEIS FUNDAMENTAIS DA ECONOMIA


Nesta postagem um resumo sintético das 10 leis fundamentais de economia. E aqui cada delas em detalhes. São textos do excelente site Mises Brasil que são de leitura obrigatória para começar a entender como funciona a economia. Esses textos explicam muito as razões pelas quais o Brasil permanece estagnado repetindo-se os ciclos de crises como acontece agora.
1. Para consumir é necessário antes produzir.
2. O consumo é o objetivo final da produção.
3. Não há nada que seja realmente gratuito.
4. O valor das coisas é subjetivo.
5. Sem poupança não há investimento e sem investimento não há acumulação de capital; sem acumulação de capital não há maior produtividade e sem mais produtividade não há aumento da renda.
6. Gastos são custos; o multiplicador da renda implica a multiplicação dos custos.
7. O dinheiro, por si só, não é riqueza. Dinheiro é um meio de troca; riqueza é abundância de bens e serviços e bem-estar. O governo criar mais dinheiro não significa criar mais riqueza.
8. O trabalho, por si só, não cria valor; para ter valor, um bem produzido tem de ser útil e demandado por consumidores que voluntariamente querem consumi-lo.
9. No capitalismo de livre concorrência, o lucro econômico é o bônus extra que uma empresa ganha por ter sabido alocar corretamente recursos escassos.
10. Todas as leis genuínas da economia são puramente lógicas e, como tais, não precisam ser verificadas e nem podem ser empiricamente falsificadas.
Sociedades que entenderem e respeitarem essas 10 leis econômicas — sem tentar revogá-las — irão prosperar.

6 comentários:

Anônimo disse...

O COMUNISMO, AO CONTRARIO, AO CONTRARIO, TUDO NAS MÃOS DA MAFIA, JÁ QUE NENHUM PAÍS ATÉ FOI PRÁ FRENTE COM ELE, MUITO AO CONTRARIO!
Cuuuuuuuuuuuuba, Venezueeeeeeeeeeeela, Coreia do Nooooooooooorte, estão me ouvindo ou estão surdos?
Comunismo é como o dono de uma grande fazenda que mantém os empregados nas senzalas escravizados e ainda aluga para outros vizinhos doutras senzalas, enquanto os Donos de Engenho descansam numa vidinha mansa...
Pouco importa com o resto: desde que estejam bem, o resto que exploda!
Não é isso que os cangaceiros do PT queriam fazer daqui?

Cactus disse...

.
Ouvindo hoje a Jovem Pan (subliminar é Pã, um deus pagão dos infernos):
.
A maior parte do noticiário é só imundície. Traz informação de que as políticas de uso de bicicleta serão incentivadas, pois o uso bicicleta é contra as mudanças climáticas - que eu saiba mudança climática sempre existiu na face da Terra, desde que foi criada, só eles é que não sabem ainda, sei que eles mudaram da nomenclatura de aquecimento global, porque esta não pegou, entretanto tem que inventar outra, porque mudança climática ficou pior -, faz bem para a saúde - não faz, mentalmente é a infantilização da população no uso de um brinquedo, no fundo querem tirar a propriedade dos carros - e que será criado o dia internacional da bicicleta (dia da bicicleta) - mais um dia idiota para a população adorar, agora vamos adorar o deus bicicleta! -
.
Da notícia de que o governo abaixou aquela miséria de cerca de 40 centavos no diesel, diz que é para a população denunciar os postos que não abaixarem o preço através de um número de telefone. Ou seja, nos fazem de idiotas, afinal pagamos para o governo trabalhar para nós ao fiscalizar, o governo não fiscaliza e quer que trabalhemos de graça para eles, o que é pior, quer que viremos uns caguetas!
Piorando ainda mais, a população não vai poder colocar a culpa no governo, caso não ocorra os preços planejados, a culpa recairá sobre a população, por não ter denunciado, entendeu? Os radialistas ali não falam nada sobre isso, ficam todos caladinhos.
.
A mocinha da meteorologia continua dizendo coisas inúteis como tempo firme, ora tempo firme pode ser várias situações, isso é subjetivo e pessoal, queremos saber coisa simples, se haverá Sol, ou se vai chover ou se vai ficar nublado e principalmente em que lugar. Só isso, mas não fazem isso porque não querem informar e para não errarem a "previsão" que previsão não tem nada. A bobinha fala de sensação de calor. Não, bobinha, você tem que falar de temperatura, algo técnico, a sensação fica por conta de cada um, ou você não sabe que existem pessoas que sentem mais calor ou frio do que as outras? Não? Então você é burra, não queira dominar a sensação do ouvinte, não faça isso!
.

Cactus disse...

.
Ledo engano.
.
A prosperidade não se baseia nestas dez "leis" da economia. Mas na observância dos Dez Mandamentos do Criador, nosso Pai.
.

Anônimo disse...

O caso da Estônia aquí: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2892
Pais tomado pela União Soviética em 1944 e que recuperou sua independência em em 1991.

Anônimo disse...

Diria, que a economia se resume em matéria prima e conhecimento,como falou um pensador com os pés no chão, a falta de um desses elementos inviabiliza o crescimento, renda e poupança.

Tirem os cientistas dos laboratórios, os engenheiros da tecnologia, os médicos da saúde e os agricultores do campo e ponham a Seleção canarinha, os artistas, os cantores no seu lugar. Não que seja contra os promovedores de espetáculos, mas a importância que se dá ao seu "trabalho", os bilhões que são gastos, e os milhões que recebem, vai muito além do exagero. Afinal, quanto vale o passe de um cientista?
Precisa desenhar?

Anônimo disse...

O artigo sobre a recuperação da Estônia, é muito bom mesmo. Não só merece a leitura mas uma profunda reflexão. A Estônia deu a receita.
" A Estônia é o exemplo vivo de que o progresso humano está intrinsecamente ligado à liberdade econômica. Entretanto, há muitos outros. Países que há não muito tempo eram extremamente pobres estão abandonando o atoleiro do subdesenvolvimento e abraçando a prosperidade graças ao capitalismo. A receita para o crescimento econômico e para o progresso é bem conhecida.

A única coisa que podemos fazer é difundir as idéias de modo que todos os países ainda atrasados tenham a oportunidade de melhorar seu padrão de vida, assim como fez a Estônia no inicio da década de 1990."

https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2892

Sorte a Estônia ter o povo e os políticos que tem.